Avanço(*): TV Digital, Laser Color, outros

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Entrei na tecnologia.... sei lá...

Primeiro foi um teclado e mouse microsoft wireless (sem fio).
Troquei na semana seguinte por falhas no mouse.
Depois da troca, o novo mouse apresentou um problema muuuuito esquisito:
Na parte da mesa para teclado e mouse, limpei bem a parte do mouse e.... o mouse falha.
Se usar na parte suja, ele funciona normalmente.
Agora esperar a prateleira do teclado/mouse ficar suja, pra poder colocar o mouse no lugar dele.
Ou... comprar um mousepad, que com o mouse velho não precisava.
Mistérios da tecnologia...

Depois entrei na era da TV digital.
Comprei uma TV Full HD Phillips!!
De cara, não pegou nenhum canal digital.
Após a troca APENAS DO CABO da antena pra um novo, eliminando maus contatos, pegou todos os canais digitais.
NÃO TEM OPÇÃO de esconder canais, sabe aquilo de escolher manualmente que canais utilizar... pois é, não tem.
Fica lá na lista as TVs do senado, da câmara dos deputados, aquelos troços inúteis.
Mas o incrível foi na hora de ligar o som.... a TV não tem saída de áudio analógico!!!
Uma TV parecendo um cinema, com som de rádio de pilha.
Fora que, como está na fase intermediária, vemos telas ora parciais com faixas em todos os lados, ora parciais com faixas nas laterais, e algumas vezes em tela cheia.
Segunda feira estou trocando por uma Sony, que possui saída de som analógica.
Mas é interessante, parece que estamos assistindo a filmes DIVX da internet.
Quando falha um pouco, tem aqueles "soluços" de som/imagem, ou aquelas manchas de Divx estragado.
Mas funcionando, até que ficou interessante.
E ligado como tela do micro, haja programas abertos pra preencher o espaço.
Faltou dizer:
Ao ligar parece um micro dando boot, não tão demorado mas leva um tempinho pra ligar.
E ao trocar de canal, tem uns 2 ou 3 segundos pra "se acertar" e aparecer a imagem.

A última agora foi uma Laser Colorida.
Incrível: não existe mais a opção de modo econômico.
Acho que os fabricantes querem vender cartuchos/toner na marra.
A qualidade de impressão é muito boa, comparando com todas as jato de tinta que já tive.
Encontrei por R$610, pronta pra uso.
Na hora de trocar o toner, custará R$800, são 4 cartuchos de R$200 cada.
Ou seja, com cartuchos vazios a impressora não vale nada.
Esta é uma boa referência pra quem pensa em comprar uma dessas usada, porque pode custar mais caro do que uma nova.
Daqui a seis meses ou um ano vou dizer se valeu a pena.
Sei que minha antiga HP Laser 1100 valeu a pena, era um toner pra cada 1 ano e meio.
A jato de tinta que usei aqui temporariamente, era um cartucho por mês.
Comparando preços até dos cartuchos/toner originais, a Laser era muito econômica.

Mas resumindo tudo:
À medida que a tecnologia avança, parece que temos novos problemas.
Ás vezes parece que a tecnologia é apenas pra mostrar que existe, e não pra usar.
Mas com certeza, tem sempre alguém lucrando com a tecnologia, e nós gastando...

O mouse sem fio é prático, mas não posso usar no lugar que sempre usei o outro.
A TV digital não tem chuviscos ou fantasmas, mas pra mudar de canal, sou obrigado a olhar todos os canais, e não é algo instantâneo como as de antigamente.
A Laser Color... essa por enquanto tudo bem, o máximo que pode acontecer é não ter dinheiro pra toner.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: Avanço(*): TV Digital, Laser Color, outros

Mensagem por Maligno »

Só posso falar do mouse. Desde que comprei o primeiro MS-Mouse com fio, nunca mais troquei de marca. Depois dele foi um wireless. Muito bom realmente, mas precisava de uma superfície com desenho irregular. O receptor era ridículo. Do tamanho de um mouse :))))) Usei até gastar o botão esquerdo. E depois dele o atual; um MS Blue Track. Repector minúsculo. Nem dá pra notar. Ajuste automático de freqüência, diferentemente do anterior. Testei o mais longe possível (acho que uns 15m - no limite dos olhos). Não falhou nunca. Arrasto em qualquer lugar, seja com que desenho for e mesmo numa superfície sem desenho. Uso mouse pad por comodidade. Dependendo da qualidade do mouse pad fica muito melhor. Eu ainda limpo com lustra-móveis. Desliza mais que bagre ensaboado. Perfeito pra mim.

