Sou programador, o mágico atende na sala ao lado!
Enviado: 01 Nov 2009 19:20
Colegas, salve!
Já me aconteceu e presumo que com outros daqui, aquela situação onde alguns novos clientes, emboram necessitem muito de seu produto, chegam a propor um contrato onde quase você tem que "furar o seu dedo junto com o dele", numa garantia extensível que cubra a funcionalidade e suporte da sua solução e... Raios, trovões, tsunamis, incêndios... É incrível!
Sabemos que em parte este comportamento pode ser conseqüência de medo, excesso de previdência, má-informação (alguns clientes são naturalmente confusos)... Mas também ser resultado de experiência anterior com os ditos "profissionais" do nosso meio, onde a principal característica marcante do uso de suas soluções implantadas seja a AIDS (Arrependimento Incontrolável Depois do Software)...
Acabei encontrando uma matéria no contexto, achei interessante e compartilho com vós...
Um forte abraço a todos!
Já me aconteceu e presumo que com outros daqui, aquela situação onde alguns novos clientes, emboram necessitem muito de seu produto, chegam a propor um contrato onde quase você tem que "furar o seu dedo junto com o dele", numa garantia extensível que cubra a funcionalidade e suporte da sua solução e... Raios, trovões, tsunamis, incêndios... É incrível!
Sabemos que em parte este comportamento pode ser conseqüência de medo, excesso de previdência, má-informação (alguns clientes são naturalmente confusos)... Mas também ser resultado de experiência anterior com os ditos "profissionais" do nosso meio, onde a principal característica marcante do uso de suas soluções implantadas seja a AIDS (Arrependimento Incontrolável Depois do Software)...
Acabei encontrando uma matéria no contexto, achei interessante e compartilho com vós...
Um forte abraço a todos!
http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=2332Joselito Nascimento, em outro local do ciberespaço escreveu:
Por inúmeras vezes, deparei com o seguinte questionamento por parte do meu provável cliente, aquele que está na agulha para fazer parte do seu portfólio. “Mas eu não vou ter problemas com o sistema não né?”, confesso que aos primeiros clientes (não posso precisar quantos, pois isso já faz algum tempo) respondi de forma automática: claro que não!
Essa minha resposta pré-moldada, e que na verdade não era só minha, fazia parte da bagagem de muito outros programadores e ainda faz, principalmente dos novatos, estava na verdade, envolvida num verdadeiro emaranhado de sentimentos:
MEDO – em dizer o contrário e perder o provável cliente;
INGENUIDADE em às vezes acreditar mesmo que problemas não iriam existir;
EXCESSO DE CONFIANÇA em acreditar que todas as rotinas haviam sido extensivamente testadas , abrangendo de forma efetiva, todas as situações adversas que poderiam ocorrer;
FEELING em acreditar que essa é a melhor resposta, segundo manual de marketing daquele curso de uma semana que você acabou de fazer;
ANSIEDADE de sair dali com uma resposta positiva e comemorar com sua namorada, esposa ou sócio mais uma vitória; entre outros tantos de importância igual ou maior que os citados. Entretanto uma coisa importantíssima ficou faltando nesta resposta, uma coisa que deveria servir de lastro em todas suas conquistas, e que te dará consistência e confiabilidade em todos os seus futuros passos – A VERDADE.
Quem em sã consciência pode garantir que o seu sistema não apresentará problemas?
Digo isso, porque em muitos casos, existe certa distância entre o que nós de TI e o que nosso cliente entende por “Problema no Sistema”.
Nós podemos distinguir claramente os problemas oriundos do “Sistema”, da máquina, da rede ou do OS, que para nós são problemas distintos e perfeitamente identificáveis, já para o cliente, principalmente os que não possuem a figura do responsável pela TI em suas empresas, resumindo, a grande maioria, “Ocorreu uma corrupção na tabela de clientes” ou “Ocorreu uma falha no registro do Windows” ou mesmo “Um setor do HD está com Bad Block” resume-se a: “Estava trabalhando normalmente e de repente o sistema deu pau...!”, ou ainda, “Mas só acontece no seu sistema, o Word funciona normalmente..!”.
Adicione a tudo isso, a palavra abalizada daquele técnico pouco qualificado, mas de extrema confiança do seu cliente dizendo: “É... Isso só pode ser problema no sistema..”. Até você mostrar a real causa do problema e provar que o mesmo não foi proveniente do sistema, já se vai alguns cabelos da sua ex-vasta cabeleira e algu]ns créditos de sua poupança pessoal de paciência, salientando-se que, provar, muitas vezes não significa restaurar a satisfação do seu cliente.
Por isso e por muito mais, aprendi a dizer a resposta correta a indagação, citada no inicio, ao meu provável cliente, “Não posso garantir que não irá apresentar problemas, pois o seu perfeito funcionamento depende de outras variáveis, sistema operacional, equipamentos, rede e usuários, o que eu posso garantir é que sua empresa terá um pronto atendimento se ocorrer algum problema com o sistema.”, complementando, apenas em pensamento claro....”Sou programador, o mágico atende na sala ao lado...”.