Procurando entender.
Moderador: Moderadores
Procurando entender.
Amigos.
Ocorreu-me um problema q não compreendi e, quem sabe, alguém possa me explicar. Este usando xharbour com minigui. Em um prg de procedures, crie uma procedure geral onde é criado uma window. Em outro prg, coloquei uma procedure que cria labels e textbox´s e numa terceira procedure coloquei uma parte q atribui aos value´s dos textbox´s o conteudo de campos de um dbf. Qdo mando compilar, dá error E0030, erro de sintaxe na procedure q atribui os valores aos value´s. Se, porém, eu tiro essa procedure e coloco no mesmo prg onde define a window, é compilado e executado sem problemas. O problema é q eu preciso dessa procedure junto com o prg q define os label´s e textbox. Alguem tem alguma solução?
Obrigado pela atenção.
Adriano.
Ocorreu-me um problema q não compreendi e, quem sabe, alguém possa me explicar. Este usando xharbour com minigui. Em um prg de procedures, crie uma procedure geral onde é criado uma window. Em outro prg, coloquei uma procedure que cria labels e textbox´s e numa terceira procedure coloquei uma parte q atribui aos value´s dos textbox´s o conteudo de campos de um dbf. Qdo mando compilar, dá error E0030, erro de sintaxe na procedure q atribui os valores aos value´s. Se, porém, eu tiro essa procedure e coloco no mesmo prg onde define a window, é compilado e executado sem problemas. O problema é q eu preciso dessa procedure junto com o prg q define os label´s e textbox. Alguem tem alguma solução?
Obrigado pela atenção.
Adriano.
-
culik
Ola
Porque nao nao tenta alterar seu programa para usar hwgui.
la vc nao precisa usar alguma coisa como
janela.controle.value := "alguma"
em hwgui e diretamente
@ x,y say osay caption texto
vc tambem notou a volta que vc da para incluir um registro no dbf
com hwgui faco assime no botao de salvar tenho
Agora me diz uma coisa, vc esta vendo nesse codigo algum replace campo with form_2.contole.value ?
[]s
Luiz
Porque nao nao tenta alterar seu programa para usar hwgui.
la vc nao precisa usar alguma coisa como
janela.controle.value := "alguma"
em hwgui e diretamente
@ x,y say osay caption texto
vc tambem notou a volta que vc da para incluir um registro no dbf
com hwgui faco assim
Código: Selecionar todos
Local lExc:=.F.
Local Form_2
Local Botao_salvar, Botao_Cancelar, Botao_Deletar
Private T_Codigo
Private T_Nome
Private T_Endereco
Private T_Bairro
Private T_Cep
Private T_Cidade
Private T_Estado
Private T_Fone1
Private T_Fone2
Private T_Email
Private cCodigo := ""
Private cNome := ""
Private cEndereco := ""
Private cBairro := ""
Private cCep := ""
Private cCidade := ""
Private cEstado := ""
Private cFone1 := ""
Private cFone2 := ""
Private cEmail := ""
lNovo := lNovo_Registro
If ! lNovo
cCodigo:=oBrowse:msrec[oBrowse:tekzp,1]
Agenda->(DBSetOrder(1))
If ! Agenda->(DBSeek( cCodigo ))
MsgSTOP("Registro "+cCodigo+" não localizado!!","Agenda")
Return Nil
EndIf
cNome := AllTrim( Agenda->Nome)
cEndereco := AllTrim( Agenda->Endereco)
cBairro := AllTrim( Agenda->Bairro)
cCep := AllTrim( Agenda->Cep)
cCidade := AllTrim( Agenda->Cidade)