Mas lendo toda sua mensagem, me lembro de um caso interessante que li numa revista estrangeira. Uma crítica a um aparelho para redes. Não lembro qual era. Mas o preço é inesquecível: US$100.000. A crítica maior era no software. Havia um campo em que uma numeração (formatada) era necessária. O infeliz que fez o software deveria permitir apenas números, mas deixou que entrasse qualquer caractere e nem botou uma máscara de formatação. Típico serviço de porco. Mas num aparelho tão caro a falha fica muito mais gritante. E revoltante, pra quem pagou o preço.

E acho que é isso mesmo. Algumas pessoas não são muito habilitadas a produzir software. Até têm competência pra isso, mas não sabem o que deve ou não ser incluído. A configuração dos canais da TV digital é um exemplo disso. É software. Basta querer fazer. É fácil de fazer. Mas não fazem.

Agora, quanto à impressora,... É sacanagem mesmo. :[
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Acrescentando sobre tinta...

Considerando o cartucho da D1660, que vém com 4ml de tinta, o custo é de R$50 reais o cartucho, de 4ml.
Fazendo a conta de um litro de tinta, 4ml X 250 = 1 litro, R$50 X 250 = R$7.500

O cartucho de 8ml, o dobro de tinta, custa o dobro do preço.
Então para o fabricante, o preço cobrado é pela tinta.

Existem muitas empresas que recondicionam cartuchos, e sai metade do preço de um novo.
Se a tinta custasse caro, o recondicionamento também seria caro.

Então, só podemos concluir que é pura sacanagem mesmo.

Nessa D1660 percebi que a HP reduziu pra metade a tinta dos cartuchos, comparado com as impressoras de antigamente.
O cartucho custa metade do preço de antes, mas vém com metade da carga.
É só a ilusão de que baixou o preço.

Uso prático dessa tinta:
Fui imprimir o manual da nota fiscal eletrônica, de 250 páginas.
O cartucho custa 50 reais, e dura só 200 páginas.
Com certeza, acabou a tinta antes do manual.
Será que o manual é algo exagerado pra ser impresso?
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

gvc
Colaborador
Colaborador

Mensagem por gvc »

Só para constar, a algum tempo tinhamos impressoras que vinham com o cartucho normal.
Quando acabava a tinta do cartucho por um pouco mais vc comprava uma impressora nova (com a garantia nova). Essas impressoras ficaram conhecidas como descartáveis.
O que as empresas fizeram: Colocaram no cartuchos nas impressoras novas somente tinta para vc testar a mesma. Assim vc é obrigado a comprar o cartucho novo.
A HP (não sei se outras tb) colocou um chip nos cartuchos com código. Vc não pode tirar e colocar o mesmo cartucho. Tem que ser obrigatoriamente outro. É claro que já existe programas para resolver isso mudando o código do cartucho que fica gravado no seu computador.

Comprei uma multifuncional Epson. Sempre gostei muito dessa marca (já mudei de idéia). Não tem como abrir o cartucho para recondicionar. Já encostei como impressora e só estou usando como scanner.

Ah! Eu não sei qual(is) o(s) modelo(s) da HP jato de tinta, mas o reservatório para tinta que escapa do cartucho é em cima de uma placa. Já dá para imaginar o que vai acontecer se transbordar (é bem pequena) ou se vc mexer demais na impressora.

E sobre os celulares (des)bloqueados???
Por lei eu me é permitido mudar de operadora e levar meu número. Mas o meu aparelho eu tenho que ir até uma loja da operadora e pedir para desbloquear. Parece que estavam vendo uma forma de ser mais fácil.
Lembro de ter esperado mais de um mes para poder desbloquear um aparelho.

Estou com um scanner para fotos. É fantástico!!! Pequeno, leve, rápido, funcional e barato. O software é bem simples. Só a complicação: a única coisaque vc configura é a pasta aonde será gravada a imagem.

