Ola,
Não sei se estou fazendo besteira, mas ao que me parece a miniGUI não se dá muito bem com bitmaps 24 bits (padrao do Paint do Windows).
Vou explicar:
Quando coloco um bitmap na barra de ferramentas (tollbar), se este bitmap for salvo com 256 cores ou menos, seu fundo fica transparente, se for de 24 bits seu fundo não fica transparente.
Mas e dai? Qual o problema?
Experimente rodar o mesmo programa no windows 98 (tela padrao cinza) e no windows XP (aquela telinha clarinha) e vai notar o que estou falando.
Varios outros problemas tambem encontrei usando a IDE da miniGUI, e por isso é bem provavel que finalmente eu aceite estudar mesmo a hwGUI ou até quem sabe ir para meu velho Delphi, exemplos de bugs que nao encontrei solução:
Eu uso muito o recurso de guias (tabs), mas se dentro da uma guia colocar tambem uma borda (frame), esta aparecera com coloracoes diferentes, que caso forem corrigidas "manualmente", será gerada uma pequena incompatibilidade visual entre as versoes 98 e XP do Windows..
Um problema q encontrei com brMake: compilando com ele o programa fica sempre com "visual de windows 3.11", nas aspas palavras de um cliente meu. Compilando atraves da hiper-demorada IDE minigui o programa fica com a interface padrao do XP (ou do SO que estiver rodando o programa).
Entao como ultima tentativa antes de abandonar a miniGUI, pegunto: como colocar imagens de fundo transparente na Tollbar da minigui, ja que a toolbar nao aceita icones??
Como evitar que eu tenha que fazer dois programas, um para XP e outro pra 98?
Por enqto é só isso, mas encontrei varios outros bugs que em breve comentarei.
Obs: Evitem me responder coisas do tipo: Pq vc nao muda para tal lib?? É melhor!!
Por enqto quero apenas saber se alguem sabe solucionar estes e outros problemas da miniGUI...
Valeu pessoal, se alguem puder me ajudar, agradeço e muito.
MiniGui, 32 bits ou não ??? Bugs e problemas com imagens...
Moderador: Moderadores
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Mensagens: 1329
- Registrado em: 18 Jun 2005 03:04
- Localização: São Paulo
- Contato:
MiniGui, 32 bits ou não ??? Bugs e problemas com imagens...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
- vagucs
- Membro Master

- Mensagens: 1480
- Registrado em: 10 Jul 2004 10:45
- Localização: Ipanema - MG
- Contato:
Olá Stanis,
Uso a Minigui e não tive nenhum problema, para poder compatibilizar seu programa com qualquer Windows e inclusive usar o visual do XP vc tem que adicionar um resource específico para isto, estou no paraná no momento e não tem como te passar.
Quanto as imagens o Windows tem mesmo por default a capacidade de usar imagens de 256 cores para os toolbar não mais que isto, o Delphi me parece que converte a imagem sem que vc perceba.
Demais problemas relatados eu não entendi bem ao certo, seria melhor postar alguns fontes, a IDE pelo menos na minha maquina compilar rapidamente qualquer programa e está funcionando muito bem, é bom sempre olhar todos os exemplos e compilar eles antes de se aventurar com a Minigui.
Uso a Minigui e não tive nenhum problema, para poder compatibilizar seu programa com qualquer Windows e inclusive usar o visual do XP vc tem que adicionar um resource específico para isto, estou no paraná no momento e não tem como te passar.
Quanto as imagens o Windows tem mesmo por default a capacidade de usar imagens de 256 cores para os toolbar não mais que isto, o Delphi me parece que converte a imagem sem que vc perceba.
Demais problemas relatados eu não entendi bem ao certo, seria melhor postar alguns fontes, a IDE pelo menos na minha maquina compilar rapidamente qualquer programa e está funcionando muito bem, é bom sempre olhar todos os exemplos e compilar eles antes de se aventurar com a Minigui.
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Mensagens: 1329
- Registrado em: 18 Jun 2005 03:04
- Localização: São Paulo
- Contato:
Ola Vagner,
Obrigado pela atenção, achei que ninguém responderia...
Quanto a utilizar bitmaps de 24 bits na toolbar, parece que no XP encontrei uma solução relativamente simples (apesar de parecer uma gambiarra):
O fundo das imagens devem necessariamente ter sua cor em RGB igual a {236,233,216}, com esta cor o XP reconhece e coloca o efeito de transparencia nos 3 estados do botão. Isso faz com q o programa só fique bom no XP...
**************************
Agora, apenas para exemplificar a diferença de um programa compilado com BRMAKE e o mesmo programa compilado com o RUN da miniGUI, vou postar provisoriamente estas duas tela:
Nos dois casos o programa está rodando no XP, mas veja a diferença nos botões, nas bordas e nas guias.
Compilado com o brMake: Visual de Win 98 e 95:

