Relogio Sistema atrasando em relação relogio computador
Moderador: Moderadores
-
GustavoAvila
- Usuário Nível 1

Prezados:
Estou com um problema que para mim parece inimaginavel:
Tenho um sistema para estacionamentos feito em clipper, utilizando impressora não fiscal bematech. Recentemente adquiri uma impressora termica MP 4200 da Bematech e implantei com a seguinte configuração: Sistema manda para LPT1, utilizo o DOS2USB para que a impressão saia na impressora MP4200 que é usb, instalada com o spooler da Bematch.
Observei um problema que está me tirando o sono e me fez retornar as velhas impressoras matriciais. O sistema estava ficando com o horario retornado pela função time() atrasado em relação ao relogio do windows. E ia atrasando cada vez mais, dando uma grande diferença na cobrança de cada veiculo.
Algum santo me ajude, por favor!!!! :|< :|< :|<
Estou com um problema que para mim parece inimaginavel:
Tenho um sistema para estacionamentos feito em clipper, utilizando impressora não fiscal bematech. Recentemente adquiri uma impressora termica MP 4200 da Bematech e implantei com a seguinte configuração: Sistema manda para LPT1, utilizo o DOS2USB para que a impressão saia na impressora MP4200 que é usb, instalada com o spooler da Bematch.
Observei um problema que está me tirando o sono e me fez retornar as velhas impressoras matriciais. O sistema estava ficando com o horario retornado pela função time() atrasado em relação ao relogio do windows. E ia atrasando cada vez mais, dando uma grande diferença na cobrança de cada veiculo.
Algum santo me ajude, por favor!!!! :|< :|< :|<
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Olá Gustavo, seja bem-vindo ao Fórum!
Faça um teste, entre no prompt do DOS, digite TIME e pressione Enter. Verifique se a hora apresentada é a mesma do Windows.
Bom, acho que vai ser a mesma hora, então o time() também vai retornar a mesma hora. Se as horas forem as mesmas, então provavelmente o problema não esta na função time().
Abraços,
Estranho isto, visto que a função time() retorna a hora que está no Windows.GustavoAvila escreveu:O sistema estava ficando com o horario retornado pela função time() atrasado em relação ao relogio do windows.
Faça um teste, entre no prompt do DOS, digite TIME e pressione Enter. Verifique se a hora apresentada é a mesma do Windows.
Bom, acho que vai ser a mesma hora, então o time() também vai retornar a mesma hora. Se as horas forem as mesmas, então provavelmente o problema não esta na função time().
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
-
Kapiaba
- Colaborador

- Contato:
Boa tarde, tente:
Ligue a máquina e entre no setup, onde se ajusta a hora. Sincronize a hora com seu relógio e deixe ela contando o tempo sem sair do setup. Depois de certo tempo (horas se puder), confirme para ver se realmente o relógio atrasou. Se a hora estiver correta, então é alguma coisa de software atrapalhando o relógio interno.
Se tiver internet conectada, ajuste o telógio do windows, para se ajustar automáticamente com o horário de verão.
Em tempo: verifique também, se a bateria não está velha ou se não tem "uçuário" modificando o relógio de propósito(ou sem querer).
Abs.
Ligue a máquina e entre no setup, onde se ajusta a hora. Sincronize a hora com seu relógio e deixe ela contando o tempo sem sair do setup. Depois de certo tempo (horas se puder), confirme para ver se realmente o relógio atrasou. Se a hora estiver correta, então é alguma coisa de software atrapalhando o relógio interno.
Se tiver internet conectada, ajuste o telógio do windows, para se ajustar automáticamente com o horário de verão.
Em tempo: verifique também, se a bateria não está velha ou se não tem "uçuário" modificando o relógio de propósito(ou sem querer).
Abs.
-
GustavoAvila
- Usuário Nível 1

Colegas, obrigado pela pronta resposta. Porém este problema inusitado vai alem da compreensão de um mero mortal como eu. Para comprovar minha teste eu coloquei um relogio do windows dividindo a tela com o sistema em janela e o relogio do windows permanecia correta enquanro o do sistema ia atrasando.
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Amigo, este teste que você fez, você estava comparando o relógio do Windows com alguma rotina ou função que mostra a hora no seu sistema?GustavoAvila escreveu:o relogio do windows permanecia correta enquanro o do sistema ia atrasando
Faça um teste com a código abaixo:
Código: Selecionar todos
cls
do while .t.
@ 10,10 say "Hora: "+time()
tk=inkey()
if tk=27
Exit
endif
enddo
returnAbraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
toledo@pctoledo.com.br
-
Kapiaba
- Colaborador

