Página 1 de 1

Sistema Multiempresas

Enviado: 07 Out 2004 14:34
por ROMARIO
Pessoal !

O que é melhor para organizar um sistema multiempresas. Criar DBFs com extensão numérica para cada empresa (ex. emp001, emp002) dentro de um mesmo diretório ou criar um subdiretório para cada empresa ?? Qual o mais prático ??

Obrigado.

Romario

Enviado: 07 Out 2004 15:19
por Clipper
Na minha opnião deve-se usar os 2, organizar em diretórios fica mais fácil e organizado, mas também é importante usar nome de arquivo diferenciado pois facilita para backup e restauração dos arquivos pois não haverá problema de arquivos com nomes duplicados, para criação de nomes você deverá criar uma formula de sua conveniência. A diferença em termos práticos é quase nenhuma.
Exemplos :

PAGAR.001
RECEBER.001
ESTOQUE.001

PAG001.DBF
REC001.DBF
EST001.DBF

Até logo.

Marcelo

Enviado: 08 Out 2004 00:58
por rochinha
Amiguinho

O método não é o importante, o importante é o resultado prático proveniente da praticidade e velocidade de tal controle.

Ao se trabalhar em processo multiempresa voce deverá criar vários controles e escolher o melhor método para a aplicação sendo produzida.

Qualquer sistema de administração ou faturamento já e'um sistema multiempresa, pois neles voce controla toda a vida comercial e financeira de cada um dos clientes cadastrados e o vinculo é feito através de códigos.

No caso de uma empresa que controle o fluxo comercial e financeiro de outras empresas, neste caso o melhor método é o de subdiretórios, evitando-se assim que os dados do cliente numero X da empresa A misturem-se aos dados do cliente X da empresa B.

No caso de uma empresa de controle de RH apesar da mesma controlar várias outras empresas o método pode ser o do código da empresa+código do funcionário. Estas empresas controlam os funcionários de outras mas emitem holerits unicos, cooperativas e na hora de consolidar os gastos e fazer a cobrança fica mais fácil.

No caso de uma matriz esta pode usar os dois métodos ao mesmo tempo, ou seja, diretórios para obter os dados de cada uma de suas filiais ou vendedores externos e o método do controle de cooperativa para consolidar os dados e obter o resultado comercial e financeiro num todo.

Mas tudo isto deve levar em consideração o tempo de resposta dos resultados para tomada de decisões, pois não adianta possuir todos os dados num unico local se na hora de obter um simples dado leva-se tempo exagerado.

Analise muito o perfil do cliente como tamanho, tipo de clientes, volume de vendas, tamanho do estoque, numero de vendedores, etc. Desta forma voce deverá planejar de que forma seu sistema irá trabalhar se centralizado com terminais ou distribuido com consolidação num per
iodo.

Graças à Deus nossos .DBF são ainda muito seguros e pode-se levar algum tempo até que o tamanho dos mesmos torne o sistema um elefante grande e pesado.

Eu costumo ter num mesmo .DBF todos os dados comerciais e/ou financeiros e uso indices condicionais que apresentam somente os dados relevantes. Desta forma corro o risco de perda total, mas tenho minha politica de backup e dou seguraça ao meu usuário, isto o conforta.

Como o amiguinho postou na mensagem anterior, faça o uso de extensões para diferenciar cada empresa, pois pelo dimensionamento da mesma dificilmente voce terá um cliente com mais de 999 filiais ou mais de 999 vendedores.

@braços :?)