Fim do Emissor Gratuito
Moderador: Moderadores
Fim do Emissor Gratuito
Bom dia.
Com o descontinuação do emissor gratuito de nfe, estou com um grande problema. Meus sistemas são todos desenvolvidos em clipper, gero o arquivo txt e importo para o emissor gratuito. Que saída tenho agora? Alguém tem alguma sugestão?
Desde de já agradeço.
Darc
Com o descontinuação do emissor gratuito de nfe, estou com um grande problema. Meus sistemas são todos desenvolvidos em clipper, gero o arquivo txt e importo para o emissor gratuito. Que saída tenho agora? Alguém tem alguma sugestão?
Desde de já agradeço.
Darc
- Jairo Maia
- Moderador
Fim do Emissor Gratuito
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Fim do Emissor Gratuito
Bom dia, Jairo.
Já estou lendo, inclusive estou tentando acessar a página no Projeto ACBr, mas a mesma não esta respondendo.
Já estou lendo, inclusive estou tentando acessar a página no Projeto ACBr, mas a mesma não esta respondendo.
- JoséQuintas
- Administrador

Fim do Emissor Gratuito
De TXT pra XML é relativamente fácil.
Na prática, o único problema com o DOS é que ele gera um control-Z como final de arquivo sempre, mas pode ser contornado usando as funções fOpen(), fClose(), etc, ou até um programa externo.
XML não é um bicho de 7 cabeças, e se gera TXT já tem a parte mais difícil pronta.
Usando XML já libera qualquer solução existente.
Componentes grátis tem o ACBR e o UNINFE/UNIDANFE.
Destes aqui uso só o Unidanfe pra gerar PDFs (que pode ser usado pra imprimir NFE, CTE, MDFE, carta de correção, etc).
Aproveita estes meses que tem o emissor pra ajudar em testes, e comece a pensar no XML, pra ter opções ilimitadas.
No final acaba sendo mais fácil trabalhar com o XML do que com o TXT, pra resolver problemas e até pra acrescentar "novidades".
Lembre-se que como não vai existir TXT oficial depois, cada solução pode inventar um padrão diferente.
Quanto à comunicação entre o aplicativo e ACBR/UNINFE, é na base de MemoRead() e MemoWrit(), relativamente simples.
É só não ter pressa, porque às vezes uma única letra já causa problema, e se tiver pressa, não vai "enxergar" essa letra.
É fazer uma coisa de cada vez, entender o que está fazendo, testar, e só depois ir pra próxima etapa.
Assim, uma etapa vai sendo mais rápida que a outra, porque já vai saber o que pode acontecer.
Se tentar tudo correndo, tudo de uma vez, pode ter vários "mesmos problemas" pra resolver, e não vai ter tempo de entender.
Não é obrigatório, e não depende disso, mas se achar que pode usar o Harbour pro seu aplicativo pode ajudar.
Senão tudo bem.
Em último caso pode até usar o Harbour pra ajudar a remover o Ctrl-Z do TXT ou XML.
Nada complicado, só isto:
Só vai ler o arquivo DOS que tem control-Z, e gravar sem control-Z.
E no Clipper:
Fique tranquilo, faça tranquilo, que dá tudo certo.
Só não deixe pra última hora.
É simples, mas é trabalhoso.
É igual construir uma parede de tijolos.
Gaste bastante tempo nos primeiros tijolos.
O que aprender nesses primeiros tijolos, vai te ajudar e facilitar em todos os outros.
Nos últimos tijolos, vai ter fazendo rápido e de olhos fechados..... rs
Na prática, o único problema com o DOS é que ele gera um control-Z como final de arquivo sempre, mas pode ser contornado usando as funções fOpen(), fClose(), etc, ou até um programa externo.
XML não é um bicho de 7 cabeças, e se gera TXT já tem a parte mais difícil pronta.