Fui aprender como funciona o leitor biometrico (digital) que o cliente queria colocar para controlar a entrada das pessoas.
Depois de muito tentar finalmente consegui. Uma lib nacional. Já que a M$ já avisou que não iria liberar nada para desenvolvedores (SDK).
Curioso como apareceu muita gente perguntando e testando para (derrepende) não aparecer mais nada sobre isso.
Não tenho nem visto mais no comercio.

Mas a moda agora são os GPS. Achei fantástico tb. Só que eu encontrei alguns lugares que ele diz que a velocidade é uma e na realidade é outra. Radares em lugar que tem o telefone de emergencia. Em alguns lugares da estrada ele diz que eu estou no meio do mato. Alguns colegas já relataram que o mesmo fala para vc entrar em uma rua que é contra-mão. Eu peguei um caminho diferente do que ele havia informado. O "carinha" ficava apontando e querendo que eu voltasse para rota que ele determinou.
E o que fiquei mais surpreso: a atualiazação de tudo é no software. Não tem um arquivo, por exemplo, contendo as informações. É tudo em um só arquivo. (estranho???)
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

gvc escreveu:Comprei uma multifuncional Epson. Sempre gostei muito dessa marca (já mudei de idéia). Não tem como abrir o cartucho para recondicionar.
Aqui em Londrina (e em outras cidades, acredito) estão usando muito Epson com cartuchos externos. Para cada cor, se não me engano, são 250ml de tinta. A ligação à impressora é feita por um conjunto de tubinhos. Gambiarra, mas nas empresas que usam a técnica, pelo que percebi, é só alegria. Qualidade boa a um custo excelente.
Mas o meu aparelho eu tenho que ir até uma loja da operadora e pedir para desbloquear.
Taí uma coisa que estamos à frente dos EUA. Lá é permitido bloquear. Aqui já não é mais, o que é perfeitamente compreensível (dupla garantia pra quê?). E o que estiver bloqueado deve ser desbloqueado gratuitamente. Agora, se demora é outra história. :|
Fui aprender como funciona o leitor biometrico (digital) que o cliente queria colocar para controlar a entrada das pessoas.
Depois de muito tentar finalmente consegui. Uma lib nacional.
Você deve estar falando da Griaule, que parece ser a melhor opção. Achei o preço meio alto. Felizmente o cliente pra quem ia fazer um trabalho de biometria desistiu. Nem cheguei a estudar muito. Mas pelo demo que baixei, a biblioteca deles parece realmente ser muito boa.
[]'s
Maligno
---

---
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Pois é, pequeno imprevisto com a Laser, mas nada grave, e nem diretamente relacionado com ela.
Meu irmão precisou imprimir algo, e trouxe a foto num MP4.
Liguei o MP4, ajustei a foto e mandei imprimir.
Não imprimiu de jeito nenhum.
Comparando com as outras impressões, a diferença era apenas o MP4 na USB, então copiei a foto pro HD, desliguei o MP4 e reiniciei o computador.
Imprime direto do HD e tudo bem.

É aquela velha diferença de conectores USB frontais, que até hoje não entendi porque os frontais funcionam diferentes dos traseiros, principalmente quando liga mais de um aparelho.
Tá aí outro "avanço" estranho da tecnologia, no que diz respeito a conexões USB.
O USB veio resolver problemas, e trouxe este problema maluco. Sei lá porque não são todas as conexões USB iguais.
José M. C. Quintas

Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Nem me fale de conector USB frontal. Certa vez num cliente precisei engatar meu pendrive numa das trocentas máquinas que a empres tem e, pra minha surpresa, o pendrive não deu sinal de vida. Nunca mais. Os conectores frontais tinham sido ligados invertidos e o meu pendrive "Sandisk Titanium", que veio da Alemanha, tinha queimado. Foi uma chateação. Felizmente achei outro igual pra comprar no MercadoLivre, mas só com o dobro da memória. O cliente aceitou pagar.

Logo depois do ocorrido peguei um chaveirinho USB (só a carcaça lembra um USB - era oco por dentro), dois LEDs; vermelho e verde, um resistor e montei meu USB tester. Agora, se for numa máquina estranha, só ligo o pendrive se der luz verde. :)
[]'s
Maligno
---

---
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Descoberta curiosa: ADAPTADORES

Não sabia que era assim, mas é.

