MySQL: select com soma de dados
Moderador: Moderadores
Pessoal,
Tenho uma tabela num banco de dados MySQL que tem, entre outros, os seguintes campos:
COMPVENDA
CODIGO
Preciso fazer um select que me entregue uma lista dos códigos (campo CODIGO) em que a soma de todos os campos COMPVENDA em todos os registros seja maior que zero.
Tentei usar sum(compvenda), mas está me retornando Erro SQL 1111. Pesquisei este erro, mas ele é muito genérico, não consegui aplicar as sugestões à minha aplicação.
Pelo que vi no manual do MySQL, a SUM não faz exatamente o que eu quero.
Sei que daria para fazer uma pesquisa para cada código, somando os campos COMPVENDA de cada uma separadamente. Mas o que eu preciso é fazer tudo num só select.
Alguém poderia me auxiliar?
Tenho uma tabela num banco de dados MySQL que tem, entre outros, os seguintes campos:
COMPVENDA
CODIGO
Preciso fazer um select que me entregue uma lista dos códigos (campo CODIGO) em que a soma de todos os campos COMPVENDA em todos os registros seja maior que zero.
Tentei usar sum(compvenda), mas está me retornando Erro SQL 1111. Pesquisei este erro, mas ele é muito genérico, não consegui aplicar as sugestões à minha aplicação.
Pelo que vi no manual do MySQL, a SUM não faz exatamente o que eu quero.
Sei que daria para fazer uma pesquisa para cada código, somando os campos COMPVENDA de cada uma separadamente. Mas o que eu preciso é fazer tudo num só select.
Alguém poderia me auxiliar?
Inacio de Carvalho Neto
Select CODIGO, SUM(COMPVENDA) as SOMA from TABELA group by CODIGO having SOMA > 0
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Pessoal, tenho uma outra dúvida nesta mesma tabela, que também se refere a um select que estou tentando fazer.
A tabela tem os seguintes campos (entre outros):
Preciso fazer um select que me retorne a lista dos códigos (campo CODIGO) dessa tabela em ordem crescente de cadastro da última cotação de cada código.
Um select simples assim (select codigo where cotacao>0 order by dtcotacao,hrcotacao) não serve, porque ele vai colocar em primeiro lugar o código cadastrado, por exemplo, em 01/01/16, mesmo que depois tenha sido cadastrado outra cotação do mesmo código em 09/02/17.
Então, eu precisaria pegar código a código, ver qual foi o último cadastro de cotação desse código, e daí sim colocar em ordem de data.
Tem como fazer isso em apenas um select?
A tabela tem os seguintes campos (entre outros):
Código: Selecionar todos
CODIGO
DTCOTACAO
HRCOTACAO
COTACAO
COMPVENDAUm select simples assim (select codigo where cotacao>0 order by dtcotacao,hrcotacao) não serve, porque ele vai colocar em primeiro lugar o código cadastrado, por exemplo, em 01/01/16, mesmo que depois tenha sido cadastrado outra cotação do mesmo código em 09/02/17.
Então, eu precisaria pegar código a código, ver qual foi o último cadastro de cotação desse código, e daí sim colocar em ordem de data.
Tem como fazer isso em apenas um select?
Inacio de Carvalho Neto
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Tem sim. Pesquise no Google que tem muitos exemplos. Pesquise "select max in group".
Tem sim. Pesquise no Google que tem muitos exemplos. Pesquise "select max in group".
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
Realmente achei. Muito obrigado.
Mas estou com dois problemas:
1) da forma como estou fazendo, está dando o seguinte erro:
O select com erro está assim:
Tem várias informações na internet sobre esse erro, mas não vi nada que tivesse a ver com o meu caso.
Percebi que, tirando o "max(dtcotacao)<'2016-12-30'", funciona. Só que não vi nenhum erro nessa expressão, já que dtcotacao é um campo da tabela do tipo DATE.
2) tirando o "max(dtcotacao)<'2016-12-30'", como disse, o select funciona, mas tem um erro: ele lista na ordem do max(dtcotacao) considerando apenas os códigos com compvenda diferente de zero. Sei que eu mesmo coloquei o "where compvenda<>0", mas a intenção seria listar apenas os que tem compvenda diferente zero, mas na ordem do max(dtcotacao) igual a zero.
Sei que ficou confuso, vou tentar explicar melhor com exemplos:
Imagine que a tabela tenha os seguintes dados:
Da forma como eu fiz o select, ele está retornando o max(dtcotacao) de ABCD1 em 2016-08-31, mas eu gostaria que retornasse em 2016-12-10.
Talvez me perguntem: mas então para que o "where compvenda<>0"? Resposta simples: para não incluir na lista o EFGH2, que não tem nenhum compvenda diferente de zero. Me entende?
Pode me ajudar?
Mas estou com dois problemas:
1) da forma como estou fazendo, está dando o seguinte erro:
Erro SQL (1111): Invalid use of group functionCódigo: Selecionar todos
select codigo,cotacao,max(dtcotacao) as data from tabela where compvenda<>0 and max(dtcotacao)<'2016-12-30' group by codigo order by max(dtcotacao)Percebi que, tirando o "max(dtcotacao)<'2016-12-30'", funciona. Só que não vi nenhum erro nessa expressão, já que dtcotacao é um campo da tabela do tipo DATE.
2) tirando o "max(dtcotacao)<'2016-12-30'", como disse, o select funciona, mas tem um erro: ele lista na ordem do max(dtcotacao) considerando apenas os códigos com compvenda diferente de zero. Sei que eu mesmo coloquei o "where compvenda<>0", mas a intenção seria listar apenas os que tem compvenda diferente zero, mas na ordem do max(dtcotacao) igual a zero.