Usando XML já libera qualquer solução existente.
Componentes grátis tem o ACBR e o UNINFE/UNIDANFE.
Destes aqui uso só o Unidanfe pra gerar PDFs (que pode ser usado pra imprimir NFE, CTE, MDFE, carta de correção, etc).
Aproveita estes meses que tem o emissor pra ajudar em testes, e comece a pensar no XML, pra ter opções ilimitadas.
No final acaba sendo mais fácil trabalhar com o XML do que com o TXT, pra resolver problemas e até pra acrescentar "novidades".
Lembre-se que como não vai existir TXT oficial depois, cada solução pode inventar um padrão diferente.
Quanto à comunicação entre o aplicativo e ACBR/UNINFE, é na base de MemoRead() e MemoWrit(), relativamente simples.
É só não ter pressa, porque às vezes uma única letra já causa problema, e se tiver pressa, não vai "enxergar" essa letra.
É fazer uma coisa de cada vez, entender o que está fazendo, testar, e só depois ir pra próxima etapa.
Assim, uma etapa vai sendo mais rápida que a outra, porque já vai saber o que pode acontecer.
Se tentar tudo correndo, tudo de uma vez, pode ter vários "mesmos problemas" pra resolver, e não vai ter tempo de entender.
Não é obrigatório, e não depende disso, mas se achar que pode usar o Harbour pro seu aplicativo pode ajudar.
Senão tudo bem.
Em último caso pode até usar o Harbour pra ajudar a remover o Ctrl-Z do TXT ou XML.
Nada complicado, só isto:
Código: Selecionar todos
PARAMETERS cNomeDoArquivo
hb_MemoWrit( MemoRead( cNomeDoArquivo ) )
E no Clipper:
RUN ( "programa.exe arquivo.txt" )
Só não deixe pra última hora.
É simples, mas é trabalhoso.
É igual construir uma parede de tijolos.
Gaste bastante tempo nos primeiros tijolos.
O que aprender nesses primeiros tijolos, vai te ajudar e facilitar em todos os outros.
Nos últimos tijolos, vai ter fazendo rápido e de olhos fechados..... rs
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
- Jairo Maia
- Moderador
Fim do Emissor Gratuito
Olá José,
Resumindo: A comunicação em TXT é apenas entre a aplicação e o ACBr que por sua vez envia o XML criado com base no TXT no padrão ACBr.
Com certeza José. Concordo também. Porém, na verdade, trabalho e indico o ACBrMonitor, porque achei bem mais fácil adaptar o sistema para gerar um arquivo TXT no formato do ACBr. Ao enviar esse arquivo TXT ao ACBr, ele cria o XML e envia o XML para gerar a nota. Tem a opção de enviar também o TXT no formato da SEFAZ, mas nunca usei, sempre uso a opção para gerar o XML e enviar. Esse XML de envio fica disponível ao usuário também.JoséQuintas escreveu:Aproveita estes meses que tem o emissor pra ajudar em testes, e comece a pensar no XML, pra ter opções ilimitadas.
Resumindo: A comunicação em TXT é apenas entre a aplicação e o ACBr que por sua vez envia o XML criado com base no TXT no padrão ACBr.
Abraços, Jairo
- JoséQuintas
- Administrador

Fim do Emissor Gratuito
Provavelmente também aceita em formato XML, que é padrão geral.
Acontece em alguns conversores que acaba dando erro no XML, e aí a pessoa não sabe resolver pelo TXT.
Nesse caso vai depender de quem use txt, ou de correção/ajuste no conversor.
Se for deixar pra depois... vai sempre deixar pra depois... rs
Acontece em alguns conversores que acaba dando erro no XML, e aí a pessoa não sabe resolver pelo TXT.
Nesse caso vai depender de quem use txt, ou de correção/ajuste no conversor.
Se for deixar pra depois... vai sempre deixar pra depois... rs
José M. C. Quintas
- rubens
- Colaborador

