Página 1 de 1

Re: DBASE IV

Enviado: 19 Set 2008 13:18
por Maligno
Até como curiosidade (de repente pode interessar), veja o dBase (bem) repaginado. A versão Personal até que não é cara.

Re: DBASE IV

Enviado: 19 Set 2008 13:40
por asimoes
Leonardo,

Valeu! :)Pos
Maligno,

Obrigado pela sua atenção também.

Re: DBASE IV

Enviado: 25 Mar 2009 11:47
por Luciano Bonfim
Caros,

eu usava Dbase3 com Clipper, ai depois migrei para DBFCDX com xharbour, lendo esse post me surgiu uma dúvida, se eu usar DBASEIV ou DBASEV apenas para substituir os meus DBFs melhora alguma coisa?

Näo sei se estou me expressando bem, mas é que eu estou com os mesmos DBFs que usava no Clipper, e acredito que os DBFs dessas versöes mais novas do Dbase sejam melhores!

Muito Obrigado

Re: DBASE IV

Enviado: 26 Mar 2009 14:21
por sygecom
Acredito que não vai ter ganho algum, eu uso em meus clientes até hoje os DBF dos sistemas antigos em Clipper, apenas em novos cliente que meu sistema cria uma base de dados nova com DBCREATE() do xHarbour.

Re: DBASE IV

Enviado: 27 Mar 2009 02:47
por Luciano Bonfim
E em relaçäo ao campo MEMO?

nunca usei esse tipo de campo pq na época do Clipper todos falavam que dava muito problema, tinha que ter um outro arquivo associado ao DBF, etc., porem hoje estou precisando usar este tipo de campo e gostaria de saber se estes problemas continuam?

por isso que perguntei sobre as outras versöes do Dbase

Muito Obrigado

DBASE IV

Enviado: 27 Mar 2009 09:05
por Pablo César
OLha Luciano, se de fato tenha mudado a estrutura do DBF no DBase IV ou V, eu ainda não pesquisei. Só não entenderia se sofresse alguma modificação estrutural ao ponto de não viabilizar abertura no padrão XBASE. Pois é justamente a praticidade de manipulação em BD de médio a pequeno porte e se essa moduça ocorresse no DBF (na minha opinião) descaracterizaria esse padrão. Agora que sem dúvidas existem outros tipos de banco de dados melhores que o DBF, claro que irá depender do custo/beneficio a que finalidade destina-se o sistema.

Agora quanto a questão de utilizar campos memos, eu tenho uma idéia formada disso. Na minha opinião essa utilização deveria ser abolida. Nunca tive problemas em substituir campos memos por arquivos de texto independetes, claro que vinculado através do nome/código. Funciona muito bem (graças a Deus), mais seguro (quanto a fragmentações) e mais prático para manipulação. Quiser algum exemplo de utilização veja: viewtopic.php?f=1&t=4398#p17337

Re: DBASE IV

Enviado: 27 Mar 2009 12:24
por Luciano Bonfim
Obrigado Pablo pela dica, só que ao invés de usar arquivo TXT normal vou utilizar XML

se vc tivesse que guardar uma informaçäo de cada cliente que tem no máximo 360 caracteres, vc usaria:

campo C 360 (em outro DBF é claro, vinculado ao código do cliente)
ou
arquivo TXT/XML

Muito Obrigado

Re: DBASE IV

Enviado: 27 Mar 2009 12:53
por Maligno
Se não me falha a memória, o limite do campo CHAR é de 256 caracteres.

DBASE IV

Enviado: 27 Mar 2009 22:09
por Pablo César
É isso aí... nesse caso no penso duas vezes crio oum TXT por registro no caso. E se precisar edita quando for maior que 64K abro o arquivo em baixo nível ou com ajuda de um TBROWSE editando-lo atraves de DBF (mas esta é uma gambiarra das feias, mas funciona).