clipper imprimir em matricial num pc DELL

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

porter
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5

Mensagem por porter »

ola pessoal, meu cliente comprou um computador da DELL, estou achando que a DELL nao reconhece LPT1, alguem ja teve esse problema e como conseguiu resolver, tem que colocar algum adaptador ou usar algum software para resolver esse problema, é o primeiro computador DELL que roda um sistema meu em cliper e estou sem saber o que fazer, se alguem puder me dar uma dica fico muito grato.

obrigado.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Se o computador ou laptop que fisicamente, possui saída paralela, com certeza absoluta, reconhece a LPT1.

Você verificou se tem essa saída ? (cor geralmente margenta ou preta)
Imagem

Se sim, entre no Setup (geralmente entra com a tecla DEL ou F2) e vá na opção de INTEGRATED PERIPHERALS onde você irá achar algo sobre PARALEL PORT MODE tendo talvez três opções: SPP, EPP, ECP. Precisará deixa-lo com SPP

Talvez seja apenas isso que falta para usar a paralela de forma convencional e física.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
porter
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5

Mensagem por porter »

ola Pablo, o computador nao possui essa porta paralela para impressora matricial, possui somente USB, agora vou testar um CABO USB ADAPTADOR PARA IMPRESSORA PARALELA, é um cabo com entrada USB para conectar no PC e outra saida para conectar na impressora, e vem com um CD de instalacao, vou ver se da certo usando esse cabo e fazendo a instalacao e retorno para aqui no forum para dizer se deu certo e como fiz.

obrigado.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Pelo que eu sei e as experiencia que passei, não dá certo com cabo adaptador. A não sei que coloque uma placa multi IO com paralela. Ou a outra solução seria: migrar para Harbour.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
porter
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5

Mensagem por porter »

ja estou migrando para Harbour, mas nao está totalmente pronto, eu preciso com mais urgencia conseguir essa impressao.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Então por enquanto, utilize programa de terceiros para imprimir aplicações em Clipper e impressoras USBs.

Bom de todas formas, vamos aguardar resultados do adaptador.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Procure no buscapé por placa seriais PCI ou paralelas PCI, voce vai encontrar gente vendendo e sai mais barato que estas porcarias de cabos adaptadores USBpraSeiLaOQue que são uma verdadeira roubada.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por SandroBelarmino »

Tenho clientes que já estão colocando desktops dell que só tem saída usb, usando matricial, algumas com entrada USB na própria impressora, outras somente paralela, nessas estão usando o adaptador de usb para lpt1.
Em ambos os casos, no windows foi instalado a impressora matricial e compartilhada, e foi feito uma bat para capturar essa impressora como se estivesse em rede para redirecionar a lpt1 na própria máquina, nessa bat estamos usando o comando net use do dos.
EX. Supondo que o nome do computador seja dell-pc, foi instalado a impressora matricial e foi compartilhada com o nome epson, esse arquivo .bat ficaria:

Código: Selecionar todos

net use lpt1: \\dell-pc\epson
Para garantir que sempre será capturada a lpt1, eu sempre deleto qualquer compartilhamento que possa existir antes, ficando o arquivo .bat da seguinte maneira:

Código: Selecionar todos

net use lpt1: /delete
net use lpt1: \\dell-pc\epson
Sandro.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Oi Sandro, pois é... esta solução que você apresentou é bem antiga e funciona perfeitamente. Só para esclarecer mais ainda, o único que não funciona, é quando precisa na própria estação que a impressora está conectada, pois não daria para capturar nela mesma. Fora isso, até o cabo adaptador também funcionaria.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
SandroBelarmino
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por SandroBelarmino »

Pablo César escreveu:Só para esclarecer mais ainda, o único que não funciona, é quando precisa na própria estação que a impressora está conectada, pois não daria para capturar nela mesma.
Pablo, funciona sim, eu uso dessa maneira nos clientes, pois mesmo a impressora usando um cabo adaptador de usb para paralelo, o lado do cabo que é paralelo está ligado na impressora e o lado usb está no computador, então a impressora está instalada na porta usb, como o clipper não envia para a usb, eu faço o net use direcionando lpt1 para essa impressora capturada no próprio micro.
Abraço.
Alessandro R Belarmino
Clipper 5.2e - Blinker 7 - DBFNTX / DBFCDX
"Quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido !!!!"
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

SandroBelarmino escreveu:eu faço o net use direcionando lpt1 para essa impressora capturada no próprio micro
Sério ? Desculpe, mas eu nunca consegui capturar no próprio micro em que a impressora está conectada fisicamente. Estranho, algo devo ter feito de errado e ficado com esse conceito errôneo da minha parte.

Obrigado Sandro por esclarecer-nos.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por microvolution »

Olá Pablo e todos deste tópico!
É o seguinte, antes de migrar usava ISPRINTER() para verificar 2 coisas:
1 - se tinha uma impressora paralela instalada; e
2 - se esta impressora estava ligada.
Então, se somente a primeira opção estivesse ok, a ISPRINTER retornava .f., pois a 2ª opção (impressora desligada) era informada.

Agora, alguém tem uma solução para este problema?
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!

Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
Responder