Página 1 de 1

Revisão do utilitário RMAKE

Enviado: 04 Dez 2008 21:48
por JBPEDROSA
Este é meu primeiro dia no forum. Estou gostando muito. Espero que me desculpem, pois a minha dúvida é, talvez, de principiante. Preciso rever 0 RMAKE, conceito e uso prático. Se alguém puder ajudar com algumas dicas básicas, agradeço, desde já. Parabéns a todos, este espaço é realmente ótimo! JBPEDROSA

Re: Revisão do utilitário RMAKE

Enviado: 05 Dez 2008 00:40
por Toledo
JBPEDROSA, seja bem-vindo ao Fórum!

Veja está dica:
Utilizando o RMAKE

O RMAKE automatiza a manutenção de sistemas de programas multi-arquivos, mantendo os arquivos atualizados. RMAKE mantém os arquivos atualizados comparando a data e hora dos arquivos relacionados (.prg e .obj) um ao outro e executa uma série de ações se a
data e hora não corresponderem. Se a data e hora de um arquivo .prg for mais recente que a do arquivo .obj correspondente o RMAKE realiza as ações especificadas, caso contrário, não é realizada as ações. Com isto a compilação e a linkedição se torna mais rápida, pois só os arquivos modificados recentemente serão compilados e linkeditados. Para que possamos usar o RMAKE temos que criar dois arquivos, um com as ações que serão realizadas (.RMK) e outro que vai especificar os arquivos a serem linkeditados (.LNK).

Veja abaixo um exemplo de um arquivo .RMK (nome do arquivo - ESTOQUE.RMK):

.PRG.OBJ:
CLIPPER $** /M /L
ESTOQUE.OBJ : ESTOQUE.PRG
PRODUTO.OBJ : PRODUTO.PRG
FORNEC.OBJ : FORNEC.PRG
VENDAS.OBJ : VENDAS.PRG
ESTOQUE.EXE:
RTLINK @ESTOQUE.LNK


Na maioria dos casos vamos começar o aqruivo RMK com o comando .PRG.OBJ:, que são os arquivos que sofrerão as ações a serem realizadas. O primeiro é o dependente (.PRG) e o segundo é o destino (.OBJ).
Depois vem o comando do Clipper que vamos utilizar para compilar os arquivos do programa. No exemplo está sendo usado as opções /M (compila somente o arquivo fonte) e /L (suprime a numeração das linhas).
Depois vem a lista dos arquivos a serem compilados. Observe que devemos especificar primeiro o nome dos arquivos objetos (.OBJ), colocar um separador (: dois pontos) e em seguida o nome do programa fonte (.PRG).
Depois temos que especificar qual será o nome do arquivo executável (.EXE) a ser gerado.
Depois vem o comando para linkedição do programa, acompanhado com o nome do arquivo LNK precedido por uma arroba.

Agora vamos ver como ficará o arquivo LNK (nome do arquivo - ESTOQUE.LNK):

No arquivo .LNK vamos especificar os arquivos objetos (.OBJ) que serão linkeditado e também as bibliotecas externas que serão usadas. Veja o exemplo:

FILE ESTOQUE
FILE PRODUTO
FILE FORNEC
FILE VENDAS

LIB MINHALIB, OUTRALIB

A opção LIB só é usada se você estiver utilizando alguma biblioteca externa que não seja do Clipper. Se você estiver usando somente as bibliotecas do Clipper este comando não será preciso.

Depois que você criou os dois arquivos que serão usados junto com o RMAKE, basta digitar o seguinte comando:

RMAKE ESTOQUE

Pronto, o seu programa vai ser compilado e linkeditado tudo automaticamente.
Abraços,

Re: Revisão do utilitário RMAKE

Enviado: 05 Dez 2008 01:42
por JBPEDROSA
Cara, muito obrigado! Foi rápido e rasteiro na resposta de que eu precisava! Fico aqui na expectativa de poder ajudar, e já vou partir pra cima de um monte de exemplos que ainda não tinha podido trabalhar. É a tal história: "quem sabe, sabe..." Um grande abraço!