Minha placa nvídea tem saída supervhs, e eu usava um adaptador para vídeo composto/RCA, pra poder usar a TV 29 como segundo monitor.
Funciona bem em filmes com qualidade até DVD. Acima disso, não sai imagem nenhuma.

Também usava um adaptador DVI-VGA pra ligar um segundo monitor.
Tudo bem, com dois monitores LCD de 19 polegadas, resolução até 1280X1024, sempre funcionou uma maravilha.
Ao ligar a TV digital e tentar usar 1920x1080 descobri que não funciona com adaptador.
Resolvi assim: liguei a TV direto no VGA, e o monitor no adaptador DVI, configurando na placa que o monitor seria o principal.

Ficam aí as dicas sobre adaptadores, que tem limitações curiosas.
José M. C. Quintas

sambomb
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por sambomb »

Algumas coisas citadas são erros dos usuários ao invés dos fabricantes...

Os adaptadores frontais de USB, dependendo dos conectores de energia, pode ser que não tenha potência o suficiente para suportar o gadget conectado, ou como dito, queimar o gadget...

Adaptadores em geral, tem limitações, se o adaptador foi desenvolvido para uma determinada banda, ele não tem obrigatoriedade de suportar uma banda maior...

Quanto a TV digital, existem várias coisas que podem causar o "gargalo" considerando que você esteja em um local que a recepção boa, tenha uma antena digital, e um televisor que suporta esta tecnologia, creio que não deveria acontecer isso, acredito que no seu caso, pode ser falha no sinal, interferencia de outras redes, ou algo do gênero....

Mas esta questão de tecnologia aumentar a dor de cabeça é "normal" ou você acha que indios precisavam se preocupar com encanamento, energia elétrica, gás, recepção de sinal, operadora de celular, internet...
Imagem

Rca Sistemas - Itaocara - RJ
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Descobri outro recurso da Sony: TERMINAL DE REDE

No micro com Windows 7, no Mídia Player, em opções, compartilhamento, basta compartilhar biblioteca e pronto.
A TV enxerga os terminais da rede, e permite selecionar e puxar diretamente do Mídia Player, qualquer vídeo ou música.
Codecs da TV: não precisa. O Mídia Player faz a ponte, e manda pronto. Rodou no Mídia Player, roda na TV.

E se comprar o "pen-drive" de rede sem fio, da Sony, faz tudo isso sem precisar ligar fio.
Supondo que tem um micro na sala, outro no quarto, e outro num segundo quarto, tudo em rede sem fio, tem acesso a todos os vídeos de todos os computadores, sem ligar qualquer fio, e sem sair da frente da TV.

Fez a TV Phillips, que troquei, parecer uma peça de museu, em apenas uma semana.

O mais curioso é o seguinte:
Ter uma rede em casa vai acabar sendo obrigatório, ainda mais com a tv interativa que já estão anunciando como disponível. (esta Sony não tem).
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Sete anos depois....
Continuo com a mesma TV e a mesma impressora.

A impressora: até hoje não comprei nenhum toner colorido pra ela... ainda imprime colorido com os mesmos toners de fábrica, mas já pedindo socorro por toners novos.... rs
Mas agora tem toner da China, tá bem barato, qualquer dia compro, quando não imprimir mais.... rs
Incrivel toner de fábrica, com metade da carga, durar tanto tempo.

A TV: ainda "tá na moda"
Recurso de abrir vídeos e música dos computadores na mesma rede
Recurso de filmes online da Sony, via internet, de graça
Tinha recurso de ver vídeos do Youtube mas não funciona mais. O Youtube cortou o acesso direto pela TV.
Usar o computador pra enviar pra ela continua funcionando, apenas o recurso de acessar Youtube direto por ela é que não tem mais.

Mouse e teclado já foram trocados, 1 vez desde aquela época. Tá na hora de trocar de novo.

Se passaram 7 anos da postagem inicial.
Tinha esquecido que faz tanto tempo.
José M. C. Quintas

asimoes
Colaborador
Colaborador

Mensagem por asimoes »

A moda agora é tecnologia descartável, no caso das tvs, já são programadas para funcionar no máximo 3 anos, que é o tempo da garantia estendida
Ou seja, não existe mais o conceito do durável, e haja dinheiro pra manter a brincadeira.
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Responder