Alguém poderia me indicar o melhor editor para Harbour

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

Eduardo Pinho
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eduardo Pinho »

Depois que o edit do DOS morreu no meu novo note win10-64, procuro um editor de textos voltado pro Harbour.
Pelo que andei lendo o xDevStudio seria ótimo mas o site do Vailton não funciona, não consigo cadastrar.
Alguém tem o instalador pra me passar ou um outro link pra eu baixar?
Tentei o notepad++ mas ele nao tem o Harbour na lista de linguagens.
Alguém pode me dar dicas?
Obrigado.
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

xDev ... passa teu e-mail q mando pra vc
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Não sei se isto já caiu em domínio público mas, consegue colocar na Seção de Downloads do Fórum?
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Eduardo Pinho
Colaborador
Colaborador

xcaed@yahoo.com.br

Agradeço se enviar o instalador do xDev.

Também to precisando muito da versao da biblioteca visual do clipper que no site do Vailton diz que ele desenvolveu uma versao compativel e disponibilizou pra download, mas nao consigo fazer o cadastro pra baixar.

Por acaso voce tem ou sabe alguma dica pra conseguir baixar lá no Vailton? Mandei email mas ele não respondeu...
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Enviado...

Vou tentar colocar em Downloads.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
Eduardo Pinho
Colaborador
Colaborador

ErroXdev.JPG
ErroXdev.JPG (10.92 KiB) Exibido 2327 vezes
Instalei aqui em casa no XP e nao funcionou, dá um erro... (imagem anexa)
Será que no win10 do escritorio vai funcionar?
Alguém sabe corrigir isso?
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Não existe "melhor editor para o Harbour".
O que existe é: melhor editor pra você.
Vai ter que dar uma olhada em cada um e decidir com qual se sente mais confortável.

Aqui eu uso o programmers notepad.
Foi o único que me convenceu a deixar o QEdit.

Passei por isto, por isso aproveito pra indicar o que usei:
Usava um BAT para o QEDIT. Q.BAT.
Só deixei pra valer mesmo quando alterei o BAT pra carregar o programmers notepad "na marra".
Se deixar fácil, vai acabar sempre pegando o anterior, dependendo do quanto estiver acostumado.

Até hoje tenho na máquina o PE2 (da IBM) e o QEdit, mas fazem anos que não uso nenhum dos dois.

Importante também:
Verifique qual a codepage que vai usar.
Os editores do DOS costumam trabalhar com a codepage US, enquanto os editores do Windows costumam trabalhar com a codepage default do Windows (no nosso caso PT-BR) ou UTF-8.
A diferença está nos caracteres acentuados, e outros mais, que vai estar vendo uma coisa no fonte, e pode não ser a mesma na tela.

Aqui uso PTBR no Harbour e PTBR no editor de texto.
Até se abrir o fonte no bloco de notas fica igual.

Então...
Vai ter que escolher o melhor que se adapta a você e ao seu modo de trabalho.

Importante também:
Se ficar escolhendo muito... vai ficar só escolhendo e não decidir por nenhum.... rs

Se quiser dar uma olhada no pnotepad:
http://www.pnotepad.org/

Tem um tutorial aqui, pra "algo mais":
https://pctoledo.org/forum/viewto ... rs+notepad
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Eduardo Pinho
Colaborador
Colaborador

Obrigado, Quintas, pelas dicas.
Concordo com você. Não quero ficar escolhendo muito com muitas exigencias, nao.
Só queria algum que reconheça os comandos do Harbour.
Por isso me interessei pelo xDev, já que baixei o notepad++ e vi que o Harbour nao consta nas linguagens.
Esse programers notepad reconhece o Harbour?
Abc
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Bom dia...

A xDev não reconhece harbour. Através de uma tecnologia 'gamb' que o Fladimir criou é possível compilar com o harbour.
Não é o melhor editor mas com certeza o VAilton fez um serviço excelente com ele.
Tem recursos simples que ajudam bastante, tipo numa linha com vários parenteses a medida que você vai digitanto ele vai mostrando quais parenteses ele tá fechando, ou então na hora que você tá digitando uma função reservada ou udf, basta pressionar ctrl+barra de espaços e ele mostra uma relação das funções que começam com parte que você digitou, tem também a função de templates que você pode usar as que vem com a xdev ou pode criar as suas, basta pressione ctrl+alt+t e selecionar a template que você quer, tem também a relação de programas do projeto e relação de funções e procedures de cada projeto, o recurso de duplicar a linha também com ctrl+d ajuda bastante.

