HMG 3.x + WVG = Harbour Multi GT

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por microvolution »

asimoes escreveu:Digo portar o exemplo hmg_wvg para Minigui?
claro meu professor... to rindo à toa... :)) :D e tô de boca aberta :-O o Dr. Soto, merece um :* (claro da esposa dele rsrs) tô q nem o kiko (chaves) X:) :-Y ...
testei o exemplo executando dentro da IDE/HMG... e mais
peguei a parte mais importante, e, coloquei dentro do meu sistema (aquele que V.Sa. já sabe) e compilei-o dentro da IDE/HMG 3.4.2.

Caramba... aí a coisa top ficou!
veja a imagem do meu sistema compilado pelo (.bat .hbp .rc) harbour 3.4.0 + gtwvg (tudo no braço como V.Sas. me ensinaram):
16-0307 - compilação gtwvg1.png
Agora a imagem abaixo, já é compilado o mesmo código anterior, usando a IDE/HMG 3.4.2. que vem com harbour 3.2.0:
16-0307 - compilação hmg 3.png
Observem algumas coisas bobas, mas só pra ajudar a raciocinar e brincar um pouco:
- diferenças, uma é a imagem de splash e a outra é imagem de encerramento do sistema;
- uma está com data de agora e outra com data de ontem;
- ambas são usas a LIB GTWVG;
- a diferença é que uma usei no braço (como ja disse) harbour 3.4.0 + gtwvg + gtwvw, além das outras (que não são visuais) + .rc que coloca o ícone do meu sistema incluso no .EXE;
- mas, em compensação a outra imagem é compilada dentro da IDE/HMG 3.4.2 que tem harbour 3.2, mas, ambas produzem os mesmos Efeitos, Resultados, Recursos, além, é claro do ícone embutido no .EXE.
Então, meu querido professor asimoes, avisa a todos os simpatizantes da GTWVG como professor JoséQuintas e demais que não me recordo agora... que podemos compilar nossos aplicativos em GTWVG, mas, com a facilidade da HMG.
Agora, só falta, aprendermos a mixar as LIBs, para que ora use GTWVG, ora use HMG...
Para isso, coloquei um monte de perguntas e observações anteriormente...
Releia todo o tópico, e também este aqui:http://www.hmgforum.com/viewtopic.php?f ... 226#p44226 aberto por nós, para falar com um público mais abrangente e colocar a discussão mais ampla, e, quem sabe o mantenedor e idealizador Roberto Lopez tenha a resposta!
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!

Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
asimoes
Colaborador
Colaborador

Mensagem por asimoes »

Microvolution,

Você não entendeu, existe HMG e MiniGui, com HMG fiz o teste e funcionou, quero fazer o mesmo com Minigui, você já testou com minigui?
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Claudio Soto
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Claudio Soto »

Releia todo o tópico, e também este aqui:http://www.hmgforum.com/viewtopic.php?f ... 226#p44226 aberto por nós, para falar com um público mais abrangente e colocar a discussão mais ampla, e, quem sabe o mantenedor e idealizador Roberto Lopez tenha a resposta!
Roberto Lopez se retiro del proyecto, desde 2012 soy yo el reponsable por el desarrollo de HMG Oficial.
Saludos.
Dr. Claudio Soto
(Uruguay)
http://srvet.blogspot.com
asimoes
Colaborador
Colaborador

Mensagem por asimoes »

