Página 1 de 1

Rotina para pizzaria.

Enviado: 16 Mar 2008 10:47
por gilsonpaulo
Bom dia todos.

Estou precisando de um exemplo de uma rotina para venda de pizza de varios sabores.

No cadastro de itens eu cadastro uma pizza por ex:

PRODUTO V. Pedacos
PIZZA GRANDE S
PIZZA MEDIA S

Na venda ele identifica que a pizza é vendida em sabores e me pergunta quantos sabores eu quero. Até ai tudo bem.

Agora vem o problema. Após esta selecao de dados eu iria incluir o sabores para a pizza, e seria utilizado o valor de venda da pizza mais cara. To patinando nisso.

Enviado: 16 Mar 2008 11:44
por Pablo César
Agora vem o problema. Após esta selecao de dados eu iria incluir o sabores para a pizza, e seria utilizado o valor de venda da pizza mais cara.
Fácil, para isso, atribua a vetores os valores dos diversos sabores da pizza e varra o vetor selecionando o de maior valor.

Enviado: 16 Mar 2008 11:49
por Toledo
Gilson, não sei como você está informando os sabores, mas basta criar uma variável para guradar o preço de cada pizza conforme o sabor escolhido, esta variável deve começar com o valor ZERO, ai a cada sabor escolhido você verifica se o valor da pizza é maior que o valor da variável, se for, passa este valor para a variável. Assim, esta variável vai ficar com o valor da pizza mais cara.

Abraços,

Enviado: 16 Mar 2008 12:11
por Pablo César
Você está certo, Toledo. uma variável iria ser o mais econômico (com respeito a memória) sendo atribuída ao valor mais alto após de comparação. No entanto se outro cliente (uma outra pizzaria) não trabalhar assim e cobrar pelo que realmente é de acordo os sabores de cada pizza, seria conveniente, então fazer através de MATRIZ, onde iria guardar descrição+valor+quantidade.

Enviado: 17 Mar 2008 13:07
por gvc
Se vc colocar o pedido em um dbf, vc pode colocar os valores em campo oculto. Assim o cliente seleciona o que quer e vc vai registrando normalmente.
Após fechar a seleção, vc verifica nesse campo, qual o maior valor e atribui a um campo que o usuário pode ver.
O principal motivo de manter os valores do campo oculto é que o seu cliente pode ter montado todo o pedido e mudar de idéia. Se ele não quer mais aquela que tinha o maior preço, vc pode refazer o valor do pedido do mesmo jeito.
Se vc mudar o sistema para cobrar um valor para cada sabor, o sistema pode ser mudar facilmente. Até por configuração.

Enviado: 17 Mar 2008 15:31
por Pablo César
Boa idéia também, de guardar o valor em campo oculto ao usuário. Se bem que quando penso em composição de itens de vendas, logo penso em MATRIZ. è tão fácil, pode se trabalhar de uma forma mais ampla e tudo na memória. Ao final de contas, não creio que a quantidade de itens venha a comprometer no tamanho da matriz. E quando falo em matriz é matriz multidimensional, com todos os dados que precisaria para compor um resultado final.