cEstado := AllTrim( Agenda->Estado)
cFone1 := AllTrim( Agenda->Fone1)
cFone2 := AllTrim( Agenda->Fone2)
cEmail := AllTrim( Agenda->EMail)
EndIf
INIT DIALOG Form_2 ;
AT 0,0 ;
SIZE 490, 300 ;
TITLE "Agenda de Contatos - "+Iif( lNovo , "Novo Registro" , "Alterando Registro");
CLIPPER NOEXIT;
FONT oFonte
@ 10,10 SAY 'Código' COLOR BLUE SIZE 140, 30
@ 10,40 SAY 'Nome' COLOR BLUE SIZE 140, 30
@ 10,70 SAY 'Endereço' COLOR BLUE SIZE 140, 30
@10,100 SAY "Bairro" COLOR BLUE SIZE 140, 30
@360,100 SAY "Cep" COLOR BLUE SIZE 140, 30
@10,130 SAY "Cidade" COLOR BLUE SIZE 140, 30
@345,130 SAY "Estado" COLOR BLUE SIZE 140, 30
@10,160 SAY "Fone 1" COLOR BLUE SIZE 140, 30
@346,160 SAY "Fone 2" COLOR BLUE SIZE 140, 30
@10,190 SAY "E-Mail" COLOR BLUE SIZE 140, 30
@70, 13 GET T_Codigo VAR cCodigo STYLE WS_DISABLED SIZE 40, 24
@70, 43 GET T_Nome VAR cNome picture Replicate("X",40) VALID {||Valid_cNome()} SIZE 400, 24
@70, 73 GET T_Endereco VAR cEndereco picture Replicate("X",40) SIZE 400,24
@70,103 GET T_Bairro VAR cBairro picture Replicate("X",25) SIZE 250, 24
@390,103 GET T_Cep VAR cCep PICTURE "@R 99999-999" SIZE 80, 24
@70,133 GET T_Cidade VAR cCidade picture Replicate("X",25) SIZE 250, 24
@390,133 GET T_Estado VAR cEstado picture Replicate("X",2) SIZE 30, 24
@70, 163 GET T_Fone1 VAR cFone1 picture Replicate("X",10) SIZE 110, 24
@390,163 GET T_Fone2 VAR cFone2 picture Replicate("X",10) SIZE 80, 24
@70,193 GET T_Email VAR cEmail picture Replicate("X",40) SIZE 400, 24
@ 70, 232 OWNERBUTTON Botao_Salvar ;
TEXT 'Salvar' OF Form_2 ;
ON CLICK {||Salvar_Registro(),Sair_Form_2()} ;
SIZE 120, 27
@ 210,232 OWNERBUTTON Botao_Deletar ;
TEXT 'Deletar' OF Form_2;
ON CLICK {||Excluir_Registro()} ;
SIZE 120, 27
@ 346,232 OWNERBUTTON Botao_Cancelar;
TEXT 'Cancelar' OF Form_2 ;
ON CLICK {||EndDialog()};
SIZE 120, 27
ACTIVATE DIALOG Form_2
return nil Código: Selecionar todos
Function Salvar_Registro()
Local ProximoCodigo := ""
Local cCodigo := ""
If Empty( cNome )
MsgINFO( "Nome não foi Informado!!" , "Agenda" )
T_Nome:SetFocus()
Return Nil
EndIf
If lNovo
Agenda->(DBSetOrder(1))
Agenda->(DBGoBottom())
ProximoCodigo := StrZero( Val( Agenda->Codigo ) + 1 , 4 )
Agenda->(DBAppend())
Agenda->Codigo := ProximoCodigo
Agenda->Nome := cNome
Agenda->Endereco := cEndereco
Agenda->Bairro := cBairro
Agenda->Cep := cCep
Agenda->Cidade := cCidade
Agenda->Estado := cEstado
Agenda->Fone1 := cFone1
Agenda->Fone2 := cFone2
Agenda->EMail := cEmail
lNovo:=.F.
Else
cCodigo := cCodigo
Agenda->(DBSetOrder(1))
If ! Agenda->(DBSeek( cCodigo ))
MsgSTOP("Registro "+cCodigo+" não localizado!!","Agenda")
EndIf
If BloqueiaRegistroNaRede( "Agenda" )
Agenda->Nome := cNome
Agenda->Endereco := cEndereco
Agenda->Bairro := cBairro
Agenda->Cep := cCep
Agenda->Cidade := cCidade
Agenda->Estado := cEstado
Agenda->Fone1 := cFone1
Agenda->Fone2 := cFone2
Agenda->EMail := cEmail
Agenda->(DBUnlock())
EndIf
EndIf
MsgInfo( "Registo "+Iif( lNovo , "Incluído" ,"Alterado!!" ) )
Pesquisa_Agenda(alltrim(cnome,1,1))
Return Nil[]s
Luiz
Editado pela última vez por Pablo César em 10 Mai 2012 22:44, em um total de 1 vez.
