Clipper Imprimir na USB - Eu Resolvi
Moderador: Moderadores
-
juniorvital
- Usuário Nível 1

Olá Clipeiros de plantão, após muito quebra cabeça e utilizando ferramentas que gerenciam a porta LPT para USB que só expiram nao trazem confiança nenhuma, eu descobri uma forma até facil e simples e sem custo nenhum. isso mesmo sem precisar comprar nada ou instalar. Depois de feito o procedimento vcs vao até achar pô porque eu nao fiz isso antes.
-
juniorvital
- Usuário Nível 1

Re: Clipper Imprimir na USB - Eu Resolvi
O procedimento q eu fiz foi o seguinte: Utilizo o Notepad (já velho conhecido) e o EDIT. Façam o seguinte crie com o edit um arquivo qualquer com a extensao TXT . eu usei 0.TXT, salve ele e deixe em branco. no seu programa de relatorio esqueça a forma de usar o SET DEVICE TO PRINT do jeito q voce ja conhece e faça assim:
!copy 0.txt imp.txt
set margin to 3
set print to imp.txt
SET DEVICE TO PRINT
dessa forma vc sempre vai gerar o imp.txt em branco e redirecionar o comando de impressao para o arquivo imp.txt.
obs: vc deverá modificar o layout do seu relatorio ou impressao pq as colunas vao ficar fora das q vc ja usou.
no final de todos os seus COMANDOS DE IMPRESSAO (SAYS, LIN,COL)antes do eject final ou em um local sempre na finalizaçao do seu relatorio coloque esse comando:
SET DEVICE TO SCREEN
CLOSE DATABASE
! notepad c:\pasta\imp.txt
assim o seu programa em clipper vai chamar o NOTEPAD e abrir o imp.txt e ai vc manda imprimir na impressora desejada. pelo velho Arquivo/Imprimir, facil né. Façam ai e despois me respondam. fiz isso pq sempre fui ajudado pelos forums e nao podia ficar so pra mim. Valeu Abraços.
!copy 0.txt imp.txt
set margin to 3
set print to imp.txt
SET DEVICE TO PRINT
dessa forma vc sempre vai gerar o imp.txt em branco e redirecionar o comando de impressao para o arquivo imp.txt.
obs: vc deverá modificar o layout do seu relatorio ou impressao pq as colunas vao ficar fora das q vc ja usou.
no final de todos os seus COMANDOS DE IMPRESSAO (SAYS, LIN,COL)antes do eject final ou em um local sempre na finalizaçao do seu relatorio coloque esse comando:
SET DEVICE TO SCREEN
CLOSE DATABASE
! notepad c:\pasta\imp.txt
assim o seu programa em clipper vai chamar o NOTEPAD e abrir o imp.txt e ai vc manda imprimir na impressora desejada. pelo velho Arquivo/Imprimir, facil né. Façam ai e despois me respondam. fiz isso pq sempre fui ajudado pelos forums e nao podia ficar so pra mim. Valeu Abraços.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Olá Junior, primeiramente: bem vindo ao fórum e obrigado por compartilhar a sua experiência conosco. De fato é uma solução simples e de fácil implementação, só que atende apenas a impressão e visualização de relatório que não possuam formatação de fontes. Pois imagine ter um relatório com vário tipos de fontes, vários tamanho e vários estilos. Aí a sua indicação não serviria, pois os comandos de impressão não poderia estar no arquivo, certo ?. Eu ja tenho uma solução prática e simples também. Eu prefiro converter o arquivo gerado (sem formatações de fontes, também) e convertê-lo em PDF e visualizá-lo após conversão. Veja este tópico: https://pctoledo.org/forum/viewto ... 804#p64791
O prático que esse aplicativo transforma o TXT em PDF, ajeita o relatório (nas margens, nos tamanhos de fontes, no estilo de fontes, no tamanho do papel, na orientação seja landscape ou portrait) enfim bem prático alé de converter ele chama o visualizador default de PDFs. Acho mas simples e mais profissional o resultado, pois não permite que o relatório possa ser EDITADO, o que iria ser inconveniente, pois usuário poderia forçar um relatório falso, certo ?
Mas fica a sua experiência como mais uma forma de contornar a limitação do Clipper.
O prático que esse aplicativo transforma o TXT em PDF, ajeita o relatório (nas margens, nos tamanhos de fontes, no estilo de fontes, no tamanho do papel, na orientação seja landscape ou portrait) enfim bem prático alé de converter ele chama o visualizador default de PDFs. Acho mas simples e mais profissional o resultado, pois não permite que o relatório possa ser EDITADO, o que iria ser inconveniente, pois usuário poderia forçar um relatório falso, certo ?
Mas fica a sua experiência como mais uma forma de contornar a limitação do Clipper.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
-
williamgustavo
- Usuário Nível 1

