Instalando e configurando o MySQL para Harbour
Moderador: Moderadores
-
chicaomogi2014
- Usuário Nível 1

SIM, tenho varios #include "entrada.prg", #include "clientes.prg" e mais 3 ou 4.
Mas depois de deixar o .hbc como mencionado:
libs=hbmysql libmysql
funcionou.
Excelente, valeu mesmo pela ajuda.
Muito obrigado!!!!!!!!!!
Aqueles comandos do hbmake -inc -es2 e outros, aonde posso colocar eles?
Mas depois de deixar o .hbc como mencionado:
libs=hbmysql libmysql
funcionou.
Excelente, valeu mesmo pela ajuda.
Muito obrigado!!!!!!!!!!
Aqueles comandos do hbmake -inc -es2 e outros, aonde posso colocar eles?
- Toledo
- Administrador

- Contato:
No arquivo HBP.chicaomogi2014 escreveu:Aqueles comandos do hbmake -inc -es2 e outros, aonde posso colocar eles?
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Toledo,
Como é a configuração para usar um ip ex. 192.168.0.103 ou invés de localhost, para testar o acesso em uma rede.
Como é a configuração para usar um ip ex. 192.168.0.103 ou invés de localhost, para testar o acesso em uma rede.
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Toledo,
Consegui: usar @'% para habilitar qualquer ip
GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'usuario'@'%' WITH GRANT OPTION;
GRANT ALL ON *.* to root@'%' IDENTIFIED BY 'password';
Consegui: usar @'% para habilitar qualquer ip
GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'usuario'@'%' WITH GRANT OPTION;
GRANT ALL ON *.* to root@'%' IDENTIFIED BY 'password';
Exemplo completo:
CREATE USER 'username'@'localhost' IDENTIFIED BY 'password';
GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'username'@'localhost' WITH GRANT OPTION;
CREATE USER 'username'@'%' IDENTIFIED BY 'password';
GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'username'@'%' WITH GRANT OPTION;
FLUSH PRIVILEGES;
CREATE USER 'username'@'localhost' IDENTIFIED BY 'password';
GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'username'@'localhost' WITH GRANT OPTION;
CREATE USER 'username'@'%' IDENTIFIED BY 'password';
GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'username'@'%' WITH GRANT OPTION;
FLUSH PRIVILEGES;
- rubens
- Colaborador

Bom dia...
Usar o MySQL com ADO é melhor do que usar MysQL com a classe TMySQL?
Também estou entrando agora no SQL e pelo que vi o ADO server para outras coisas também provenientes do Windows.
Com a TMySQL não é necessário Driver ODBC, somente o MySql instalado e a dll libmysql.dll.
Obrigado
Rubens
Usar o MySQL com ADO é melhor do que usar MysQL com a classe TMySQL?
Também estou entrando agora no SQL e pelo que vi o ADO server para outras coisas também provenientes do Windows.
Com a TMySQL não é necessário Driver ODBC, somente o MySql instalado e a dll libmysql.dll.
Obrigado
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você
"
- JoséQuintas
- Administrador

Se precisar de ajuda sobre ADO, qualquer programador de qualquer linguagem de programação pode ajudar.
Há muito material na internet sobre ele.
Até mesmo se decidir abandonar o Harbour, vai ter aprendido algo que serve pra qualquer linguagem de programação.
Se decidir por TMYSql, SQLMIX, ou algo do Harbour, vai estar isolado com quem usa o mesmo tipo de acesso.
Vai ter que descobrir por si só qual prefere usar.
Sempre tem vantagens e desvantagens conforme o que foi escolhido.
Me parece que o ADORDD, que não faz parte do Harbour, acaba permitindo usar mexendo pouco nos fontes.
E o SQLMIX é outra opção.
Lembrando que ADO é exclusivo do Windows.
Há muito material na internet sobre ele.
Até mesmo se decidir abandonar o Harbour, vai ter aprendido algo que serve pra qualquer linguagem de programação.
