Cadastro de produtos para supermercados em formato DBF?
Moderador: Moderadores
- Jairo Maia
- Moderador
Olá José,
Este tipo de tabela não é disponibilizado gratuitamente na internet. Obviamente quem trabalha com varejo pode ter clientes com um banco razoável de dados, mas isso pertence ao cliente.
Para panificadoras e farmácias tabelas quase atualizadas você encontra até sem muita dificuldade na internet, mas para supermercados somente comprando.
Uma delas pode ser aqui: Relação de Produtos com EAN, NCM e Fotos.
Este tipo de tabela não é disponibilizado gratuitamente na internet. Obviamente quem trabalha com varejo pode ter clientes com um banco razoável de dados, mas isso pertence ao cliente.
Para panificadoras e farmácias tabelas quase atualizadas você encontra até sem muita dificuldade na internet, mas para supermercados somente comprando.
Uma delas pode ser aqui: Relação de Produtos com EAN, NCM e Fotos.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Poderiam me enviar essa base? Acho um absurdo pagar para ter esses dados, como alguns sites fazem. Qualquer mercado tem esses dados, até porque precisam deles para seu pdv.
Infelizmente as pessoas querem levar vantagem financeira em tudo.
Se tivesse essa base, disponibilizaria aos amigos sem problemas, afinal, estamos aqui para ajudar. Infelizmente nem todos pensam assim.
Infelizmente as pessoas querem levar vantagem financeira em tudo.
Se tivesse essa base, disponibilizaria aos amigos sem problemas, afinal, estamos aqui para ajudar. Infelizmente nem todos pensam assim.
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Seja bem-vindo ao fórum!
Pela idade e evolução deste tópico, poderás ver que a realidade é esta mesmo que você citou. É informação que ninguém dá de graça. Boa sorte!
Seja bem-vindo ao fórum!
Pela idade e evolução deste tópico, poderás ver que a realidade é esta mesmo que você citou. É informação que ninguém dá de graça. Boa sorte!
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Alexandre Santos (AlxSts)
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
Marsilba
Este tipo de base de dados não compensa você adquirir nem comprado nem de graça, pois os produtos ainda são muito regionalizados, quando não produzidos por grandes fazendas da região dos supermercados.
O que você precisa é de uma base inicial que poderá ter itens replicados, exemplo, massa de tomate, como padrão e um campo para armazenar a marca( cica, etti, etc), no momento da inclusão do item no estoque basta concatenar as suas string e forma o nome.
Talvez na região de seu cliente estas marcas nem existam portanto o meu cadastro(que não tenho) já não serviria para você.
Listas básicas:
Lista de Supermercado
Lista de Hortifruti
Lista de Carnes e Frutos do Mar
Boa sorte.
Marsilba
Este tipo de base de dados não compensa você adquirir nem comprado nem de graça, pois os produtos ainda são muito regionalizados, quando não produzidos por grandes fazendas da região dos supermercados.
O que você precisa é de uma base inicial que poderá ter itens replicados, exemplo, massa de tomate, como padrão e um campo para armazenar a marca( cica, etti, etc), no momento da inclusão do item no estoque basta concatenar as suas string e forma o nome.
Talvez na região de seu cliente estas marcas nem existam portanto o meu cadastro(que não tenho) já não serviria para você.
Listas básicas:
Lista de Supermercado
Lista de Hortifruti
Lista de Carnes e Frutos do Mar
Boa sorte.
- Anexos
-
Lista-de-Compras-de-Supermercado-2003.xls- (33.5 KiB) Baixado 938 vezes
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Logicamente cada mercado tem seu mix de produtos e um mercado regional, de bairro, não tem a mesma quantidade de produtos como um Pão de Açúcar, Extra ... Mesmo um mercado pequeno, tem em média uns 10.000 itens cadastrados.
Esse cadastro pode ser feito manualmente, usando o celular para ler o código de barras e escrever a descrição do produto, salvando-o em um banco qualquer. Só que isso daria um trabalho danado e só em último caso.