Razão: Mensagem editada para colocar a tag [ code ]<br>Veja como utilizar esta tag: http://www.pctoledo.com.br/forum/faq.php?mode=bbcode#f2r1
Razão: Mensagem editada para colocar a tag [ code ]<br>Veja como utilizar esta tag: http://www.pctoledo.com.br/forum/faq.php?mode=bbcode#f2r1
A postagem do colega foi sobre Minigui.
Use a Minigui ela é mais fácil e tem muito mais suporte.
Mas se preferir use o Foxpro que também é muito bom.
Ainda pode usar o VB ou quem sabe o Delphi.
Eu pessoalmente recomendo não fazer nada, deixa em Clipper puro mesmo e o cliente que quer 32 bits que se dane.
Pronto já dei minha "enorme" contribuição na questão do colega.
Tenho certeza que foi totalmente esclarecedora minha postagem assim como "outras".
Se é pra zoar vamos zoar....
:* :xau
Marcelo
Use a Minigui ela é mais fácil e tem muito mais suporte.
Mas se preferir use o Foxpro que também é muito bom.
Ainda pode usar o VB ou quem sabe o Delphi.
Eu pessoalmente recomendo não fazer nada, deixa em Clipper puro mesmo e o cliente que quer 32 bits que se dane.
Pronto já dei minha "enorme" contribuição na questão do colega.
Tenho certeza que foi totalmente esclarecedora minha postagem assim como "outras".
Se é pra zoar vamos zoar....
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
-
gransoft
- Usuário Nível 3

- Contato:
MiniGUI, HwGUI
ARAGUARI-MG, 20 de outubro de 2005.
Prezados Srs.,
Não trata-se de "zoar"...
O Culik acabou de postar boas dicas de xHarbour em GNU/Linux em um POST aqui do Fórum.
Temos sim, que conseguir boas contribuições aqui mesmo ... o preço é a divulgação/convites que ele faz para outro Fórum e que a HwGUI é melhor, etc e tal...
Paciência... Isso é lá com os Moderadores.
Mas ele já percebeu que conquistará bons correligionários, e até editou um POST onde havia citado que aqui é OFF-TOPIC...
Não é OFF não !!! Tanto que ele e o Sandro passam por aqui periodicamente.
É ON para xHarbour.org, .com, com MiniGUI e/ou HwGUI.
O tal simples exemplo, com MiniGUI, no link abaixo, já recebeu 70 downloads só este mês:
http://www.gransoft.com/download/minigui/projeto.zip
Em breve, divulgo um exemplo funcional com a HwGUI...
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Prezados Srs.,
Não trata-se de "zoar"...
O Culik acabou de postar boas dicas de xHarbour em GNU/Linux em um POST aqui do Fórum.
Temos sim, que conseguir boas contribuições aqui mesmo ... o preço é a divulgação/convites que ele faz para outro Fórum e que a HwGUI é melhor, etc e tal...
Paciência... Isso é lá com os Moderadores.
Mas ele já percebeu que conquistará bons correligionários, e até editou um POST onde havia citado que aqui é OFF-TOPIC...
Não é OFF não !!! Tanto que ele e o Sandro passam por aqui periodicamente.
É ON para xHarbour.org, .com, com MiniGUI e/ou HwGUI.
O tal simples exemplo, com MiniGUI, no link abaixo, já recebeu 70 downloads só este mês:
Em breve, divulgo um exemplo funcional com a HwGUI...
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
gransoft@zipmail.com.br
É zoar sim !