Re: Clipper Imprimir na USB
Boa Noite !
Preciso imprimir em uma impressora USB e não gostaria de instalar aplicativos para redirecionamentos. A aplicação é Clipper 5.2 puro sem bibliotecas de terceiros. O procedimento sugerido por Júnior Vital é interessante porém preciso evitar que o usuário altere o relatório.
Desde já agradeço.
[]s
Preciso imprimir em uma impressora USB e não gostaria de instalar aplicativos para redirecionamentos. A aplicação é Clipper 5.2 puro sem bibliotecas de terceiros. O procedimento sugerido por Júnior Vital é interessante porém preciso evitar que o usuário altere o relatório.
Desde já agradeço.
[]s
-
alxsts
- Colaborador

Re: Clipper Imprimir na USB - Eu Resolvi
Olá!
Utilize o recurso de busca do fórum e encontrará vários tópicos sobre esse tipo de migração.
Além de resolver o problema da USB, você passaria a contar com um leque de recursos bem maior que o do Clipper, sem contar o fato de ter um aplicativo 32 bits.
Creio que a solução mais imediata seria compilar a aplicação com Harbour ou xHarbour.williamgustavo escreveu:...e não gostaria de instalar aplicativos para redirecionamentos...
Utilize o recurso de busca do fórum e encontrará vários tópicos sobre esse tipo de migração.
Além de resolver o problema da USB, você passaria a contar com um leque de recursos bem maior que o do Clipper, sem contar o fato de ter um aplicativo 32 bits.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alexandre Santos (AlxSts)
Eu uso mapeamento de impressora, instalo a impressora na usb normalmente e compartilho a impressora,
sempre que abro meu sistema ele abre um arquivo mapear.bat contendo os seguintes comandos:
NET USE LPT1 /DELETE
NET USE LPT1 \\M1\EPSON /YES
Consegue imprimir ate em pdf, se instalar pdfcreator, compartilha como PDF e muda no nome.
NET USE LPT1 \\M1\PDF /YES
Obs. M1 é o nome do computador
sempre que abro meu sistema ele abre um arquivo mapear.bat contendo os seguintes comandos:
NET USE LPT1 /DELETE
Consegue imprimir ate em pdf, se instalar pdfcreator, compartilha como PDF e muda no nome.
Obs. M1 é o nome do computador
-
microvolution
- Usuário Nível 5

- Contato:
Prezado NILV e demais companheiros, estou usando o Windows 10 e meu aplicativo já está migrado para harbour 3.2 através da HMG 3.0.xx ou 3.4.0.nilv escreveu:Eu uso mapeamento de impressora, instalo a impressora na usb normalmente e compartilho a impressora,
NET USE LPT1 /DELETE
Infelizmente, só consigo imprimir se realmente tiver uma impressora lpt1 (matricial) conectada ao sistema, caso contrário não imprime em USB mesmo fazendo sua dica, que no meu caso:
NOME DO COMPUTADOR: MCR05
Nome da impressora multifuncional (hp c4280) na USB: PRT05HP
Então ficou assim e não funcionou:
NET USE LPT1 /DELETE
NET USE LPT1 \\MCR05\PRT05HP /YES
Se puder dar mais detalhes, agradeço!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!
Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
microvolution,
Este recurso surgiu no Windows 98 e se extendeu para o XP, tudo baseado no protocolo NetBIOS, muito usado na época por quem ainda tinha rede Novell( Bons tempos que se montava uma rede com dois disquetes! ).
Ative o NetBIOS nas propriedades da placa de rede, verifique no painel de controle sobre compartilhamento de arquivos e impressoras e verifique também a se todas as máquinas fazem parte da mesma rede, Casa, Publica ou Corporativa e defina descoberta de dispositivos na rede.
microvolution,
Este recurso surgiu no Windows 98 e se extendeu para o XP, tudo baseado no protocolo NetBIOS, muito usado na época por quem ainda tinha rede Novell( Bons tempos que se montava uma rede com dois disquetes! ).
Ative o NetBIOS nas propriedades da placa de rede, verifique no painel de controle sobre compartilhamento de arquivos e impressoras e verifique também a se todas as máquinas fazem parte da mesma rede, Casa, Publica ou Corporativa e defina descoberta de dispositivos na rede.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Microvolution
A solução para impressão em impressoras usb já foi postada em outro tópico e justamente para você lembra?
Usando a função do harbour WIN_PrintFileRaw()
A solução para impressão em impressoras usb já foi postada em outro tópico e justamente para você lembra?
Usando a função do harbour WIN_PrintFileRaw()
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
-
microvolution
- Usuário Nível 5

- Contato:
desculpa ilustre professor, pois pensei que poderiam falar do mesmo assunto de forma diferente...asimoes escreveu:A solução para impressão em impressoras usb já foi postada em outro tópico e justamente para você lembra?
a dúvida está no tópico correto...
aguardo que todos que estão neste tópico se interessem pelo outro abaixo, pois poderá ser de grande valia:
https://pctoledo.org/forum/viewto ... 40#p101040
Grato,