Error DBFNTX/1001 (DOS Error 4)

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Error DBFNTX/1001 (DOS Error 4)

Mensagem por microvolution »

Olá prezado Jairo (2013) e demais colegas (2006).
O negócio é o seguinte...
tudo aqui funcionava perfeito, até testar uma lib gtwvw o exemplo demo.prg da pasta contribs/gtwvw/tests.

Normalmente a gente sempre começa a programar pelo conteúdo e depois tratamos o visual.
Pois então, como a demo.prg já tem o visual pronto, peguei tudo que está lá (tudo mesmo) e modifiquei para português.
Bom, agora chegou a hora de transferir meus códigos para esse tal demo.prg.
Então, o ambiente de execução do aplicativo é na seguinte pasta:

Código: Selecionar todos

\SICCA\MOD_EXT
Já o local onde os arquivos se encontram é:

\SICCA\SCI10000\EMP1
Para acessá-los uso o seguinte:

DIR := hb_dirbase + "..\SCI10000\EMP1"
Mas, mesmo assim, o banco de dados (tabelas) não abrem, indicam o erro 1001 Open Error.
Vejam as 2 telas de erro:
* A primeira, eu imprimo através do (?) os valores das variáveis (matrizes) que contém o caminho dos arquivos (antes do erro):
forcei a mostra da tela onde o erro aparece
forcei a mostra da tela onde o erro aparece
16-0212 - open error 1.png (6.87 KiB) Exibido 832 vezes
* A segunda, é a tela do erro propriamente dita:
erro propriamente dito
erro propriamente dito
Aliás como fazer para que apareça DBFNTX/1001 (não aparece - somente 1001) e quando é falta de variável também não aparece a frase "Variable no exist"?
Última informação:
esse exemplo (demo.prg) não usar ERRORSYS.prg e sim uma função que chama-se MyError(). O que falta nela para que apareça todas as informações?
vlw!
Editado pela última vez por Toledo em 17 Fev 2016 14:06, em um total de 2 vezes.
Razão: Este tópico foi dividido de um outro tópico que estava na seção Clipper, e foi movido para esta seção, pois faz referência a funções específicas do Harbour.
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!

Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
Eolo
Colaborador
Colaborador

ERROR DBFNTX/1001 (DOS ERROR 4)

Mensagem por Eolo »

Cara, me desculpe a franqueza, mas pra mim parece gozação.

Primeiro, o Forum é do CLIPPER, aí vc diz
“tudo aqui funcionava perfeito, até testar uma lib gtwvw o exemplo demo.prg da pasta contribs/gtwvw/tests”
...

Cara, se o Forum é do Clipper, o que tem a ver a pasta CONTRIBS com ele? Clipper é uma coisa, Harbour é outra. Vc deveria abrir um tópico no fórum do Harbour, pra falar da gtwvw, né não?

Segundo (independente do “primeiro”):
\SICCA\SCI10000\EMP1
Pergunto: vc se deu o trabalho de conferir o que essa variável DIR vai conter? Pelo que imagino, ela vai conter um “..” lá no meio dela. Se isso é verdade (e é verdade!), o que vc acha que o SO vai fazer quando achar esse “..” no meio do path?
Normalmente a gente sempre começa a programar pelo conteúdo e depois tratamos o visual.
Conteúdo? Explica então qual a sua intenção com o “..” dentro do path...
microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Sim, o Sr. está correto.
Para não haver aumento desse problema, pedirei ao(s) moderador(es) que troque(m) ou tirem minha postagem deste tópico.
Grato,

João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

O local onde a pergunta foi formulada é o que menos importa. A resposta vai ser a mesma.
\SICCA\SCI10000\EMP1
O que é importa é: o que vc acha que o SO vai fazer quando achar esse “..” no meio do path? Qual a sua intenção ao incluir “..” dentro do path? Vc conferiu o conteúdo da variável DIR antes de postar a pergunta?

Vc sabe o que Open Error quer dizer? Você checou o NG Norton Guide ou o Help do [x]Harbour antes de postar a pergunta? Open Error 1001, quer dizer o que? Isso é básico, fundamental pra quem programa em Clipper ou Harbour.
microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

bom
Eolo escreveu:O que é importa é: o que vc acha que o SO vai fazer quando achar esse “..” no meio do path
...
bom não sou nenhum catedrático em informática, se assim o fosse, estaria bem financeiramente, como os donos de alguns softwares de minha cidade, que começaram na mesma época minha:
playlist digital (daqui para o mundo);
digifarma (daqui para minas e/ou outros estados);
emc sistemas (de joão monlevade p/ toda MG); etc
mas, quanto ao "..", é uma coisa básica do MSDOS, aliás MSDOS nada, o B.G. se diz inventor/criador do windows e msdos, mas, se vc assistir "Piratas do Vale do Silício" (vale a pena assistir), verá que ele foi um verdadeiro ninja da pirataria...
então voltando...
relembrando o antigo D.O.S. do qual aprendi muita coisa e sei ainda um "cadin" desde 1986, quando foi meu primeiro contato com "PCs":
dentro do COMMAND (hoje o moderno e quase extinto CMD):

CD\TESTE // (vai para dentro do diretório [hoje conhecido como: pasta]TESTE (se existir)
C: // (vai para a unidade C:) poderia ser D:, E:, etc
CD\TESTE\SISTEMA\CLIENTE\ARQUIVOS // diz para mudar de diretório "ARQUIVOS"
... em seguida resolvo fazer:
CD\TESTE\SISTEMA\CONTRATO\CLIENTE // diz para mudar para o diretório "CLIENTE"
... bom digamos que exista o diretório C:\TESTE\SISTEMA\CONTRATO\FUTUROS...
--- então para encurtar caminho, faço apenas o seguinte comando (do CD):
CD..\FUTUROS
Bom, de acordo com o que aprendi e uso no clipper e também agora no harbour, as duas últimas linhas o resultado dos comandos É na prática o seguinte:
CD\TESTE\SISTEMA\CONTRATO\CLIENTE
C:\TESTE\SISTEMA\CONTRATO\CLIENTE>
CD..\FUTUROS
C:\TESTE\SISTEMA\CONTRATO\FUTUROS>
Isso era assim desde o windows 3.1 (que foi o primeiro que conheci na prática e usei), bem como também, no DOS e agora no windows 10 64 bits...
onde acabei de fazer este teste
Eu mesmo pedi ao Toledo ou moderadores/adminstradores que excluíssem ou retirassem essa mensagem daqui, mas, ele(s) por bem acharam em mantê-la...
Penso que a gente perde muito tempo "alfinetando" uns aos outros, volto a repetir penso: poderíamos (se quisermos) não responder simplesmente...
Olha o tempo que perdemos com detalhes insignificantes - não para mim, ou para qualquer um dos membros, mas, sim, para o contexto universal de todos quantos precisarem deste
tão recheado e conceituado fórum!
de novo... voltando... para conclusão...
Então, no meu modo de pensar e entender, se o CLIPPER e agora o harbour (xharbour) estão sugeitos à plataforma WINDOWS e nela isso funciona, com certeza irá funcionar também em nossa linguagem que agora é "moderna" e "opensorce"...
abraços!!!
Grato,

Responder