Exemplo :
"Gostaria de saber qual o comando para limpar a tela toda com a Minigui"
Aí vem uma resposta do tipo "Não limpe a tela com a Minigui, limpar a tela com a hWgui é muito mais fácil, bonito, lindo e maravilhoso, além do mais você pode optar por usar a versão open source ou comercial, para saber mais visite www.pqp.vtf.com.br"
Porra !!!! Será que não dá pra responder diretamente independente de gosto pessoal ? Se o cara postou sobre a minigui é porque ele quer usar a minigui e quer uma resposta o mais rápido possível, agora se o cara postar "Qual IDE devo usar BRGUI, Minigui, Hwgui, Seiláoquegui ? Quais a vantagens e desvantagens entre elas ?"
Aí tudo bem o cara pode até escrever um livro do tipo "Como me apaixonei pela seiláoquegui".
Fórum foi feito primeiramente para tirar dúvidas e não colocar mais.
Fui...
Exemplo :
"Gostaria de saber qual o comando para limpar a tela toda com a Minigui"
Aí vem uma resposta do tipo "Não limpe a tela com a Minigui, limpar a tela com a hWgui é muito mais fácil, bonito, lindo e maravilhoso, além do mais você pode optar por usar a versão open source ou comercial, para saber mais visite www.pqp.vtf.com.br"
Porra !!!! Será que não dá pra responder diretamente independente de gosto pessoal ? Se o cara postou sobre a minigui é porque ele quer usar a minigui e quer uma resposta o mais rápido possível, agora se o cara postar "Qual IDE devo usar BRGUI, Minigui, Hwgui, Seiláoquegui ? Quais a vantagens e desvantagens entre elas ?"
Aí tudo bem o cara pode até escrever um livro do tipo "Como me apaixonei pela seiláoquegui".
Fórum foi feito primeiramente para tirar dúvidas e não colocar mais.
Fui...
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
-
Sandro R R Freire
- Usuário Nível 2

Limpar a tela com Minigui ( CLS ) :-O
Cara, uma coisa que eu e o Culik falamos é
Você usam o que quizerem por suas conta e risco.
Apenas achamos que se você sobrepor uma variavel publica os efeitos serão muito desastrosos.
Um dia a muito tempo atrás, antes até de todos mecherem com Minigui, acho que era Luiz Vasquez, escreveu classes para Minigui, e sabe o que aconteceu, o Roberto Lopez, jogou-as no lixo.
Tempos depois o Ron Pinkas convidou o Roberto, inclusive se comprometeu a ajudar-lo, pois a idéia da Minigui é ótima sim, mas a sua escrita, é errada, e o Roberto, negou o auxilio.
Não existe muita segurança em variaveis publicas manuseadas como se fossem objetos, ou esse tal de pseudo objetos.
A Minigui tem muitos exemplos sim, bem como muitos componentes criados, mas ela em minha opnião é como cristal, tem que ter cuidado.
Amigos, tenho graças a Deus 15 anos de programação, sou um dos desenvolvedores da HwGUI e da xHGTK (outra GUI tb, mas que se baseia na GTK), não quero que ninguem use a HwGUI, a menos que queira, apenas expresso minha opnião sobre ela, o Luiz é mais radical, por que ele gostaria de ver outros não terem problemas pensando como ele, eu já acho que se alguem quer se afogar, é problema da pessoa.
Não faço parte do xHarbour comercial, faço parte dos projetos Open Source.
Trabalho em uma empresa como programador de um ERP
Por favor, leiam os códigos, analisem e tirem suas opniões.
Façam como quizerem, sigam o caminho que quizerem, mas não me obriguem a aceitar a dizer que Minigui por exemplo é maravilhosa, pois em minha opnião não é, apenas tem mais componentes que HwGUI em Windows, e diga-se que isso é proposital, pois tais componentes não existem para GTK, o que tornaria inviável sua versão para Linux, e no futuro até para Solaris, essa é nossa idéia.
Cara, uma coisa que eu e o Culik falamos é
Você usam o que quizerem por suas conta e risco.
Apenas achamos que se você sobrepor uma variavel publica os efeitos serão muito desastrosos.
Um dia a muito tempo atrás, antes até de todos mecherem com Minigui, acho que era Luiz Vasquez, escreveu classes para Minigui, e sabe o que aconteceu, o Roberto Lopez, jogou-as no lixo.