Se decidir por TMYSql, SQLMIX, ou algo do Harbour, vai estar isolado com quem usa o mesmo tipo de acesso.
Vai ter que descobrir por si só qual prefere usar.
Sempre tem vantagens e desvantagens conforme o que foi escolhido.
Me parece que o ADORDD, que não faz parte do Harbour, acaba permitindo usar mexendo pouco nos fontes.
E o SQLMIX é outra opção.
Lembrando que ADO é exclusivo do Windows.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Alguém conhece o Mysqlimport?
Então vai a dica, o mysqlimport sobe um txt para um banco mysql
O mysqlimport é equivalente ao Oracle's SQL LOADER
Exemplo:
asaprev é o banco
apm05.txt é o nome da tabela que vai subir com o nome apm05 (tem que ser o mesmo nome que está no banco)
Obs.: a tabela já deve estar criada antes de executar.
O ideal é criar um programa que crie todas as tabelas com a estrutura e depois rodar o mysqlimport
mysqlimport --delete --verbose --local --port=3306 --fields-terminated-by=, --lines-terminated-by="\r\n" --user=root --password=sistema asaprev apm05.txt
Pode usar também o parâmetro --delete (equivalente ao drop table)
Connecting to localhost
Selecting database asaprev
Deleting the old data from table apm05
Loading data from LOCAL file: D:/Harbour/h-MySQL/apm05.txt into apm05
asaprev.apm05: Records: 802707 Deleted: 0 Skipped: 0 Warnings: 0
Disconnecting from localhost
Vantagens: muito rápido! praticamente chapa o arquivo no banco.
http://dev.mysql.com/doc/refman/5.7/en/mysqlimport.html
Então vai a dica, o mysqlimport sobe um txt para um banco mysql
O mysqlimport é equivalente ao Oracle's SQL LOADER
Exemplo:
asaprev é o banco
apm05.txt é o nome da tabela que vai subir com o nome apm05 (tem que ser o mesmo nome que está no banco)
Obs.: a tabela já deve estar criada antes de executar.
O ideal é criar um programa que crie todas as tabelas com a estrutura e depois rodar o mysqlimport
mysqlimport --delete --verbose --local --port=3306 --fields-terminated-by=, --lines-terminated-by="\r\n" --user=root --password=sistema asaprev apm05.txt
Pode usar também o parâmetro --delete (equivalente ao drop table)
Connecting to localhost
Selecting database asaprev
Deleting the old data from table apm05
Loading data from LOCAL file: D:/Harbour/h-MySQL/apm05.txt into apm05
asaprev.apm05: Records: 802707 Deleted: 0 Skipped: 0 Warnings: 0
Disconnecting from localhost
Vantagens: muito rápido! praticamente chapa o arquivo no banco.
http://dev.mysql.com/doc/refman/5.7/en/mysqlimport.html
Executando o Mysqlimport de um ip diferente de localhost, use --host=192.168.0.103
mysqlimport --host=192.168.0.103 --protocol=tcp --delete --verbose --local --port=3306 --fields-terminated-by=, --lines-terminated-by="\r\n" --user=asaprev --password=asaprev asaprev teste.txt
mysqlimport --host=192.168.0.103 --protocol=tcp --delete --verbose --local --port=3306 --fields-terminated-by=, --lines-terminated-by="\r\n" --user=asaprev --password=asaprev asaprev teste.txt
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
Devo imaginar que todos aqui estão usando MySQL e SQLMix. Sem sim, estão usando em produção?
asimoes
O arquivo TXT que voce se refere contém as sentenças em SQL?
Devo imaginar que todos aqui estão usando MySQL e SQLMix. Sem sim, estão usando em produção?
asimoes
O arquivo TXT que voce se refere contém as sentenças em SQL?