Sei que ficou confuso, vou tentar explicar melhor com exemplos:
Imagine que a tabela tenha os seguintes dados:
CODIGO DTCOTACAO COTACAO COMPVENDA
ABCD1 2016-01-01 1,00 0
EFGH2 2016-02-01 0,50 0
ABCD1 2016-05-01 2,00 0
EFGH2 2016-06-20 5,00 0
ABCD1 2016-07-22 3,00 0
ABCD1 2016-08-31 1,50 100
ABCD1 2016-12-10 2,50 0Talvez me perguntem: mas então para que o "where compvenda<>0"? Resposta simples: para não incluir na lista o EFGH2, que não tem nenhum compvenda diferente de zero. Me entende?
Pode me ajudar?
Inacio de Carvalho Neto
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
Veja o resultado:
Segue o código SQL:
Informe se é isto mesmo que precisa.
SQLSELECTMAXINGROUP
Espero ter entendido...cjp escreveu:Me entende?
Veja o resultado:
Segue o código SQL:
CREATE TABLE 'tbTeste' (
'codigo' CHAR(5) NOT NULL,
'dtcotacao' DATE NULL,
'cotacao' DECIMAL(7,2) NULL,
'compvenda' INT NULL
)
COMMENT='Teste CJP'
COLLATE='utf8_general_ci'
ENGINE=InnoDB;
-------------------------------------------------------------------------------
INSERT INTO tbTeste (CODIGO, DTCOTACAO, COTACAO, COMPVENDA) VALUES
('ABCD1', '2016-01-01', 1.00, 0)
,('EFGH2', '2016-02-01', 0.50, 0)
,('ABCD1', '2016-05-01', 2.00, 0)
,('EFGH2', '2016-06-20', 5.00, 0)
,('ABCD1', '2016-07-22', 3.00, 0)
,('ABCD1', '2016-08-31', 1.50, 100)
,('ABCD1', '2016-12-10', 2.50, 0)
#-------------------------------------------------------------------------------
SELECT t1.codigo, t2.dtcotacao, t1.cotacao, t1.compvenda
FROM tbTeste t1
JOIN ( SELECT codigo, Max( dtcotacao ) As dtcotacao
FROM tbTeste
WHERE codigo = codigo) as t2
ON t1.codigo = t2.codigo
WHERE t1.compvenda <> 0
ORDER BY t2.dtcotacao
#-------------------------------------------------------------------------------
SQLSELECTMAXINGROUP
[]´s
Sim, parece que é isso mesmo que eu quero.
Vou ter que estudar essa JOIN e t1 e t2 para entender. Não conhecia isso.
Por enquanto, muito obrigado.
Vou ter que estudar essa JOIN e t1 e t2 para entender. Não conhecia isso.
Por enquanto, muito obrigado.
Inacio de Carvalho Neto
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
No exemplo acima, t1 e t2 são apelidos (aliases) de tabela. As colunas também podem receber apelidos como em Isto é opcional mas ajuda muito. Veja exemplos: SQL Aliases
Já a questão dos JOINs deve ser muito estudada pois é fundamental em qualquer sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Como o próprio nome já diz, o sistema é relacional. O relacionamento entre as tabelas é feito por JOINs (junções). Para melhor performance, é importante que todas as tabelas possuam suas chaves primárias (primary keys ou PK) definidas e que os relacionamentos também sejam criados através da definição de chaves estrangeiras (foreign keys ou FK). Veja Basic SQL Join Types
No exemplo acima, t1 e t2 são apelidos (aliases) de tabela. As colunas também podem receber apelidos como em
SELECT CustName AS 'Cód. Cliente' FROM tbCustomes custJá a questão dos JOINs deve ser muito estudada pois é fundamental em qualquer sistema gerenciador de banco de dados (SGBD). Como o próprio nome já diz, o sistema é relacional. O relacionamento entre as tabelas é feito por JOINs (junções). Para melhor performance, é importante que todas as tabelas possuam suas chaves primárias (primary keys ou PK) definidas e que os relacionamentos também sejam criados através da definição de chaves estrangeiras (foreign keys ou FK). Veja Basic SQL Join Types
[]´s
A parte do alias eu entendi bem.
A do join, na teoria, entendi.
Mas, ao tentar aplicar o teu exemplo à minha tabela, não funcionou como eu esperava, e não sei dizer bem o porquê.
Veja se eu estou correto, por favor: vc criou virtualmente uma segunda tabela (t2), com todos os registros, colocando max(dtcotacao) em dtcotacao; é isso?
E depois fez um select fazendo a junção da tabela original (chamada de t1) com o campo dtcotacao de t2 e os demais campos de t1; estou certo?
Não vi nesse exemplo onde ficaria o meu 'max(dtcotacao)<'2016-12-30'. Também não vi nele o group by.
Minha ideia seria retornar todos os registros que têm compvenda<>0 e que max(dtcotacao) seja menor que a data x (no exemplo que dei: 2016-12-30). Mas usando o teu exemplo na minha tabela, ele está retornando apenas um código, que aparece duplicado.
A do join, na teoria, entendi.
Mas, ao tentar aplicar o teu exemplo à minha tabela, não funcionou como eu esperava, e não sei dizer bem o porquê.
Veja se eu estou correto, por favor: vc criou virtualmente uma segunda tabela (t2), com todos os registros, colocando max(dtcotacao) em dtcotacao; é isso?
E depois fez um select fazendo a junção da tabela original (chamada de t1) com o campo dtcotacao de t2 e os demais campos de t1; estou certo?
Não vi nesse exemplo onde ficaria o meu 'max(dtcotacao)<'2016-12-30'. Também não vi nele o group by.
Minha ideia seria retornar todos os registros que têm compvenda<>0 e que max(dtcotacao) seja menor que a data x (no exemplo que dei: 2016-12-30). Mas usando o teu exemplo na minha tabela, ele está retornando apenas um código, que aparece duplicado.
Inacio de Carvalho Neto
-
tonyedented
- Usuário Nível 1