O que todos pedem aqui, acho eu, seria uma base de um mercado mesmo pequeno, onde logicamente teria os produtos mais vendidos em qualquer tipo de mercado, independente do tamanho, como refrigerantes (Coca-Cola, Guaraná), cervejas (Skol, Brahma).
Qualquer pessoa que tenha desenvolvido algum sistema para um mercado, teria acesso a essa base, ou alguém que dê suporte ao sistema também teria acesso. Mas ninguém disponibiliza aos amigos aqui.
O pior é que esses dados não são específicos do mercado, nem teria como identificar quem o fez, seria apenas o código de barras e a descrição do produto. Como já disse anteriormente, qualquer pessoa poderia fazer isso, mas seria um trabalho danado fazer manualmente.
Estou em contato com alguns mercados regionais e se conseguir a lista deixo aqui para download dos que precisarem.
Esse cadastro pode ser feito manualmente, usando o celular para ler o código de barras e escrever a descrição do produto, salvando-o em um banco qualquer. Só que isso daria um trabalho danado e só em último caso.
O que todos pedem aqui, acho eu, seria uma base de um mercado mesmo pequeno, onde logicamente teria os produtos mais vendidos em qualquer tipo de mercado, independente do tamanho, como refrigerantes (Coca-Cola, Guaraná), cervejas (Skol, Brahma).
Qualquer pessoa que tenha desenvolvido algum sistema para um mercado, teria acesso a essa base, ou alguém que dê suporte ao sistema também teria acesso. Mas ninguém disponibiliza aos amigos aqui.
O pior é que esses dados não são específicos do mercado, nem teria como identificar quem o fez, seria apenas o código de barras e a descrição do produto. Como já disse anteriormente, qualquer pessoa poderia fazer isso, mas seria um trabalho danado fazer manualmente.
Estou em contato com alguns mercados regionais e se conseguir a lista deixo aqui para download dos que precisarem.
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
Marsilba
Ficamos agradecidos, mas se por acaso alguns de nós encontrar-mos, com certeza disponibilizaremos.
Marsilba
Ficamos agradecidos, mas se por acaso alguns de nós encontrar-mos, com certeza disponibilizaremos.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
Marsilba,
Anexo a lista de produtos de um ex cliente meu, com cerca de 22.000 itens.
O campo NOME é composto pelos campos NOME1 a 5, então dá pra separar só por fabricante, por unidade, etc.
Precisa atualizar, complementar, mas como ponto de partida, quem sabe ajuda...
Anexo a lista de produtos de um ex cliente meu, com cerca de 22.000 itens.
O campo NOME é composto pelos campos NOME1 a 5, então dá pra separar só por fabricante, por unidade, etc.
Precisa atualizar, complementar, mas como ponto de partida, quem sabe ajuda...
- Anexos
-
mercado.zip- (1.7 MiB) Baixado 1206 vezes
Eolo,
Obrigado pela ajuda. Pelo que vi no arquivo, já seria o que preciso.
Tenho certeza que também servirá para outros, que participam deste fórum em específico.
Possui uma boa quantidade de produtos, ordenados por fabricante e medidas. Realmente muito boa a base. Bem completa.
Mais uma vez, obrigado pela ajuda.
Obrigado pela ajuda. Pelo que vi no arquivo, já seria o que preciso.
Tenho certeza que também servirá para outros, que participam deste fórum em específico.
Possui uma boa quantidade de produtos, ordenados por fabricante e medidas. Realmente muito boa a base. Bem completa.
Mais uma vez, obrigado pela ajuda.
Marsilba,Só que isso daria um trabalho danado e só em último caso.
Bota trabalho nisso: eu montei esse cadastro pessoalmente, na unha, foram uns dois meses dormindo o que dava.
E pode usar sem susto: ele não contém informações sensíveis do cliente (preço, margem etc., campos que obviamente deletei antes de publicar), então não há prejuízo a ninguém.
Complementando...
Esse mercado (creio que a exemplo de outros mercados pequenos/médios, vendia produtos SEM código de barras (produtos locais, artesanato etc.), só que esse código era obviamente obrigatório no programa.