Neste caso o mysqldump serviria?O ideal é criar um programa que crie todas as tabelas com a estrutura e depois rodar o mysqlimport
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Olá Rochinha,
Não o arquivo texto é tipo esse: delimitado com virgula ou outra caracter de separação entre campos
101,302,101042010,016/1200/8700302-2,NULL,'',2010-04-10,N,042010,150.00,0.00,NULL,0.00,,0.00,0.00,'','','',F
Não o arquivo texto é tipo esse: delimitado com virgula ou outra caracter de separação entre campos
101,302,101042010,016/1200/8700302-2,NULL,'',2010-04-10,N,042010,150.00,0.00,NULL,0.00,,0.00,0.00,'','','',F
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
Pensando em automatizar minha instalação perfiz o seguinte script usando InnoSetup:
Eu usei as versões MySQL Server 5.5.11 e MySQL ODBC 3.51.30, mas nada impede de usar outras versões, bastando mudar as linhas:
#define MySQLServer "C:\TEMP\mysql-5.5.11-win32.msi"
#define MySQLODBC "C:\TEMP\mysql-connector-odbc-3.51.30-win32.msi"
Pensando em automatizar minha instalação perfiz o seguinte script usando InnoSetup:
Eu usei as versões MySQL Server 5.5.11 e MySQL ODBC 3.51.30, mas nada impede de usar outras versões, bastando mudar as linhas:
#define MySQLServer "C:\TEMP\mysql-5.5.11-win32.msi"
#define MySQLODBC "C:\TEMP\mysql-connector-odbc-3.51.30-win32.msi"
- Anexos
-
MySQLi.rar- Coloquei como anexo porque não foi possível inserí-lo nas tags CODE
- (1.24 KiB) Baixado 257 vezes
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
Depois de gerada a instalação acima eu usei o seguinte script para dimuir o tamanho da mesma adicionando um utilitário:
Será gerado na pasta OUTPUT o SetupMySQL.exe que deve ser utilizado para instalar em outras máquinas.
Caso queiram testar a instalação, peguem o arquivo SetupMySQL.exe
Depois de gerada a instalação acima eu usei o seguinte script para dimuir o tamanho da mesma adicionando um utilitário:
Será gerado na pasta OUTPUT o SetupMySQL.exe que deve ser utilizado para instalar em outras máquinas.
Caso queiram testar a instalação, peguem o arquivo SetupMySQL.exe
- Anexos
-
SetupMySQL.rar- Não consegui colocar o código no corpo do post por causa de algum caracter estranho no texto.
- (947 Bytes) Baixado 259 vezes
Meus amigos,
Estou tendo um problema para instalar o ODBC em novas máquinas, não está conectando.
Em contato com o provedor, eles me disseram:
No provedor que eu usava antes, funcionava sem problema. Neste atual, não tenho certeza se já funcionou.
O estranho é que, nas máquinas que eu já tinha instalado antes, com o provedor anterior, embora a conta lá nem exista mais, meu sistema continua rodando normalmente, usando a base de dados do novo provedor.
Inclusive nesta máquina que estou usando agora, está configurado como localhost, mas mesmo assim o acesso à base do provedor atual funciona normalmente.
Só que não consigo configurar para funcionar em novas máquinas.
Alguém poderia me ajudar com isto?
Estou tendo um problema para instalar o ODBC em novas máquinas, não está conectando.
Em contato com o provedor, eles me disseram:
Sinceramente, não entendi bem o que eles quiseram dizer.O ODBC PHP é usado para o PHP fazer as conexões do banco de dados para outros servidores (como servidores MS SQL). Ele não tem nenhuma relação com o ODBC do computador, podendo ser necessário a instalação para conseguir conexão usando este driver.
Neste momento o ODBC está instalado no servidor e funcionando normalmente.
Consigo conexão normal usando o login do cPanel.
Deve verificar a presença do ODBC no seu computador, até porque conseguia fazer conexão com o servidor mesmo no servidor não tendo ODBC e deixou de conseguir conectar. O driver não está respondendo no seu computador e não era falha no servidor, como imaginado inicialmente.