Fim do Emissor Gratuito
Bom dia...
O acbr aceita o arquivo no formato xml também... é só configurar no monitor que vai comunicar xml.
Hoje os comandos do txt do acbr estão praticamente os mesmos do xml, então essa conversão não vai ser difícl e nem muito complicada.
A Questão é que na geração do txt é mais fácil e amigável do que gerar o xml manual. Para quem já trabalha com xml é mais fácil, mas para quem vai começar do zero o txt fica mais de entender..
Bom vai depender de cada um. O que achar mais fácil.
MAs o que precisamos mesmo é criar uma força tarefa para por o hbnfe para funcionar mesmo né... ?!?!?!?!?
Rubens
O acbr aceita o arquivo no formato xml também... é só configurar no monitor que vai comunicar xml.
Hoje os comandos do txt do acbr estão praticamente os mesmos do xml, então essa conversão não vai ser difícl e nem muito complicada.
A Questão é que na geração do txt é mais fácil e amigável do que gerar o xml manual. Para quem já trabalha com xml é mais fácil, mas para quem vai começar do zero o txt fica mais de entender..
Bom vai depender de cada um. O que achar mais fácil.
MAs o que precisamos mesmo é criar uma força tarefa para por o hbnfe para funcionar mesmo né... ?!?!?!?!?
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você
"
- JoséQuintas
- Administrador

Fim do Emissor Gratuito
Então comece dizendo o que não funciona.MAs o que precisamos mesmo é criar uma força tarefa para por o hbnfe para funcionar mesmo né... ?!?!?!?!?
José M. C. Quintas
- rubens
- Colaborador

Fim do Emissor Gratuito
Calma mestre...
Nâo entendeu o meu comentário... Nâo falei que não funciona... Eu pelo menos não estou com ele em funcionamento. Foi simplesmente um comentário... repetindo o que outro colega comentou em outro post. O que eu quis dizer é que temos que colocar ele para funcionar, colocar ele em produção e não que está com algum defeito.
Se vários programadores, inclusive eu, começar a usá-lo com certeza vai virar uma ferramenta funcional logo logo em nossos sistemas.
Pelo menos para mim a cada comando novo e ferramenta nova descoberta do mundo harbour incentiva mais ainda a continuar no mundo harbour.
Seria um avanço enorme começarmos a trabalhar diretamente com funções nativas do harbour mesmo para o gerenciamento das nfe.
O Problema é tempo né...
Rubens
Nâo entendeu o meu comentário... Nâo falei que não funciona... Eu pelo menos não estou com ele em funcionamento. Foi simplesmente um comentário... repetindo o que outro colega comentou em outro post. O que eu quis dizer é que temos que colocar ele para funcionar, colocar ele em produção e não que está com algum defeito.
Se vários programadores, inclusive eu, começar a usá-lo com certeza vai virar uma ferramenta funcional logo logo em nossos sistemas.
Pelo menos para mim a cada comando novo e ferramenta nova descoberta do mundo harbour incentiva mais ainda a continuar no mundo harbour.
Seria um avanço enorme começarmos a trabalhar diretamente com funções nativas do harbour mesmo para o gerenciamento das nfe.
O Problema é tempo né...
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você
"
- depaula.jau
- Usuário Nível 2

