Página 1 de 1

Vendedor Externo - não duplicar numero de pedido

Enviado: 30 Mai 2009 08:53
por rubens
Olá..

Tenho um cliente de Mini-Atacado que tem vendedores externos, em cidades vizinhas. Tá complicado, demorado e com muitos erros o vendedor tirar o pedido manualmente e enviar por fax. Sugeri a compra de netbooks, onde teria uma função de exportar os pedidos e enviar por e-mail, daí no servidor receberia esses pedidos e importaria para o sistema. Só que o bicho pegou quanto a numeração dos pedidos, num tô conseguindo achar um meio de fazer isso. Hoje essa numeração é feita sequencial. Tenho um arquivo de configurações onde tem o numero do ultimo pedido digitado, na hora de gravar um pedido pega o ultimo numero e acrescenta mais 1. Mas como fazer isso com os pedidos externos? Que controle usar nos vendedores? Pensei em gerar uma faixa, tipo no vendedor A começar com 2000 no vendedor B começar com 3000, mas logo essa numeração será alcançada e começa tudo de novo...
Alguém tem algum programa assim? Como controla? Alguém tem uma sugestão...?

Obrigado
Rubens

Vendedor Externo - não duplicar numero de pedido

Enviado: 30 Mai 2009 09:12
por Pablo César
A minha sugestão com respeito a numeração de pedidos é para cada vendedor possuir um número de identificação (digamos quatro dígitos) e manter em cada notebook, isto é, de forma local um contador. Daí o numero do pedido seria composto por STRZERO(Vend_Id,4,0)+STRZERO(NumPed,4,0) e ser enviado para o host, seja por email em forma de dados ou acessado internet importando diretamente do arquivo gerado dos pedidos.

Não vejo outra saída, pois além de que a numeração não deve repetir, pois para cada vendedor teria uma numeração e porque se não haveria entaõ possibilidade de obter esse número sequencialmente do servidor host onde centralizaria a numeração dos pedidos. Pois na minha opinião o numero de pedido não precisaria estar em sequência com relação aos demais vendedores. Acho que o número da venda poderia ser asignado após a importação dos dados no servidor host.

Re: Vendedor Externo - não duplicar numero de pedido

Enviado: 30 Mai 2009 09:26
por rubens
Eh..

Acho que resolveria... visto que na tela de pedidos já é pedido o codigo do vendedor... então nem vou ter que mecher na estrutura do que já está pronto, tendo em vista que o campo numero do pedido hoje é de 10 caracteres, então posso pegar o codigo do vendedor que é 03 caracteres e somar com mais setes gerados pela numeração do pedido. Assim teoricamente nunca vai repetir um numero de pedido.. pois ficaria 001 do codigo + 0000001 do pedido gravado localmente, geraria um numero de pedido 0010000001 , 0020000001 e assim por diante... é acho que resolve e com um minimo de programação...

Vou tentar e ver no que dá..

Vlw.
Brigadu...

Rubens

Re: Vendedor Externo - não duplicar numero de pedido

Enviado: 30 Mai 2009 11:52
por alaminojunior
Acho que daria para fazer de forma mais tranquila, digamos assim.
Eu pensei no seguinte:
Os vendedores vão fazendo seus pedidos normalmente com sua numeração (temporária)
Chegando estes pedidos no servidor, o sistema vai atribuindo à cada um, o número que possui armazenado seguindo a sequencia normalmente.
Muito simples.

Código: Selecionar todos

do while !eof()
   efetivo = ultimopedido // nº do ultimo pedido no servidor, 
   temp:= numerotemporario
   do while numerotemporario = temp
       inclui os temporarios no banco do servidor com o número efetivo
       skip
   enddo
   efetivo++ // precisa prever que outros terminais podem estar fazendo a mesma coisa
enddo
Acho que seria mais ou menos isso.

Re: Vendedor Externo - não duplicar numero de pedido

Enviado: 30 Mai 2009 13:34
por rubens
Eu também, pensei nisso mas daí cria uma inconsistência nos dados... Caso algum cliente queira saber do vendedor sobre o pedido ou ligue na empresa (servidor) para ter alguma informação vai ficar meio confuso.. porque no netbook do vendedor tá um numero e no servidor vai ter outro... Vai ter que se enviado para o vendedor alguns dados atualizados, tais como informações dos clientes dele, financeiro e atualização dos produtos... dessa forma ele vai ter informações no netbook que não vão coincidir com o servidor... ´
É um caso meio complicado.. hehe.. só aqui mesmo... o cliente cria uma tabela de preços, sai vendendo, mas num tem nada no estoque, daí tenho que juntar tudo em uma lista de compras, daí ele manda um funcionário ir em Goiânia e fazer cotações em 10 ou 12 atacados grandes... onde tiver o menor preço ele compra... daí do pedido tenho que gerar a venda onde ele sai para fazer a entrega... então num é um troço normatizado.. e como ele fazia isso no excel tenho que convencer que no sistema é diferente.. num aceita modificação do jeito que dá na telha.. tem que se planejado e viável..
Bom mas acho que o numero temporario no pedido, talvez num seja boa idéia devido a essa incosistência que pode gerar... me corriga se eu estiver errado !!!

Rubens

Re: Vendedor Externo - não duplicar numero de pedido

Enviado: 30 Mai 2009 17:34
por alaminojunior
rubens escreveu:Bom mas acho que o numero temporario no pedido, talvez num seja boa idéia devido a essa incosistência que pode gerar... me corriga se eu estiver errado !!!
Entendo a sua preocupação, que aliás, ninguém melhor do que você para ter motivos.
Mas....e se tivermos as duas codificações: número temporário e também o número efetivo, para o caso que você citou de o cliente ligar pedindo informações sobre o pedido ?

Re: Vendedor Externo - não duplicar numero de pedido

Enviado: 01 Jun 2009 08:35
por sambomb
Nesse caso Alamino, iria ter que fazer um "Mix" das 2 soluções, o código temporário seria com o código do vendedor + código do pedido e na empresa teria que ter os 2 códigos, acho que seria mais trabalhoso para apenas conseguir manter a sequencia numérica....

Obs.: você poderia pensar em fazer uma reestruturação nos dados, passando todos os pedidos ja gravados na forma que vc falou, assim poderia usar filtros mais facilmente no futuro....

Ex.: pegue uma cópia da tabela e de um ZAP
pegue os códigos sequenciais e vá repassando para a cópia com o formato novo(talvez gravando em um campo novo o código antigo)