Página 1 de 1

Clipper rodando em wireless

Enviado: 13 Out 2008 14:40
por Marcio_Carneiro
Olá, companheiros
Tenho um cliente que está montando uma nova loja, e deseja colocar todos os computadores
via wirelles. O sistema é clipper puro. Não fui consultado. Acho temerário, mas ele quer.
Qual foi a experiência dos companheiros? Quais são os erros e acertos desta utilização nos arquivos dbase (ntx)?
O que vocês recomendariam para aumentar a performance?
Um grande abraço
Marcio

obs.: já procurei na busca avançada deste fórum, mas as respostas não me foram satisfatórias.

Re: Clipper rodando em wireless

Enviado: 13 Out 2008 15:38
por sygecom
Olá Marcio,
Uma rede wireless é como uma rede normal, apenas deve ter os cuidado com perda de sinal, mas para isso os tecnicos que vão instalar já devem saber, que quanto mais fraco o sinal, mas possiveis problemas vc pode vir a ter, como perda de indice ou indice corrompido. Se queres mais segurança na wireless o ideal é usar WPA pq WEP é facil de quebrar as senhas de acesso. No resto é uma Rede normal qualquer.

Re: Clipper rodando em wireless

Enviado: 13 Out 2008 20:18
por filizola
tenho um cliente com rede wireless de 108mb e nao tenho problema algum. só alegria, é extremamente veloz e segura como qualquer rede deveria ser. vai pro abraço porque essa de ficar passando fio é de passar mal. hehehehehe

Re: Clipper rodando em wireless

Enviado: 15 Out 2008 08:00
por Marcio_Carneiro
Obrigado pela atenção.
Desconfiei que era a instaslação da rede. O local é amplo. A marca do acess point é ruim...
Mas agora ficou a dúvida: todos os terminais acessam via atalho o programa, isto é, o programa e os dados ficam no servidor, e o tráfego da rede fica maior. Pergunto: como melhorar isto? Qual a melhor opção
Um abraço
Marcio

Re: Clipper rodando em wireless

Enviado: 15 Out 2008 08:34
por Maligno
programa e os dados ficam no servidor, e o tráfego da rede fica maior. Pergunto: como melhorar isto?
O Clipper usa acesso local. O programa nem tanto, mas os dados sempre consumirão muita banda da rede. Qualquer indexação forçará o tráfego do arquivo de dados todo pela rede. A única forma de mudar isso é passar a usar a arquitetura cliente/servidor. O melhor é ir pensando em migrar para Windows 32 bits. Seja XHarbour, VB, Delphi, ou o que for.

Re: Clipper rodando em wireless

Enviado: 15 Out 2008 10:47
por SandroBelarmino
Marcio_Carneiro escreveu:todos os terminais acessam via atalho o programa, isto é, o programa e os dados ficam no servidor, e o tráfego da rede fica maior.
Como o Maligno disse, o programa estando no terminal ou no servidor não vai fazer tanta diferença, pois o que vai ocupar bastante o tráfego da rede vão ser os arquivos (dbf / ntx). O funcionamento é o mesmo que numa rede com fio, a diferença, como já dito acima é a qualidade da conexão, se voce tiver um bom sinal em todos os terminais o programa vai funfar normalmente, já tenho alguns clientes rodando em wireless, e quando o lugar é muito grande e o sinal tende a ficar fraco em alguns pontos, colocamos alguns repetidores. É tudo questão da qualidade da rede. (instalação e configuração)

Abraço.

Re: Clipper rodando em wireless

Enviado: 15 Out 2008 13:01
por pringles
Com relação à velocidade de rede, realmente a rede wireless é mais lenta que a rede por cabo UTP convencional.
Porém, se o roteador for bem instalado, se não tiver muita oscilação de energia no local (que causa interferência), se todas as máquinas receberem sinal, não há problemas.
A abertura e manipulação de arquivos diretamente via rede (com todos os dados salvos no servidor) fica um pouco lenta, mas funciona normalmente.
Tenho alguns clientes com movimento razoavelmente grande e com aproximadamente 40.000 produtos cadastrados que trabalham com rede wireless e não tenho problemas (utilizo DBF e índices NTX).
A única coisa que realmente aconselho, para obter melhor desempenho, é utilizar os roteadores e placas com maiores velocidades, de preferência acima de 108Mbps. Os novos roteadores (wireless n) trabalham com 300Mbps e não estão tão caros se comparados aos roteadores 108Mbps.

Re: Clipper rodando em wireless

Enviado: 15 Out 2008 13:23
por Maligno
À parte da topologia da rede, o tráfego em acesso local é sempre lento, já que é da natureza desse tipo de acesso. Em resposta, mais elaborada, à pergunta do colega sobre "como melhorar isso", aumentando a velocidade da rede, mudando para cobre ou, o conselho que já deixei: migrar para cliente/servidor.

Re: Clipper rodando em wireless

Enviado: 15 Out 2008 13:44
por ANDRIL
Aproveitando o assunto,

Alguém utiliza placas de rede 10/100/1000 Gigabyte, com switch compativel com a velocidade maxima 1000 Gb. Gostaria de ver se compensa alterar a rede para ganhar velocidade em aplicações que acessam DBF/NTX, a velocidade da aplicação realmente aumenta???

No aguardo,

Re: Clipper rodando em wireless

Enviado: 15 Out 2008 13:53
por Maligno
Tenho cliente que trocou tudo pra 1G. Realmente ficou mais rápido, mas não a ponto de deixar todos de queixo caído. Em janeiro vou trocar pra Firebird. Aí sim, com certeza, vai ficar muito bom. :)

Re: Clipper rodando em wireless

Enviado: 16 Out 2008 07:23
por Marcio_Carneiro
Eu já estou partindo para a arquitetura cliente-servidor, mas não decidi se uso xharbour ou delphi.
A minha indagação é para verificar quais estratégias que os companheiros usam, para ver se alguma encaixava.
O arquivo já está muito grande (400.000 registros), e acho que não vai ter saída, vai ter que ser cliente-servidor.
Numa rede física (não wirelles) o programa roda bem, sem perdas e é funcional.
O roteador é fraco, mas o instalador da rede foi omisso e fica difícil convencer o cliente. Eu deixei quebrar a cabeça.
Estou pensando em Delphi pela facilidade da construção das telas, mas por outro lado fico com a pulga atrás da orelha, afinal a sintática do xharbour me é mais familiar.
Um grande abraço
Marcio

Re: Clipper rodando em wireless

Enviado: 16 Out 2008 09:16
por Maligno
Estou pensando em Delphi pela facilidade da construção das telas
Isso é assunto pra outro tópico, mas se quer um bom conselho: pondere sobre as alternativas, pese os prós e contras de cada ferramenta (ambas tem) e decida com uma base sólida; com verdadeiro conhecimento de causa (Delphi não é só tela fácil e bonita, assim como XHarbour não é só linguagem conhecida). Teste-as. E não dê um valor muito grande na opinião alheia. Só você conhece suas conveniências e necessidades.
a sintática do xharbour me é mais familiar.
Isso não é desculpa. Se um dia você aprendeu XBase, pode também aprender Pascal, ou qualquer outra linguagem. Já vai ter que aprender SQL mesmo. :)