Fim do Emissor Gratuito
Olá, José Quintas
Será que você pode me responder uma questão, quanto ao uso de suas rotinas "sefazclass-master.zip", as questões são:
Em meu sistema eu crio o arquivo xml como se estivesse criando um arquivo txt mais ou menos assim:
oXml :='<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" standalone="no" ?>'
oXml +='<nfeProc versao="3.10" xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe">'
oXml +='<NFe xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe">'
oXml +='<infNFe Id="'+cId+'" versao="3.10">'
oXml +='<ide>' // Inicio da TAG (ide)
oXml +='<cUF>'+Left(CepToIBGE(Limpa_Campo(mCep)),2)+'</cUF>' // UF do Destinatário
...e por ai vai
Após eu uso o Acbr para Assinar, Validar, e Enviar o que é bem simples, pois passo via parâmetro o arquivo xml que eu crie para as funções que vc deve conhecer.
Gostaria de saber se posso fazer isso com suas rotinas compartilhada ? Nem preciso de impressões e PDFs .. pois isso eu sei e posso criar, seria mais esses processos mesmo.
Atualmente estou usando o AcbrMonitorPlus para isso, ele é muito bom mas esta carregado com outros implementos alem do que nem sempre me trás o retorno causando um transtorno na hora de ler o arquivo SAINFE.TXT.
Acho que terei mais segurando lendo o Soap diretamente.
Por hora José, muito Obrigado!
Abraços
Será que você pode me responder uma questão, quanto ao uso de suas rotinas "sefazclass-master.zip", as questões são:
Em meu sistema eu crio o arquivo xml como se estivesse criando um arquivo txt mais ou menos assim:
oXml :='<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" standalone="no" ?>'
oXml +='<nfeProc versao="3.10" xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe">'
oXml +='<NFe xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe">'
oXml +='<infNFe Id="'+cId+'" versao="3.10">'
oXml +='<ide>' // Inicio da TAG (ide)
oXml +='<cUF>'+Left(CepToIBGE(Limpa_Campo(mCep)),2)+'</cUF>' // UF do Destinatário
...e por ai vai
Após eu uso o Acbr para Assinar, Validar, e Enviar o que é bem simples, pois passo via parâmetro o arquivo xml que eu crie para as funções que vc deve conhecer.
Gostaria de saber se posso fazer isso com suas rotinas compartilhada ? Nem preciso de impressões e PDFs .. pois isso eu sei e posso criar, seria mais esses processos mesmo.
Atualmente estou usando o AcbrMonitorPlus para isso, ele é muito bom mas esta carregado com outros implementos alem do que nem sempre me trás o retorno causando um transtorno na hora de ler o arquivo SAINFE.TXT.
Acho que terei mais segurando lendo o Soap diretamente.
Por hora José, muito Obrigado!
Abraços
- JoséQuintas
- Administrador

Fim do Emissor Gratuito
Só pesquisar pelo nome mais adequado ao que está querendo, que seria este:
Enviou o XML, recebeu a resposta.
Dependendo da resposta, é salvar a NFE autorizada.
Não conheço o ACBR.
oSefaz := SefazClass():New()
cRetorno := oSefaz:NfeLoteEnvia( cXml, cLote, cUf, cCertificado, cAmbiente )
Dependendo da resposta, é salvar a NFE autorizada.
Não conheço o ACBR.
José M. C. Quintas
- depaula.jau
- Usuário Nível 2

Fim do Emissor Gratuito
José!
Então seria Essa a sequencia:
1 - Criar arquivo XML
Retorno Ok
2 - AssinaXml( @cXml, cCertificado )
Retorno OK
3 - NFeGeraAutorizado( cXmlAssinado, cXmlProtocolo )
Retorno OK
4 - NFeLoteEnvia( cXml, cLote, cUF, cCertificado, cAmbiente )
Retorno OK (cStat = 107)
Então seria Essa a sequencia:
1 - Criar arquivo XML
Retorno Ok
2 - AssinaXml( @cXml, cCertificado )
Retorno OK
3 - NFeGeraAutorizado( cXmlAssinado, cXmlProtocolo )
Retorno OK
4 - NFeLoteEnvia( cXml, cLote, cUF, cCertificado, cAmbiente )
Retorno OK (cStat = 107)
- JoséQuintas
- Administrador