Alias in SQL is basically a temporary name that is given to a table or a column while writing a query. This is usually done when the column or the table names are long, so in order to render more readability, the alias is given. The alias in SQL is a temporary change and only exists till the duration of that query.
For column alias
For table alias
To know more refer to this article: https://www.scaler.com/topics/alias-in-sql/
For column alias
SELECT column_name AS alias_name
FROM table_name;
SELECT column_1,column_2...
FROM table_name AS alias_name;
-
carlos moc
- Usuário Nível 2

Vou dar um pitaco aqui, estou à 16 anos com o mysql, tenho um sistema hospitalar que a base já passa de 1TB , são muitos os relatórios eu tive problemas ao gerar alguns usando (inner join,left join, group by) de chegar ao ponto de parar o sistema enquanto os relatórios eram processados, foi só eliminar essas cláusulas e resolveu.
Lembrando que é só um pitaco .
Lembrando que é só um pitaco .
-
alxsts
- Colaborador

Olá!
SGBD- R - Sistema Gerenciador de Banco de Dados - Relacional.
O sistema, como o próprio nome sugere, é baseado no relacionamento de seus objetos, principalmente as tabelas. Este relacionamento é obtido através de JOINS. Se for para eliminar os JOINS de um SGBD- R, melhor continuar com DBF...
Se o teu sistema ficou lento, provavelmente houve alguma falha na modelagem de dados. Revise índices, crescimento de tabelas, excesso de triggers...
Estude o manual em anexo (em Inglês)
SGBD- R - Sistema Gerenciador de Banco de Dados - Relacional.
O sistema, como o próprio nome sugere, é baseado no relacionamento de seus objetos, principalmente as tabelas. Este relacionamento é obtido através de JOINS. Se for para eliminar os JOINS de um SGBD- R, melhor continuar com DBF...
Se o teu sistema ficou lento, provavelmente houve alguma falha na modelagem de dados. Revise índices, crescimento de tabelas, excesso de triggers...
Estude o manual em anexo (em Inglês)
- Anexos
-
Data_Modeling_and_Relational_Database_De.pdf- Oracle - Manual de Modelagem de Dados e Projeto de Bancos de Dados Relacionais
- (1.4 MiB) Baixado 302 vezes
[]´s
- JoséQuintas
- Administrador

Só lembrando:
Tive um problema de lentidão recente, e o problema era codepage errada, vinda de mudanças de versão MySQL.
Tive um problema de lentidão recente, e o problema era codepage errada, vinda de mudanças de versão MySQL.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
-
carlos moc
- Usuário Nível 2

Não uso triggers, as tabelas as quais me refiro são (pacientes 250.000 registros) com uma tabela de histórico de movimentações(histórico do paciente dentro da unidade hospitalar) mais de 1.250.000 registros , lembrando que essa tabela de pacientes ela é acessada para escrita/consulta o tempo todo por 230 terminais são 720 leitos ocupados diariamente , nossa taxa de ocupação é de 90%, 8 km de cabos de rede, e ainda vem o administrativo, plano de saúde, faturamento.
Tem noção o que é isso ? cai pra dentro, ai vc vai ficar de cabeça branca logo logo.kkk
falei que era só um pitaco.
O que é bom pra mim pode ser que não seja bom para os outros.
Tem noção o que é isso ? cai pra dentro, ai vc vai ficar de cabeça branca logo logo.kkk
falei que era só um pitaco.
O que é bom pra mim pode ser que não seja bom para os outros.