Compilado com o RUN da MiniGUI: Visual de XP:

É importante ressaltar, que conforme exposto na mensagem original do tópico, os frames da segunda tela tiveram seus "backcolors" alterados manualmente (nota-se ainda uma pequena diferença de tom de cor no titulo do frame). Isso para que sua cor pudesse ficar igual a cor mais clara que o XP coloca automaticamente nas tabs (guias).
Conclusão não definitiva: Se vcs querem manter seus programas compatíveis com sistemas operacionais diferentes, não usem o BRMAKE. Ou será que alguem pode me ensinar uma maneira de deixar estas duas telas iguais???
Valeu !!!!
Obrigado pela atenção, achei que ninguém responderia...
Quanto a utilizar bitmaps de 24 bits na toolbar, parece que no XP encontrei uma solução relativamente simples (apesar de parecer uma gambiarra):
O fundo das imagens devem necessariamente ter sua cor em RGB igual a {236,233,216}, com esta cor o XP reconhece e coloca o efeito de transparencia nos 3 estados do botão. Isso faz com q o programa só fique bom no XP...
**************************
Agora, apenas para exemplificar a diferença de um programa compilado com BRMAKE e o mesmo programa compilado com o RUN da miniGUI, vou postar provisoriamente estas duas tela:
Nos dois casos o programa está rodando no XP, mas veja a diferença nos botões, nas bordas e nas guias.
Compilado com o brMake: Visual de Win 98 e 95:

Compilado com o RUN da MiniGUI: Visual de XP:

É importante ressaltar, que conforme exposto na mensagem original do tópico, os frames da segunda tela tiveram seus "backcolors" alterados manualmente (nota-se ainda uma pequena diferença de tom de cor no titulo do frame). Isso para que sua cor pudesse ficar igual a cor mais clara que o XP coloca automaticamente nas tabs (guias).
Conclusão não definitiva: Se vcs querem manter seus programas compatíveis com sistemas operacionais diferentes, não usem o BRMAKE. Ou será que alguem pode me ensinar uma maneira de deixar estas duas telas iguais???
Valeu !!!!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
-
Dudu_XBase
- Membro Master

- Mensagens: 1071
- Registrado em: 25 Ago 2003 16:55
Vc tem q verificar se na compilação com o BrMake.
Ele faz referência ao seguinte arquivo windowsxp.manifest.
Compilando pela minigui dentro do minigui.rc ele tem esse arquivo.
Verifique se o brmake esta usando o minigui.rc.
Ele faz referência ao seguinte arquivo windowsxp.manifest.
Compilando pela minigui dentro do minigui.rc ele tem esse arquivo.
Verifique se o brmake esta usando o minigui.rc.
________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle
-
gransoft
- Usuário Nível 3

- Mensagens: 321
- Registrado em: 06 Jul 2004 17:48
- Localização: UBERLÂNDIA-MG
- Contato:
MiniGUI, RESOURCES
ARAGUARI-MG, 30 de setembro de 2005.
Prezado Stanis,
Observe como incluir RESOURCES no seu *.MLK para o BrMake:
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Prezado Stanis,
Observe como incluir RESOURCES no seu *.MLK para o BrMake:
Código: Selecionar todos
GUI=Y
EXEFILE CORREIO.EXE
INCLUDE PROJETO
DIROBJ OBJ
FMGFOLDER c:\projeto\projeto\projeto
FILE CORREIO.PRG
FILE PROC0.prg, PROC2.prg, PROC3.prg, PROC4.prg, INICIA.prg, BACKUP.prg
FILE CadEnd.prg, CadProf.prg, CadGrupo.prg, CadLogra.prg
FILE Teste.prg
RESOURCE CORREIO.RC, c:\minigui\resources\hbprinter.res, c:\minigui\resources\minigui.res
Janis Peters Grants.
Skype: gransoft
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Mensagens: 1329
- Registrado em: 18 Jun 2005 03:04
- Localização: São Paulo
- Contato:
Ok,
Obrigado a todos, com este recurso da miniGUI no brMake funcionou certinho...
Valeu...
Se vcs não se importam vou tirar as imagens do meu servidor, coloquei apenas para exemplificar.
)
Obrigado a todos, com este recurso da miniGUI no brMake funcionou certinho...
Valeu...
Se vcs não se importam vou tirar as imagens do meu servidor, coloquei apenas para exemplificar.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.