O Notepad++ eu cheguei a testar. Gostei muito, mas na época não dispunha de muito tempo para aprender usar ele e revolvi continuar a com a xDev.
De repente para vocÊ que tá trocando de editor compensa dar uma olhada também. Eu por exemplo no momento prefiro ficar com a xDev.

Para resolver o seu problema, vai na pasta que você instalou a xDev, clica com o botão direito no executável e localiza o item 'executar como administrador' que deve resolver. Principalmente no 10.

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Esse programers notepad reconhece o Harbour?
Depende do que quer dizer com isso.

- Indentação e code folding são automáticos, porque são baseados nas colunas do fonte
- Colorização é de acordo com a lista de palavras chaves cadastradas. Se não tiver lá, é só colocar na lista
- Auto preenchimento nunca usei e esqueci como funciona

De início, se não quiser configurar nada, é selecionar o esquema do VB.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Talvez mais fácil se disser que tipo de recurso procura no editor.
Apesar dizer se reconhece o Harbour não é suficiente, porque há vários níveis que podem ser considerados nesse "reconhecimento".
No geral, aquele tutorial que indiquei mostra o que dá pra usar no pnotepad.
José M. C. Quintas

Eduardo Pinho
Colaborador
Colaborador

Obrigado Quintas
Obrigado Rubens, executar como administrador no Win10 funcionou.

Reconhecer o Harbour que quero dizer, seria o editor já conhecer todas as palavras chaves, funçoes nativas etc, e que já matasse erros de digitação, e desse outros auxilios referentes aos comandos e funçoes do Harbour. Ou seja, estar voltado para programadores Harbour.

Como usava o Edit, não estou familiarizado com todos esses recursos, e quais recursos existem ou não existem. Apenas imagino alguns que ajudariam, mas não sei se existem.

No notepad++ já fiz um bat chamado "edit" (como o Q do Quintas) usando o start que abre o projeto inteiro em abas bastando digitar o nome do projeto. Como todos os meus projetos tem um nome fixo e o resto é fixo1 fixo2 fixo2a fixo2relats etc, basta digitar "Edit Fixo" que o bat já abre tudo em abas incluindo os prgs de funçoes comuns a todos os projetos.

E aí, estando tudo aberto em abas, seria ótimo se de alguma forma eu selecionando uma função no prg o editor já me levasse direto ao outro prg onde está a construção da função. No edit perdia tempo as vezes pra achar em qual prg estava tal funçao, principalmente em projetos feitos por terceiros.

Acho que essa seria a maior ajuda do novo editor, pois erro de digitação até ajudaria mas na compilação já vou detectar também, então talvez não seja essencial.

Aproveitando o ensejo, to precisando muito baixar a versao da VisualLib que tem no site do Vailton mas não consigo me cadastrar, o site está com problemas. Alguém que tenha cadastro lá poderia baixar e me passar?

Abcs
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Não conheço nenhum que já faça checagem de digitação errada, pelo menos para o Harbour.

Sobre procurar em fontes diferentes, acho que qualquer editor faz isso, não precisa nem abrir todos os fontes.

Só lembrando que o Harbour aceita fonte C no meio dos PRGs também, então vai complicar mais ainda uma IDE própria pra ele, e mais ainda que aceite tudo que é opção.
José M. C. Quintas

lucimauro
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por lucimauro »

Eu uso a Hbide, demorou para que eu me acostumasse com ela mais hoje estou totalmente adaptado.
Eduardo Pinho
Colaborador
Colaborador

Obrigado a todos.
Vou fuçar e testar.
Se alguém tiver cadastro no site do Vailton (nao consigo fazer o meu) e puder baixar a VisualLib dele pra mim, me avisem, por favor.
Abcs
Responder