Em Clipper existe um problema que os códigos de barras exigem: Precisão.
Então, rotinas como códigos de barras devem ser desenvolvidas de acordo com os seguintes critérios (pelo menos são os que eu utilizo):
1 - Que tipo de código de barras utilizarei? Preciso conhecer sua estrutura para desenvolver algo que o reproduza.
2 - Que ferramenta utilizarei para fazê-lo? Necessitarei de uma ferramenta que desenhe linhas e que me dê uma precisão tal que eu possa fazer um código "legível" pelos leitores.
Eu, sinceramente, jamais utilizei essas "libs" prontas para impressão de códigos de barras, prefiro fazê-las de acordo, como você mesmo diz, com o material que será utilizado para imprimir (no seu caso a LexMark).
Eu sempre encho a bola da PageScript e muitos devem se perguntar porque... Com ela tenho impressão for windows e mato muitos dos problemas que rodarão em 100% das máquinas. Se posso fazer com o Word, por exemplo, posso fazer com a PageScript.
Na PageScript tenho uma função que desenha linhas e me dá precisão cirúrgica, que me permite, desde a confecção de formulários de forma idêntica aos da gráfica, o preenchimento dos mesmos (sem fica fora dos quadros) até mesmo a confecção de códigos que exigem precisão (tal qual os códigos de barras).
Não quero levantar uma corrente pró PageScript, mas saiba que você deverá saber como se comporta os códigos do tipo que vc quer e necessitará de uma ferramenta precisa (a menos que o código que você quer seja do tamanho de uma folha de A4... hehehe).