Pessoal é o seguinte:
Aquí na empresa (Usina de Açucar e Alcool) preciso fazer com que o sistema faça a escolha(sorteio) de quais posições serão feita as coletas de cana para a análise.
É mais ou menos assim : Tenho diversos procedimentos para a coleta de amostras de cana. São elas : as posições A, B, C, D , E, F, então preciso que o sistema escolha qual a Posicao(letra) de A até F.
Essas posições definem quais os locais devem ser perfurados para que a sonda faça a coleta. Mais depois preciso escolher também qual sonda vai ser usada para fazer o procedimento acima, as sondas são 4, então preciso que o sistema também escolha uma sonda(numero) de 1 até 4.
Resumindo o sistema tem que escolher uma letra de A até F e depois escolher um numero de 1 até 4.
Alguém pode me ajudar ?
Sortear um numero ou letra
Moderador: Moderadores
-
Pedro Junior
- Usuário Nível 1

Prezado Colega
Você pode fazer assim :
CLS
NPOSICAO=RANDOM(6)
POSICAO=CHR(64+NPOSICAO)
SONDA=RANDOM(4)
@ 02,00 SAY "Posicao = "+POSICAO
@ 03,00 SAY "Sonda = "+STR(SONDA,1)
RETURN
A função RANDOM() Você baixa em :
www.sistemabr.com.br/clipper/random.zip
Essa é simples, o bom mesmo é fazer os cálculos da ATR
Até logo.
Marcelo
Você pode fazer assim :
CLS
NPOSICAO=RANDOM(6)
POSICAO=CHR(64+NPOSICAO)
SONDA=RANDOM(4)
@ 02,00 SAY "Posicao = "+POSICAO
@ 03,00 SAY "Sonda = "+STR(SONDA,1)
RETURN
A função RANDOM() Você baixa em :
www.sistemabr.com.br/clipper/random.zip
Essa é simples, o bom mesmo é fazer os cálculos da ATR
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
-
Visitante
Também existe a função Random() que faz parte da biblioteca Nantucket Tools II.
Essa biblioteca é boa, pois possuem diversas funções muito interessantes (com um ng que separa elas por tipo, ou seja, funções matemáticas, funções de disco, funções de manipulação de string, etc. etc. etc.)
Um Clip Abraço
Essa biblioteca é boa, pois possuem diversas funções muito interessantes (com um ng que separa elas por tipo, ou seja, funções matemáticas, funções de disco, funções de manipulação de string, etc. etc. etc.)
Um Clip Abraço
-
Pedro Junior
- Usuário Nível 1

Valeu pessoal , muito obrigado. Eu estava fazendo alguns testes com a e_random da Libs Orbis. Agora posso usar estas dicas que vocês me deram.
Aí Marcelo, realmente o calculo de ATR é muito complicado, mas depois com o manuseio no dia a dia se torna bem mais simples.
Valeu pessoal, um abraço a todos e muito obrigado.
Aí Marcelo, realmente o calculo de ATR é muito complicado, mas depois com o manuseio no dia a dia se torna bem mais simples.
Valeu pessoal, um abraço a todos e muito obrigado.
Um abraço
Pedro Junior
Pedro Junior