Página 1 de 2

Clipper em algumas maquinax com XP

Enviado: 23 Mar 2009 22:18
por imperador
Tenho um programa em CLIPPER 5.2e e BLINKER 7, acontece que em algumas maquina com Windows XP o programa roda muito lento. Notei que o problema é quando existe acesso ao disco, como por exemplo : fazer uma gravação de vários itens de uma venda, fica muito lento a gravação, porém o restante é normal. O caso é que em outras máquinas funciona perfeito, inclusive com XP. Ao que me parece ser um problema de MB ou ChipSet da placa ou periféricos que estão deixando o sistema de leitura e gravação lentos.

Re: CLIPPER EM ALGUMAS MAQUINAX COM XP

Enviado: 23 Mar 2009 22:34
por Maligno
Olá.
Seja bem-vindo ao fórum. :)

Se o problema, executando a mesma função, aparece em uma máquina mas em outra não, é lógico pensar que há alguma diferença entre essas máquinas. Se o SO é o mesmo em ambas, possivelmente você deve ter ou algum problema no hardware da máquina problemática ou na sua conexão com a rede. Não se descarta uma diferença na instalação do SO também. Talvez uma tenha o famigerado SP3 do XP instalado.

Re: CLIPPER EM ALGUMAS MAQUINAX COM XP

Enviado: 24 Mar 2009 08:08
por anacatacombs
Bom dia.

Pode existir também, a possibilidade do colega abrir todos os DBF's quando o sistema é iniciado, e ter um COMMIT ao invez do DBCOMMIT() em cada REPLACE LIST..
aí o sistema ficaria lento mesmo na hora da gravação, principalmente com tabelas.

[]'s

Ana

Re: CLIPPER EM ALGUMAS MAQUINAX COM XP

Enviado: 24 Mar 2009 11:48
por Maligno
Até poderia ter relação com COMMIT, não fosse o fato de funcionar bem em uma máquina e em outra não.

Re: CLIPPER EM ALGUMAS MAQUINAX COM XP

Enviado: 24 Mar 2009 13:38
por anacatacombs
Será Maligno?
Tive o mesmo problema a uns anos atrás... em algumas aconteciam, outras não ...
Aparentemente foi resolvido com a questão do COMMIT -> DBCOMMIT() ...

Não entenda mal meu comentário, não estou duvidando de suas habilidades programáticas, apenas gostaria de entender :)

[]'s

Ana

Re: CLIPPER EM ALGUMAS MAQUINAX COM XP

Enviado: 24 Mar 2009 14:32
por Maligno
Olhando pelo lado "paranormal" da coisa, até entendo que isso seja possível. Eu mesmo já peguei cada coisa que nem o Padre Quevedo explica. :)))

Re: CLIPPER EM ALGUMAS MAQUINAX COM XP

Enviado: 24 Mar 2009 15:32
por Othelo
Eu ja tive esse problema, e acontecia justamente na gravacao dos registros, ou melhor no COMMIT, quando não havia commit gravava rapidinho e com o commit ficava lento, isso acontecia em maquinas com windows XP. Agora, existe tambem uma diferença de desempenho entre windows xp com FAT32 e com NTFS, no caso a maquina com formatação FAT32 rodava rapidinho com COMMIT, ja com formatacao NTFS ficava lento pra caramba.

Como sao as formatações de disco que voce utiliza ?

Re: CLIPPER EM ALGUMAS MAQUINAX COM XP

Enviado: 24 Mar 2009 18:52
por Maligno
Eu tenho os dois casos, NTFS e FAT32, rodando gravações bem pesadas, em clientes diversos, com máquinas diversas. Nunca percebi qualquer diferença de desempenho. Inclusive num deles ainda há uma máquina com Win98. Roda igual.

Re: CLIPPER EM ALGUMAS MAQUINAX COM XP

Enviado: 25 Mar 2009 16:43
por imperador
Colegas, obrigado pelas respostas.

Mas eu já havia tentado mudar COMMIT para dbcommit() e não resolveu. Eu fiz um teste aqui, peguei o mesmo HD e mudei de placa mãe (para uma gigabyte com chipset via e não apresentou mais o problema), mas quando voltei a placa mãe anterior (gigabyte 945) a coisa ficou lenta, e a rotina é muito simples, apenas 1 read e 1 atualização de 1 registro que contem 50 campos.

Abraços.


Imperador

Re: CLIPPER EM ALGUMAS MAQUINAX COM XP

Enviado: 25 Mar 2009 20:01
por Maligno
Bom, parece que o problema foi resolvido. Talvez a rede on-board da Gigabyte 945 esteja com pau. Acontece. Essa é a placa que eu uso e ela é muito boa. Só pode ser defeito. E se for, seria apenas o caso de vc usar uma placa de rede off. É capaz até de voltar ao normal.

Re: CLIPPER EM ALGUMAS MAQUINAX COM XP

Enviado: 26 Mar 2009 18:47
por imperador
Aí, e que tá...

Não foi resolvido não, tá dificil de achar uma solução, algumas Placa-Mãe (principalmente estas mais novas, que tem tudo on board), o sistema fica muito lento, somente em acesso ao disco, tentei colocar também em outras placas, em algumas fica bom, já em outras fica lento sempre no acesso ao disco. Como já disse uso clipper 5.2e e Blinker 7, já troquei todos os COMMIT por DBCOMMIT(), mas ainda é um mistério.

Se alguem tiver mais alguma idéia, pode me passar pois estou a procura de algo que resolva por definitivo este problema que acontece no Xp, com algumas placas.

Imperador

Re: CLIPPER EM ALGUMAS MAQUINAX COM XP

Enviado: 26 Mar 2009 18:50
por sygecom
O que lhe impede de compilar essa app clipper com xharbour ? vai acabar muitas limitações e abrir diversas possibilidades a mais.

Re: CLIPPER EM ALGUMAS MAQUINAX COM XP

Enviado: 26 Mar 2009 19:07
por asimoes
Imperador:

Verifique se o buffers e files estão iguais em todas as máquinas
Verifique o se os temporários estão sendo gravados na pasta c:\temp, inclusive temporários de indices.
Verifique o quanto de memória convencional está disponível para o seu aplicativo.
Você usa o FreetSlice?, se não usa, eu recomendo.

[]´s

Re: CLIPPER EM ALGUMAS MAQUINAX COM XP

Enviado: 26 Mar 2009 19:25
por Maligno
imperador escreveu:Não foi resolvido não, tá dificil de achar uma solução
Como não? Você mesmo disse que ao trocar de motherboard a coisa voltou a funcionar normalmente. Inclusive usando o mesmo HD. Logo, é certo pensar que o problema não está no software mas no hardware. Nem mexa então em mais nada. Apenas desabilite a rede dessa placa Gigabyte 945, espete uma placa de rede confiável e veja se tudo funciona. Sou capaz de dizer que vai funcionar.

Re: CLIPPER EM ALGUMAS MAQUINAX COM XP

Enviado: 26 Mar 2009 19:30
por Maligno
sygecom escreveu:O que lhe impede de compilar essa app clipper com xharbour ? vai acabar muitas limitações e abrir diversas possibilidades a mais.
A questão não é de incrementar os recursos de software, mas de resolver um problema que, pelo visto, ocorrerá com o xHarbour também. É melhor ir por partes e manter o foco em, primeiro, resolver esse problema. Depois que tudo estiver certo, aí sim pode-se pensar em migrar. Senão já vai embolar uma coisa na outra e o cara não vai sair do lugar.