A casa do meu pai e o passado

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Não tinha pensado nisso antes.

Imaginem uma casa de dois andares.
Num terreno abaixo da rua, o andar de cima é no nível da rua.
Com a necessidade de garagem, o andar de cima é a garagem.
Entra e sai carro na garagem... normal.

Não sei dizer mais detalhes da obra, não sei se já estava construída quando meu pai comprou.
Desde que me lembro, a casa já estava lá pronta.

Agora imagem as paredes construídas numa época em que se usava BARRO pra construção.
Construída há mais de 50 anos, usando barro.

Não sei dizer o que foi usado naquela laje, nem sei se existia cimento na época.
Só sei que está lá, firme e forte, melhor que muita construção moderna.
E pensando bem, sem problemas que construções modernas tem, como por exemplo a temperatura ambiente e redução do barulho externo.

A única explicação é, por exemplo, tijolos de qualidade, feitos pra compensar todo restante.
vai entender...

Por falar nisso....
Ainda lembro da máquina de costura do meu pai:
uma Vigorelli com certificado de 50 anos de garantia!!!!

Acho que naquela época, tudo tinha qualidade.

Tinha alguns detalhes curiosos nas construções também:
- Caixa dágua embaixo do telhado: a água mantinha uma temperatura mais uniforme, fosse frio ou calor
- Chuveiro fame de 2.500 watts atendia (hoje tem até de 8.000 watts ou mais)
- Encanamento dágua de ferro - pensando bem, talvez o cano ajudasse a refrescar a água, por servir como "dissipador".
- Até água de poço era interessante - peguei essa época

- Também peguei a época que não existia papel higiênico.... era jornal ou algo parecido
Nessa época eu e meu pai aparecemos numa foto de jornal, quase minha mãe limpou a bund. com nossa foto... a sorte foi que ela olhou antes de usar.... rs
- TV preto e branco, que precisava de estabilizador manual, numerado de 1 a 10... uma vez dormimos e a TV pegou fogo porque a voltagem aumentou durante a noite...

Pois é... tempos que se foram... bancos sem taxa nenhuma e o cliente era importante, telefones difíceis de conseguir mas com contas baixíssimas, escolas públicas que ensinavam muito até agricultura e testes científicos no ginásio...
Quando comecei a quinto ano da escola, uma das matérias era inglês.
Quando terminei o oitavo ano, inglês era só no final.
Minha irmã ainda pegou uma época mais "pesada" aonde também se aprendia o latim.
E sempre escola pública.

Só lembro do meu pai reclamar de imposto uma vez:
Ele pintou um desenho na fachada da alfaiataria, e queriam cobrar por anúncio.
Ele pintou por cima, e apagou o desenho.... rs

Como isso tudo mudou....
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Ai viram q fazer coisas "duráveis" e de "qualidade" não era rentável.... ai chegamos no q temos hj de um modo geral...
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
Responder