Toledo escreveu:Amigo, você tem certeza que esta pasta existe... é bom verificar.
mil perdões professor Toledo...
é que testei tantas alternativas que não deram certo.
A única coisa que alterei, por questões de organização de minha parte, pois a unidade C: além de ser a instalação do windows e seus complementos (documentos, arquivos de programas, etc), ficaria também lotada, com tantas versões instaladas não só da HMG mas, do delphi, c, etc...
Então para padronizar tudo que é de programação, criei à parte a pasta(unidade) MVINFO.
Então, o caminho correto (apenas pra vocês estava errado) é:
C:\MVINFO\HMG.3.4.2\etc...
Toledo escreveu: esta seção do fórum é sobre MiniGui/HMG, então dúvidas sobre outras LIBs devem ser postadas na seção correspondente.
mais uma vez obrigado pela observação, e, aliás tenho começado a aprender e entender o fórum, e, por isso, tenho certeza convicta que não estou tratando de outra(s) lib(s), mas, e, tão somente da HMG.
Portanto, o que quero é explorar o combo que o Roberto Lopez nos permitiu, ao colocar na pasta contrib outra lib gráfica que é a GTWVG.
Por exemplo, peguei um outro aplicativo meu, que está 100% em HMG que está parado na mesa aqui desde dezembro/2015, pois, estava conhecendo a GTWVG e peguei outro aplicativo menor para testar...
Peguei-o novamente para compilar (a última compilação foi feita com a hmg 3.0.46) agora neste exato momento. A mensagem de erro foi a seguinte:
Código: Selecionar todos
C:\MVinfo\MIGRAR\SiCCoSV\SiCCOSV\SiCCOSV.1.01\sci10000\pci10000.prg(216) Error F0029 Can't open #include file 'hbwin.ch'
Bom, na linha de erro acima, que está dentro do PCI1000.PRG (não importa onde o .PRG esteja), informa que não encontra a INCLUDE HBWIN.CH.
As linhas do .PRG acima que contém esta chamada são:
#include "hbwin.ch" // eliminado provisoriamente 3/6/15w
// #include "C:\MVinfo\hb34\contrib\hbwin\hbwin.ch" // eliminado provisoriamente 3/6/15w
// #include "..\..\hb34\contrib\hbwin\hbwin.ch"
// C:\MVinfo\hmg.3.4.2\HARBOUR\contrib\hbwin
Epa! xiiiiii tem alguma coisa errada, ou melhor muita.
Por favor não se assustem, a gente explica.
Todos nós que conhecemos um pouco do MSDOS sabemos que não importa onde esteja, e, nem aonde estará, nem donde veio... mas, sim que seja informado ao MSDOS o caminho correto do arquivo. Em questão o HBWIN.CH.
Então, a primeira linha, que não está comentada, deveria funcionar, e, as outras que estão comentadas, não fazem diferença.
Mas, agora, o caminho correto do arquivo é:
C:\MVinfo\hmg.3.4.2\HARBOUR\contrib\hbwin
Então se eu comentar a primeira linha e descomentar a última, ficando assim:
// #include "hbwin.ch" // eliminado provisoriamente 3/6/15w
// #include "C:\MVinfo\hb34\contrib\hbwin\hbwin.ch" // eliminado provisoriamente 3/6/15w
// #include "..\..\hb34\contrib\hbwin\hbwin.ch"
#include "C:\MVinfo\hmg.3.4.2\HARBOUR\contrib\hbwin\hbwin.ch"
Aí o erro para de acontecer.
Então, aqui neste caso (apesar de não concordar também) foi resolvido, pois informei para o compilador da HMG (pois uso a IDE para facilitar) o local correto do HBWIN.CH.
Então, entendo (no pouco que sei em relação aos nobres professores), que algum SET INCLUDE ou qualquer coisa está precisando ser corrigido nalguns dos arquivos originais da HMG que não foram alterados ou por falha de quem criou o instalador, ou porque não pode realmente mudar a pasta de instalação do que se é oferecido, apesar de não concordar com esta última informação, pois se não pode alterar, essa opção não deveria ser oferecida.
Não sei informar qual, mas, vou chutar aqui o BUILD.BAT ou COMPILE.BAT ou qualquer outro arquivo de configuração da HMG que não mudou o local de instalação...
Como reconheço que sou um eterno aprendiz e não sei nada de harbour ainda... é apenas um "chute" na trave que pode ou não entrar pro gol!
Enfim, coloquei o caminho certo, e a mensagem de erro acima - deste aplicativo que estava parado/pausado no laboratório - não mais aconteceu.
A mensagem de erro agora, foi nas chamadas às funções da linguagem C, nas tags PRAGMA BEGINDUMP onde uma função por nome HB_GETIMAGESIZE não foi reconhecida.
Vou tirá-la só pra compilar novamente, mas, não sei o porquê dela não funcionar, se está dentro das tags e é uma função da linguagem C, e se antes compilava. Vejam-na:
/*
* Syntax: hb_GetImageSize( cPicFile )
* Parameter: cPicFile = graphic file (JPG, GIF, PNG)
* Return: 2 dim array -> array[1] = width, array[2] = height
*/
/*
HB_FUNC( HB_GETIMAGESIZE )
{
int x = 0, y = 0;
GetImageSize( hb_parcx( 1 ), &x, &y );
hb_reta( 2 );
HB_STORNI( x, -1, 1 );
HB_STORNI( y, -1, 2 );
}
*/
Comentei-a só para compilar temporariamente, mas, preciso dela, ou acho que preciso...