Substituir Caracteres Especiais/Acentos Banco Firebird
Moderador: Moderadores
Ola, boa tarde, possuo um banco de dados em FIREBIRD que possui uma coluna chamada CIDADE e as mesmas estão preenchidas com acentuação, exemplo: ARAÇATUBA, gostaria de modificar para ARACATUBA para facilitar na pesquisa,utilizo o IBEXPERT para manutenção de banco de dados e o mesmo utiliza-se de sentenças SQL para modificação do mesmo, gostaria de saber se alguém saberia de alguma sentença que modifica-se os dados da coluna inteira ?
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Você expõe sua necessidade atual a respeito dos dados da tua tabela de cidades e deseja retirar todos os acentos para facilitar as pesquisas. Mas, e se depois de fazer esta alteração, você precisar dos dados acentuados? Eu manteria os dados corretos e tentaria contornar a questão na hora de consultar os dados. Nunca trabalhei com Firebird mas, pesquisando, encontrei algo que talvez ajude. Experimente fazer esta consulta:
Você expõe sua necessidade atual a respeito dos dados da tua tabela de cidades e deseja retirar todos os acentos para facilitar as pesquisas. Mas, e se depois de fazer esta alteração, você precisar dos dados acentuados? Eu manteria os dados corretos e tentaria contornar a questão na hora de consultar os dados. Nunca trabalhei com Firebird mas, pesquisando, encontrei algo que talvez ajude. Experimente fazer esta consulta:
Código: Selecionar todos
SELECT cidade FROM consulta WHERE cidade COLLATE pt_br = 'Araçatuba'[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alexandre Santos (AlxSts)
Obrigado pela resposta, só que acabei não dizendo que fora a pesquisa que não tenho intenção de acentuar mas também o resultado não gostaria que o mesmo continuasse com acentos pois quando exporto os dados para arquivo .CSV os acentos os mesmos ficam distorcidos veja como fica: ARAÇATUBA