Dr. Claudio,

Eu tentei reproduzir o exemplo com a MiniGui, mas conflita a função HB_GTSYS, porque está na compilação da lib, e também a inexistência de outras funções.
microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Claudio Soto escreveu:Roberto Lopez se retiro del proyecto, desde 2012 soy yo el reponsable por el desarrollo de HMG Oficial.
infelizmente não sabia dessa informação... mas, o prezado Dr. em medicina animal, deve saber como faz essa integração que indaguei, mas, vou tentar clarear um pouco mais:
* digamos num aplicativo compilado pela IDE/HMG eu queira:
- num mesmo .EXE, um MÓDULO (por exemplo cadastro CLIENTES) usar os meus códigos clipper antigos e inserir objetos gráficos (isso já consegui);
- nesse mesmo .EXE em outro MÓDULO (cadastro de vendas) usar os form_window da MINIGUI ou IDE/HMG.
Vi, pelo HB_GTSYS() que usamos para essa interação, essa função, faz com que todos os comandos, funções, e implementações da GTWVG funcionam na IDE/HMG como se fosse compilado manualmente e como se não existisse a HMG.
Isso é muito bom, pois posso optar, por exemplo:
- editar meu sistema que está 100% em harbour + GTWVG e abri-lo e compilá-lo com a facilidade da IDE / HMG;
- editar outro sistema que foi feito para ser usado exclusivamente na IDE/HMG (o que o Roberto Lopez e o Dr. Soto propuseram com a criação da IDE/HMG).
Bom, agora o que não aprendi e não sei os caminhos é como num mesmo sistema ser mixto (usar as duas sintaxes gráficas HMG e GTWVG) ou, ora usar um módulo com a sintaxe da GTWVG ou ora usar outro módulo com a sintaxe da lib gráfica HMG, tudo isso num mesmo .EXE.
Como faremos essa façanha?
Grato,

João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
Claudio Soto
Colaborador
Colaborador
Contato:

HMG es una lib creada exclusivamente en base al API de Windows y funciona internamente muy parecido a como funciona un programa totalmente escrito en C para Windows, por eso posee una gran facilidad para anexar cualquier característica del API y el resultado final es una verdadera aplicación para Windows que cumple con todas las reglas del funcionamiento interno del SO.

Las librerías gráficas para consola de Harbour se basan en una estructura interna mucho más rígida y tienen un objetivo distinto al de HMG, por eso carecen de importancia para el proyecto de HMG y sinceramente sólo las he examinado superficialmente y desconozco cuáles son sus funciones y que hacen.

Para HMG lo importante es crear aplicaciones robustas y confiables, y sin querer menospreciar las demás lib gráficas, no le damos demasiada importancia a como evolucionan más allá que siempre estamos tratando de colaborar unos con otros para tratar de resolver los problemas que van surgiendo, sobretodo con MiniGui Ex.
Saludos.
Dr. Claudio Soto
(Uruguay)
asimoes
Colaborador
Colaborador

Mensagem por asimoes »

Dr. Claudio,

Obrigado pelas sua explicações, quando eu iniciei as minhas aplicações foram com a MiniGui Extended, como o Grigory Filatov faz as manutenções da lib baseando-se na HMG oficial, pensei que este recurso poderia existir também na minigui. Mas como você disse, isso não depende da HMG e sim de quem mantém a MInigui, quem sabe um dia.
Claudio Soto
Colaborador
Colaborador
Contato:

Perdón Asimoes,
La explicación era para Microvolution.
Podrías postear el error.log que da MiniGui?
Saludos.
Dr. Claudio Soto
(Uruguay)
Claudio Soto
Colaborador
Colaborador
Contato:

Claudio Soto escreveu:Perdón Asimoes,
La explicación era para Microvolution.
Podrías postear el error.log que da MiniGui?
Estuve probando con MiniGui:
call ..\..\..\batch\compile.bat demo /l gtgui /l hbwin /l gtwin /l gtwvt
y el problema al parecer es que falta alguna lib o la lib gtwvt le faltan algunas funciones:

Código: Selecionar todos

Borland C++ 5.5.1 for Win32 Copyright (c) 1993, 2000 Borland
demo.c:
Borland Resource Compiler  Version 5.40
Copyright (c) 1990, 1999 Inprise Corporation.  All rights reserved.
Turbo Incremental Link 5.00 Copyright (c) 1997, 2000 Borland

Error: Unresolved external '_HB_FUN_WVG_FINDWINDOW' referenced from C:\MINIGUI\SAMPLES\BASIC\BLINK\DEMO.OBJ

Error: Unresolved external '_HB_FUN_WVGCRT' referenced from C:\MINIGUI\SAMPLES\BASIC\BLINK\DEMO.OBJ

Error: Unresolved external '_HB_FUN_WVG_BOXRAISED' referenced from C:\MINIGUI\SAMPLES\BASIC\BLINK\DEMO.OBJ

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_GT_WVG_DEFAULT' referenced from C:\MINIGUI\SAMPLES\BASIC\BLINK\DEMO.OBJ

Error: Unresolved external '_HB_FUN_HB_GT_WVG' referenced from C:\MINIGUI\SAMPLES\BASIC\BLINK\DEMO.OBJ

Link error.