- Contato:
Bom dia, teste com este também, e se possivel, mostre imagens, anexo o fonte e o executável:

Abs

Abs
- Anexos
-
RELOGIO.ZIP- Relogio do sistema
- (1.26 MiB) Baixado 256 vezes
Ja tive exatamente este mesmo problema num sistema em clipper que tinha!
Solução? Não encontrei. Migrei o sistema para harbour e nunca mais o cliente reclamou!
Janio
Solução? Não encontrei. Migrei o sistema para harbour e nunca mais o cliente reclamou!
Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
-
GustavoAvila
- Usuário Nível 1

Obrigado a todos por doar um pouco do seu tempo em solidariedade aos colegas desesperados.
Toledo, segui a sua dica e fiz o executavel que voce sugeriu. Olhe o resultado, que loucura.
Na tentativa de descobrir alguma pista, removi o dos2usb da memoria e Voila, voltou ao normal.
O que devo fazer????
Toledo, segui a sua dica e fiz o executavel que voce sugeriu. Olhe o resultado, que loucura.
Na tentativa de descobrir alguma pista, removi o dos2usb da memoria e Voila, voltou ao normal.
O que devo fazer????
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Gustavo, o melhor a fazer seria converter o seu programa Clipper para Harbour, assim você não teria mais que usar o DOS2USB.GustavoAvila escreveu: removi o dos2usb da memoria e Voila, voltou ao normal
Veja este tutorial:
Migrar Clipper para Harbour
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
toledo@pctoledo.com.br
Não é um problema no seu sistema, as aplicações dos (clipper) rodando no windows não tem a mesma sincronia de um sistema win32, você só vai resolver isso migrando para o harbour.
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
- JoséQuintas
- Administrador

Eu ainda acho estranho isso.
Vou criar um programa teste aqui.
Desconfio de uma coisa.
Vou criar um programa teste aqui.
Desconfio de uma coisa.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
- JoséQuintas
- Administrador

teste aí. só mostra time() no centro da tela.
clipper 5.2 + rtlink + oslib
O fonte é este:
Só aproveitando.... uso da CPU usando OSLIB: ZERO
clipper 5.2 + rtlink + oslib
O fonte é este:
CLS
DO WHILE .T.
nKey := Inkey()
IF nKey == 27
EXIT
ENDIF
@ 12, 20 SAY Time()
OL_Yield()
ENDDO
RETURN
- Anexos
-
test.zip- (71.67 KiB) Baixado 310 vezes
José M. C. Quintas
Gustavo, quando vc roda um EXE criado com o Clipper, o uso da CPU gruda nos 100% e não sai de lá, o que, óbvio, prejudica tudo. Eu mesmo já apanhei com isso, tempos atrás, quando a impressão LPT1 só saía quando eu fechava o EXE...José Quintas, não sei se o Gustavo já ouviu falar da OSLIB, então me permita complementar o seu post.
Pra resolver, basta fazer o que o José Quintas indicou: insira uma linha com OL_Yield(),no início do seu programa principal e, na hora de linkar, inclua a OSLIB.lib (que contém a função).
Fim do 100% de uso da CPU, que é o que parece estar encrencando a DOS2USB e o relógio.
Sincronizar o horário do windows (via prompt cmd)
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
- JoséQuintas
- Administrador

Pequena correção na informação do Eolo:
OL_AutoYield( .T. ) é pra liberação automática, é este que se coloca no início do programa. Libera até onde não tem uso de teclado, como numa reindexação.
OL_Yield() libera a cada chamada. No fonte acima, uma vez que vai ficar parado, nada melhor do que liberar o máximo de CPU pra Windows e outros programas. Talvez até melhor para que a tela seja atualizada, ou para que a impressão aconteça. Talvez ajude no relógio, caso o Clipper esteja atrapalhando por usar 100% de CPU.
OL_AutoYield(.T.)
OL_Yield()
OL_Yield() libera a cada chamada. No fonte acima, uma vez que vai ficar parado, nada melhor do que liberar o máximo de CPU pra Windows e outros programas. Talvez até melhor para que a tela seja atualizada, ou para que a impressão aconteça. Talvez ajude no relógio, caso o Clipper esteja atrapalhando por usar 100% de CPU.
José M. C. Quintas