===================
root@jupiter [~]# php -m | grep odbc
odbc
No provedor que eu usava antes, funcionava sem problema. Neste atual, não tenho certeza se já funcionou.
O estranho é que, nas máquinas que eu já tinha instalado antes, com o provedor anterior, embora a conta lá nem exista mais, meu sistema continua rodando normalmente, usando a base de dados do novo provedor.
Inclusive nesta máquina que estou usando agora, está configurado como localhost, mas mesmo assim o acesso à base do provedor atual funciona normalmente.
Só que não consigo configurar para funcionar em novas máquinas.
Alguém poderia me ajudar com isto?
Inacio de Carvalho Neto
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
cjp
O seu provedor tem instalado o ODBC para uso dos sites e portanto há de funcionar corretamente, quando voce usa em .PHP do seu site os endereços 127.0.0.1 E localhost porque estes endereços estão sendo entendidos dentro do site.
Voce diz que o serviço que tinha antes nem existe mais, mas o banco de dados remoto funciona é porque a base de dados que você criou, o usuário e a senha de acesso ainda estão ativos e você tem sorte que eles não desabilitaram.
Quando você diz que acesso por localhost na sua máquina é porque você "está acessando a SUA máquina". Não existe meios de você acessar os endereços 127.0.0.1 E localhost porque eles são locais. Você não pode acessar um IP remoto sem estar no acesso remoto a ele.
Desligue o cabo de rede e o acesso wifi de sua máquina e teste seu programa. Se ele continuar acessando normalmente é porque você está trabalhando somente em sua máquina achando que acessa remoto.
Portanto quando o provedor diz: ...nosso ODBC está instalado e rodando sem problemas...[/b] é porque lá está instalado.
Você precisa ter instalado no seu computador o ODBC também.
Outra coisa:
Quando se faz acesso ao MySQL localmente você usa em sua string o direcionamento local, mas quando você acessa um MySQL remotamente, é praxe dos hosts lhe informar o endereço do banco de dados , porta, etc.
No meu provedor o meu site acessa o MySQL pelo endereço www.winsecuremysql.com.br, porta 3306, mas se preciso acessar a mesma base de forma remota o endereço já é www.winsecuremysql-remoto.com.br, porta 3307.
Portanto reveja suas instalações e consiga uma correta configuração.
cjp
O seu provedor tem instalado o ODBC para uso dos sites e portanto há de funcionar corretamente, quando voce usa em .PHP do seu site os endereços 127.0.0.1 E localhost porque estes endereços estão sendo entendidos dentro do site.
Voce diz que o serviço que tinha antes nem existe mais, mas o banco de dados remoto funciona é porque a base de dados que você criou, o usuário e a senha de acesso ainda estão ativos e você tem sorte que eles não desabilitaram.
Quando você diz que acesso por localhost na sua máquina é porque você "está acessando a SUA máquina". Não existe meios de você acessar os endereços 127.0.0.1 E localhost porque eles são locais. Você não pode acessar um IP remoto sem estar no acesso remoto a ele.
Desligue o cabo de rede e o acesso wifi de sua máquina e teste seu programa. Se ele continuar acessando normalmente é porque você está trabalhando somente em sua máquina achando que acessa remoto.
Portanto quando o provedor diz: ...nosso ODBC está instalado e rodando sem problemas...[/b] é porque lá está instalado.
Você precisa ter instalado no seu computador o ODBC também.
Outra coisa:
Quando se faz acesso ao MySQL localmente você usa em sua string o direcionamento local, mas quando você acessa um MySQL remotamente, é praxe dos hosts lhe informar o endereço do banco de dados , porta, etc.
No meu provedor o meu site acessa o MySQL pelo endereço www.winsecuremysql.com.br, porta 3306, mas se preciso acessar a mesma base de forma remota o endereço já é www.winsecuremysql-remoto.com.br, porta 3307.
Portanto reveja suas instalações e consiga uma correta configuração.