Nascimento...
Não consegui resolver o problema do adicionar o controle depois do formulário criado/definido... Isso foi tentado porque a IDE da minigui extends tava com erro na hora de salvar o formulário tava salvando errado.
Era para salvar:
Código: Selecionar todos
DEFINE STATUSBAR PARENT FCADASTRO FONT "Courier New" SIZE 14 BOLD
STATUSITEM "VENDEDOR:" WIDTH 270 FONTCOLOR {255,255,255} BACKCOLOR {0,0,0}
END STATUSBAR
e a IDE salvava
Código: Selecionar todos
DEFINE STATUSBAR PARENT FCADASTRO FONT "Courier New" SIZE 14 BOLD
STATUSITEM "VENDEDOR:" WIDTH 270 FONTCOLOR "{255,255,255}" BACKCOLOR "{0,0,0}"
END STATUSBAR
As cores eram salvas entre aspas o que dá erro de compilação. Como o meu controle STATUSBAR tinha 07 itens, toda vez que eu salvava o Formulário pela IDE eu tinha que entrar na editar o formulário e fazer a correção (remover as aspas). Solicitei a correção ao Grigory Filatovi através de e-mail. Achei que ia demorar a correção e abri este tópico aqui, porque se houvesse como inserir o controle depois de definido o formulario tava fácil de resolver. Era só colocar no on init do formulário uma função para criar o controle. Mas não descobri como fazer isso, ou melhor, não descobrimos. Descobri(mos) como mudar as propriedades do STATUSBAR/STATUSITEM depois de criado, mas para mudar a cor que era o objetivo do post, só era possível se definisse uma cor na sua criação dentro do formulário...Voltamos ao início. E para minha surpresa, dois dias após solicitar a correção na IDE, o Grirory respondeu o e-mail informando que a correção havia sido efetuada, bastava atualizar a IDE. Atualizei, recriei o controle no Formulário e beleza, corrigido. resolveu o problema inicial.
Agora só para por lenha na fogueira, a questão da criação de controles depois do formulário definido, me interessa e muito. Já pensou você poder criar um formulário de cadastro ou até de impressão padrão e conforme a opção escolhida no menu, bastasse carregar o formulário e adicionar nele os controles que forem necessários, tipo uma herança de classe ou generalização !!!! ia agilizar muito...
Rubens