Presione una tecla para continuar . . . 
Tal vez Grigory pueda resolver esta cuestion.

PD: el ejemplo lo compile desde la carpeta: C:\MINIGUI\SAMPLES\BASIC\BLINK\
Saludos.
Dr. Claudio Soto
(Uruguay)
microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Claudio Soto escreveu: Las librerías gráficas para consola de Harbour se basan en una estructura interna mucho más rígida y tienen un objetivo distinto al de HMG, por eso carecen de importancia para el proyecto de HMG y sinceramente sólo las he examinado superficialmente y desconozco cuáles son sus funciones y que hacen.
Obrigado Dr.Soto, por suas respostas tão rápidas...
mas, como faremos para:
usar:
- GT_WIN_DEFAULT num módulo? e
- GT_WVG_DEFAULT noutro?
Explico:
- No caso das linhas de HB_GTSYS() aplicarmos o HB_GT_WVG_DEFAULT aí só funcionam os gráficos da GTWVG.
- Se eu mudar para HB_GT_WIN_DEFAULT, aí só funciona os gráficos da HMG.
Então, o que fazer para que eu decida, no momento da compilação em qual módulo será usado a GT_WIN e noutro a GT_WVG?
Essa é a dúvida, e, não quanto as LIBs e seus funcionamentos!
Grato,

Claudio Soto
Colaborador
Colaborador
Contato:

microvolution escreveu:
Claudio Soto escreveu: Las librerías gráficas para consola de Harbour se basan en una estructura interna mucho más rígida y tienen un objetivo distinto al de HMG, por eso carecen de importancia para el proyecto de HMG y sinceramente sólo las he examinado superficialmente y desconozco cuáles son sus funciones y que hacen.
Obrigado Dr.Soto, por suas respostas tão rápidas...
mas, como faremos para:
usar:
- GT_WIN_DEFAULT num módulo? e
- GT_WVG_DEFAULT noutro?
Explico:
- No caso das linhas de HB_GTSYS() aplicarmos o HB_GT_WVG_DEFAULT aí só funcionam os gráficos da GTWVG.
- Se eu mudar para HB_GT_WIN_DEFAULT, aí só funciona os gráficos da HMG.
Então, o que fazer para que eu decida, no momento da compilação em qual módulo será usado a GT_WIN e noutro a GT_WVG?
Essa é a dúvida, e, não quanto as LIBs e seus funcionamentos!
Todos los GT_xxx pertenecen a Harbour consola y no a HMG, y como ya dije desconosco como usarlos.
Saludos.
Dr. Claudio Soto
(Uruguay)
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

A Simões, resposta à sua pergunta:
In addition to GUI applications, with MiniGUI you can also create console mode and mixed GUI-console applications
http://hmgextended.com/
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
asimoes
Colaborador
Colaborador

Mensagem por asimoes »

Quintas,

Onde tem um exemplo funcional?

Na pasta samples ??
Claudio Soto
Colaborador
Colaborador
Contato:

Los ejemplos en HMG son con modo consola puro, la lib WVG es un híbrido muy particular a medio camino entre el modo consola y una verdadera lib GUI.
Saludos.
Dr. Claudio Soto
(Uruguay)
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

WVG:
- tem a janela principal, que pode ou não ficar visível. É a janela que é carregada quando WVG é a GT default.
- Tem a janela equivalente à janela da HMG, carregada por wvgCrt():New(), que é a subjanela.
No caso delas duas, o hb_gtSelect() é que leva mouse, teclado e o restante pra cada janela. (algo como um SetFocus())

Aqui uso cada janela com hb_gtReload() e multithread, e cada janela fica totalmente independente.
É tão independente que se der erro e sair do Harbour, apenas a janela que deu erro é fechada.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Responder