Tempos depois o Ron Pinkas convidou o Roberto, inclusive se comprometeu a ajudar-lo, pois a idéia da Minigui é ótima sim, mas a sua escrita, é errada, e o Roberto, negou o auxilio.
Não existe muita segurança em variaveis publicas manuseadas como se fossem objetos, ou esse tal de pseudo objetos.
A Minigui tem muitos exemplos sim, bem como muitos componentes criados, mas ela em minha opnião é como cristal, tem que ter cuidado.
Amigos, tenho graças a Deus 15 anos de programação, sou um dos desenvolvedores da HwGUI e da xHGTK (outra GUI tb, mas que se baseia na GTK), não quero que ninguem use a HwGUI, a menos que queira, apenas expresso minha opnião sobre ela, o Luiz é mais radical, por que ele gostaria de ver outros não terem problemas pensando como ele, eu já acho que se alguem quer se afogar, é problema da pessoa.
Não faço parte do xHarbour comercial, faço parte dos projetos Open Source.
Trabalho em uma empresa como programador de um ERP
Por favor, leiam os códigos, analisem e tirem suas opniões.
Façam como quizerem, sigam o caminho que quizerem, mas não me obriguem a aceitar a dizer que Minigui por exemplo é maravilhosa, pois em minha opnião não é, apenas tem mais componentes que HwGUI em Windows, e diga-se que isso é proposital, pois tais componentes não existem para GTK, o que tornaria inviável sua versão para Linux, e no futuro até para Solaris, essa é nossa idéia.
Putz, e eu q so queria entender um problema....
Quero aqui expressar minha indignação com tudo isso. Gente, EU SÓ QUERIA ENTENDER O PROBLEMA QUE ME OCORREU e não entrar nessa discussão que, desculpem-me, é totalmente inutil. Eu uso a minigui, não conheço a hwgui, mas isso não interessa. Será q alguém pode, pelo amor de Deus, simplesmente responder a minha dúvida??? Se toda vez q eu tiver uma duvida for essa confusão, me desculpem, mas vou procurar em outros foruns.
E ai, alguem sabe o por que do problema???
Quero aqui expressar minha indignação com tudo isso. Gente, EU SÓ QUERIA ENTENDER O PROBLEMA QUE ME OCORREU e não entrar nessa discussão que, desculpem-me, é totalmente inutil. Eu uso a minigui, não conheço a hwgui, mas isso não interessa. Será q alguém pode, pelo amor de Deus, simplesmente responder a minha dúvida??? Se toda vez q eu tiver uma duvida for essa confusão, me desculpem, mas vou procurar em outros foruns.
E ai, alguem sabe o por que do problema???
-
gransoft
- Usuário Nível 3

- Contato:
MiniGUI, IDE
ARAGUARI-MG, 20 de outubro de 2005.
Prezado Adriano,
Sempre poste um pequeno algorítmo para exemplificar. Ajuda muito nas respostas.
Também tive erros semelhantes, referentes à visibilidade dos objetos.
Por isso, padronizei um *.PRG para FUNÇÕES, um *.FMG para controle de arquivos (BROWSE) e outro *.FMG para LAYOUT de Formulários.
Sobre GRID's (outro post), não uso... Definir controles de teclas se dispomos de BROWSE em arquivos temporários ?
Se desejar um simples exemplo, demonstrando como faço atribuições de valores aos TEXTBOX, acesse o link abaixo:
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
gransoft@zipmail.com.br
Prezado Adriano,
Sempre poste um pequeno algorítmo para exemplificar. Ajuda muito nas respostas.
Também tive erros semelhantes, referentes à visibilidade dos objetos.
Por isso, padronizei um *.PRG para FUNÇÕES, um *.FMG para controle de arquivos (BROWSE) e outro *.FMG para LAYOUT de Formulários.
Sobre GRID's (outro post), não uso... Definir controles de teclas se dispomos de BROWSE em arquivos temporários ?
