Grid com coluna de tamanho fixo
Moderador: Moderadores
- jjr_rs
- Usuário Nível 2

- Contato:
Olá pessoal,
Estou com uma dúvida. Tenho uma Grid na qual mostro registros divididos em 5 colunas onde cada uma equivale a um dia da semana (Seg/Ter/Qua/Qui/Sex).
Em cada coluna eu mostro o nome e o valor dos lançamentos daquele dia (ex.: Conta de Luz => R$ 100,00).
Em cada registro desses, apesar de mostrar ao usuário apenas o nome e o valor, também adiciono o id do registro para que, quando o usuário clicar 2 vezes sobre o registro, eu chame a rotina de alteração do registro a partir do id informado. Este ID não fica visível ao usuário pois sua utilização só interessa a mim.
Então gostaria de saber com os colegas se haveria alguma forma de "congelar/fixar" a largura de cada coluna desta Grid, não possibilitando que o usuário invente de redimensioná-la.
Desde já agradeço a ajuda de todos. Obrigado !
Estou com uma dúvida. Tenho uma Grid na qual mostro registros divididos em 5 colunas onde cada uma equivale a um dia da semana (Seg/Ter/Qua/Qui/Sex).
Em cada coluna eu mostro o nome e o valor dos lançamentos daquele dia (ex.: Conta de Luz => R$ 100,00).
Em cada registro desses, apesar de mostrar ao usuário apenas o nome e o valor, também adiciono o id do registro para que, quando o usuário clicar 2 vezes sobre o registro, eu chame a rotina de alteração do registro a partir do id informado. Este ID não fica visível ao usuário pois sua utilização só interessa a mim.
Então gostaria de saber com os colegas se haveria alguma forma de "congelar/fixar" a largura de cada coluna desta Grid, não possibilitando que o usuário invente de redimensioná-la.
Desde já agradeço a ajuda de todos. Obrigado !
Bahsis Sistemas de Gestão
O seu sistema usa a Minigui Extended ou HMG Oficial ?
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
Se for Minigui Extended já tentou usar LOCKCOLUMNS ?
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
- jjr_rs
- Usuário Nível 2

- Contato:
Caro asimoes,
Obrigado pelo retorno.
Hoje utilizo a HMG 3.0.46.
Vou ser sincero, até tentei utilizar a LockColumns mas, não sei se não entendi o modo de utilizar e com isso não consegui fazer funcionar como esperava. Se puder me informe o que devo fazer. No meu caso entendi que deveria colocar o número de colunas das quais gostaria de "congelar" sua largura mas, mesmo colocando LockColumns = 5 (para congelar todas as 5 colunas da minha Grid), não obtive sucesso.
Obrigado pelo retorno.
Hoje utilizo a HMG 3.0.46.
Vou ser sincero, até tentei utilizar a LockColumns mas, não sei se não entendi o modo de utilizar e com isso não consegui fazer funcionar como esperava. Se puder me informe o que devo fazer. No meu caso entendi que deveria colocar o número de colunas das quais gostaria de "congelar" sua largura mas, mesmo colocando LockColumns = 5 (para congelar todas as 5 colunas da minha Grid), não obtive sucesso.
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Amigos, LOCKCOLUMNS é para congelar a(s) coluna(s) quando dar scroll na horizontal para direita e não para o tamanho (largura) da coluna.jjr_rs escreveu:mesmo colocando LockColumns = 5 (para congelar todas as 5 colunas da minha Grid), não obtive sucesso.
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
- jjr_rs
- Usuário Nível 2

- Contato:
Amigo Toledo,
Imaginei realmente que essa fosse a real função da LockColumns.
Saberia me dizer se há a possibilidade de fixar/congelar a largura da coluna em uma Grid ?
Imaginei realmente que essa fosse a real função da LockColumns.
Saberia me dizer se há a possibilidade de fixar/congelar a largura da coluna em uma Grid ?
- Toledo
- Administrador

- Contato:
Amigo, não sei se isto é possível, mas o que você poderia fazer é tirar a linha de cabeçalho (NOHEADERS) e usar LABEL para colocar o nome das coluna na parte superior da Grid. Assim, sem o Headers das colunas não tem como redimensionar a largura das colunas.
Abraços,
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
toledo@pctoledo.com.br
- jjr_rs
- Usuário Nível 2

- Contato:
Amigo Toledo,
Vou seguir sua sugestão ! Vou testar por aqui e qualquer coisa dou retorno se deu certo.
Obrigado novamente pela ajuda !
Vou seguir sua sugestão ! Vou testar por aqui e qualquer coisa dou retorno se deu certo.
Obrigado novamente pela ajuda !
- jjr_rs
- Usuário Nível 2

- Contato:
Toledo,
Ótima solução ! Deu certinho ! Mais uma lição aprendida.
Obrigado a todos pela ajuda !
Ótima solução ! Deu certinho ! Mais uma lição aprendida.
Obrigado a todos pela ajuda !