Fim do Emissor Gratuito
Primeiro esqueça um pouco o vício do ACBR, em considerar tudo arquivo.
A função NfeLoteEnvia() vai receber uma string, assinar essa string, transmitir essa string, e receber uma string de retorno.
Não existe arquivo temporário de tipo nenhum, não existe pasta de envio/retorno, etc. NADA, porque não existe arquivo.
Esse é o padrão da Fazenda, usado por qualquer aplicativo.
O ACBR usa arquivos, porque é a forma que encontraram do seu aplicativo conversar com o ACBR.
Lógico:
A nota fiscal autorizada é composta do XML enviado + XML de protocolo recebido.
Com certeza podem ocorrer falhas de envio/retorno/XML mau formado, etc.
Por esse motivo, convém gravar essas strings em arquivo, pra eventual conferência/acompanhamento/etc.
É só gravar, igual grava qualquer arquivo.
ou no xHarbour
Lembrando que o MemoWrit() compatível com o Clipper salva com control-Z no final, e isso não é válido, por isso as opções acima.
A função NfeLoteEnvia() vai receber uma string, assinar essa string, transmitir essa string, e receber uma string de retorno.
Não existe arquivo temporário de tipo nenhum, não existe pasta de envio/retorno, etc. NADA, porque não existe arquivo.
Esse é o padrão da Fazenda, usado por qualquer aplicativo.
O ACBR usa arquivos, porque é a forma que encontraram do seu aplicativo conversar com o ACBR.
Lógico:
A nota fiscal autorizada é composta do XML enviado + XML de protocolo recebido.
Com certeza podem ocorrer falhas de envio/retorno/XML mau formado, etc.
Por esse motivo, convém gravar essas strings em arquivo, pra eventual conferência/acompanhamento/etc.
É só gravar, igual grava qualquer arquivo.
hb_MeMoWrit( "arquivo.xml", cTexto )
MemoWrit( "arquivo.xml", cTexto, .T. )
José M. C. Quintas
- JoséQuintas
- Administrador

Fim do Emissor Gratuito
Não reparei antes, estamos no tópico Clipper....
Se o aplicativo é Clipper, cai na necessidade de arquivos pra comunicação, e acaba voltando a algo parecido com ACBR.
Acaba perdendo toda vantagem que teria sobre o ACBR.
Se o aplicativo é Clipper, cai na necessidade de arquivos pra comunicação, e acaba voltando a algo parecido com ACBR.
Acaba perdendo toda vantagem que teria sobre o ACBR.
José M. C. Quintas
- depaula.jau
- Usuário Nível 2

Fim do Emissor Gratuito
Não! Desculpe não haver mencionado antes (Minigui Extend + Harbour + Mysql)
Ontem a noite analisando com calma e esquecendo o Acbr, as coisas ficaram claras ... já comecei a visualizar o processo
Muito obrigado.
PS: Você dará sequencia nesse projeto quando houver mudanças de versão (3.10) exemplo, porque notei que quando isso acontece , troca-se endereços de serviços
PS2: Estava testando sua classe de STATUS : cXmlRetorno := oSefaz:NfeStatus('SP','6AF73517F897C36A747D9E9583818A29', '1')
O Retorno é : "ERRO: na comunicação SOAP"
DLLs copiadas e registradas observando se Windows32 ou 64.
Você teria alguma dica para que eu possa verificar ?
Abraços;
Marcelo de Paula
Ontem a noite analisando com calma e esquecendo o Acbr, as coisas ficaram claras ... já comecei a visualizar o processo
Muito obrigado.
PS: Você dará sequencia nesse projeto quando houver mudanças de versão (3.10) exemplo, porque notei que quando isso acontece , troca-se endereços de serviços
PS2: Estava testando sua classe de STATUS : cXmlRetorno := oSefaz:NfeStatus('SP','6AF73517F897C36A747D9E9583818A29', '1')
O Retorno é : "ERRO: na comunicação SOAP"
DLLs copiadas e registradas observando se Windows32 ou 64.
Você teria alguma dica para que eu possa verificar ?
Abraços;
Marcelo de Paula