Se desejar um simples exemplo, demonstrando como faço atribuições de valores aos TEXTBOX, acesse o link abaixo:
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
gransoft@zipmail.com.br
- Antonio
- Usuário Nível 3

- Contato:
Re: Procurando entender.
camiloto escreveu:Amigos.
Obrigado pela atenção.
Adriano.
No PRG onde esta sendo criada a Janela inclua os demais PRGS:
#include "prog1.prg"
#include "prog2.prg"
#include "prog3.prg"
Veja se resolve.
Antonio Carlos
Harbour 3.2 (20180213)
Hwgui 2.20 3b | PostGresql 9.5 | ADO/ODBC
Harbour 3.2 (20180213)
Hwgui 2.20 3b | PostGresql 9.5 | ADO/ODBC
Eu não sou contra a hwgui (até achoe ela mais fácil que a minigui) minha "briga" aqui é para que não se postem mensagens que ao invés de ajudar atrapalhem o membro que está com dúvida, imaginemos o seguinte :
Eu entro no News da Xharbour e pergunto sobre algumas dúvidas sobre a hwgui e alguém me responde que devo usar a minigui e me posta um código como exemplo, minha vontade é de mandar o cara ITNC, se eu perguntei sobre a hwgui é porque estou usando ela "provavelmente estou satisfeito, senão já teria mudado" e quero uma resposta rápida para a hwgui, não irá me importar se a minigui é melhor, se o delphi e a melhor linguagem do mundo, se o cobol não presta, se o Zé Dirceu vai ser cassado, eu quero a resposta para minha questão e só. Se ainda sim a pessoa na sua opnião quiser indicar uma solução então faz como eu faço.
Exemplo :
Pergunta :
"Como usar a função DBEDIT() ?"
Minha resposta seria :
A função DBEDIT() está obsoleta, melhor seria usar a classe TBROWSE.
Segue abaixo um código de como usar a DBEDIT().
...
...
...
...
...
DBEDIT(04,05,18,74,CAMPOS,"FUNCNOTA",WPICTU,WCABEC,"-","|","-")
...
...
...
Pronto resolvi o problema do colega e ao mesmo tempo dei a dica de uma opção melhor, fica a critério dele escolher o que fazer.
Entenderam agora porque faço essas criticas ? Irei continuar fazendo-as até que se pare com isso ou até que o Toledo me solicite tal.
Até logo.
Marcelo
Eu entro no News da Xharbour e pergunto sobre algumas dúvidas sobre a hwgui e alguém me responde que devo usar a minigui e me posta um código como exemplo, minha vontade é de mandar o cara ITNC, se eu perguntei sobre a hwgui é porque estou usando ela "provavelmente estou satisfeito, senão já teria mudado" e quero uma resposta rápida para a hwgui, não irá me importar se a minigui é melhor, se o delphi e a melhor linguagem do mundo, se o cobol não presta, se o Zé Dirceu vai ser cassado, eu quero a resposta para minha questão e só. Se ainda sim a pessoa na sua opnião quiser indicar uma solução então faz como eu faço.
Exemplo :
Pergunta :
"Como usar a função DBEDIT() ?"
Minha resposta seria :
A função DBEDIT() está obsoleta, melhor seria usar a classe TBROWSE.
Segue abaixo um código de como usar a DBEDIT().
...
...
...
...
...
DBEDIT(04,05,18,74,CAMPOS,"FUNCNOTA",WPICTU,WCABEC,"-","|","-")
...
...
...
Pronto resolvi o problema do colega e ao mesmo tempo dei a dica de uma opção melhor, fica a critério dele escolher o que fazer.
Entenderam agora porque faço essas criticas ? Irei continuar fazendo-as até que se pare com isso ou até que o Toledo me solicite tal.
Até logo.
Marcelo
Amigos, problema resolvi, porém não entendido. A sugestão do Antonio eu já havia feito, porém continuava dando erro. O q eu fiz foi aglutinar dois prg´s de funções em um e recompilar. Funcionou. Acreditem, não fiz alteração nenhuma no código, so move as linhas de um prg para outro. Bom, o q importa é q deu certo.
Obrigado.
Adriano Camiloto.
Obrigado.
Adriano Camiloto.