Então, eu criei uma rotina pra “gerar” um código LOCAL, numerado sequencialmente a partir de 1, para esses casos. Se você ordenar a planilha pela coluna BARRA, vai ver lá em cima os códigos 1-7, 2-4, 3-1, 4-8, 5-5 etc., que é o tal código local sequencial, mais o DV (do EAN13).
Se não me engano, alguém já publicou no forum a fórmula de cálculo do DV.
Com isso, nenhum produto fica sem código e todos são reconhecidos normalmente pelos leitores.
Esse mercado (creio que a exemplo de outros mercados pequenos/médios, vendia produtos SEM código de barras (produtos locais, artesanato etc.), só que esse código era obviamente obrigatório no programa.
Então, eu criei uma rotina pra “gerar” um código LOCAL, numerado sequencialmente a partir de 1, para esses casos. Se você ordenar a planilha pela coluna BARRA, vai ver lá em cima os códigos 1-7, 2-4, 3-1, 4-8, 5-5 etc., que é o tal código local sequencial, mais o DV (do EAN13).
Se não me engano, alguém já publicou no forum a fórmula de cálculo do DV.
Com isso, nenhum produto fica sem código e todos são reconhecidos normalmente pelos leitores.
Eolo,
Vi sim os códigos e sei que alguns produtos, como os vendidos à granel ou por peso como presunto, queijo ... tem seus códigos próprios.
Esta base está bem completa, dá para trabalhar em cima dela sem problemas.
Obrigado pela ajuda. Abs.
Vi sim os códigos e sei que alguns produtos, como os vendidos à granel ou por peso como presunto, queijo ... tem seus códigos próprios.
Esta base está bem completa, dá para trabalhar em cima dela sem problemas.
Obrigado pela ajuda. Abs.
Eolo,
Apenas para complementar, sua base já foi baixada 24 vezes até o momento.
Para ver como as pessoas precisam dessas informações.
Tenho certeza que ajudará muitos aqui.
Abs.
Apenas para complementar, sua base já foi baixada 24 vezes até o momento.
Para ver como as pessoas precisam dessas informações.
Tenho certeza que ajudará muitos aqui.
Abs.
-
Kapiaba
- Colaborador

- Contato:
Covertido a .DBF, muito bom. Meus agradecimentos.
Obg. abs.
Obg. abs.
- Anexos
-
MERCADO.ZIP- (2.7 MiB) Baixado 786 vezes
Legal que tá ajudando. Chic.Para ver como as pessoas precisam dessas informações.
Publiquei como XLS pra facilitar a consulta inicial. Mais fácil reordenar por coluna(s) e avaliar o conteúdo.Covertido a .DBF, muito bom.
Depois, quem tivesse interesse, converteria pra DBF.
Mas valeu! Vc se adiantou à necessidade. Chic.
Cadastro é um treco complicado.Para os "novatos"
Você define um padrão (principalmente de olho na indexação) e o usuário acaba ferrando. Um exemplo: vc define a abreviação KG e o usuário soca "Kg, kg, Quilo, Kilo etc.", depois reclama que na pesquisa por produtos a KG uma série deles não aparece...
O "KG" ainda aparece no fim da string, então o problema seria "menor". Duro é você definir "PAO" (sem acento) e o usuário começar a cadastrar "PÃO", "PAUM", "FILÃO", etc. Aí, na indexação (considerando a acentuação), alguns produtos "somem", então o cliente liga reclamando que o sistema tá com algum pau... O que cliente não sabe, nem se interessa, é que A e à têm ASCII diferentes...
Enfim, precisa cuidar disso: "banco de dados sólido, bem montado, é meio caminho andado".
Complementando: um exemplo ótimo é o SHAMPOO (como está escrito no rótulo). Só que o Zé Ruela se permite cadastrar do jeito que ele entende, então aparece "SHAMPU, CHAMPOO, XAMPU" etc etc. Aí só rezando pra algum santo forte...
-
edmarfrazao
- Usuário Nível 3

alguem tem esta tabela?
CNP - Cadastro Nacional de Produtos
https://www.gs1br.org/servicos-e-soluco ... dutos.aspx
CNP - Cadastro Nacional de Produtos
https://www.gs1br.org/servicos-e-soluco ... dutos.aspx