Testar impressora, algumas funções que testei sem sucesso!

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

NiltonGM
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por NiltonGM »

Pessoal,

Achei essas funções aqui no forum para saber o status da impressora, testei uma a uma e não consegui usar nenhuma.
ft_IsPrint('LPT1') // Erro de compilação: [undefined reference to FT_ISPRINT], acho que é específica de alguma biblioteca
PrintStatus() // Erro de compilação: [undefined reference to PRINTSTATUS], acho que é específica de alguma biblioteca
PrintStat(1) // Erro de compilação: [undefined reference to PRINTSTAT], acho que é específica de alguma biblioteca
PrinterExists() // Erro de compilação: [multiple difinition of GETDEFAULTPRINTER] ??!! Essa eu não entendi!
XIxPrinter() // Erro de compilação: [undefined reference to XIXPRINTER]

Essas existem ao compilar mas só retornam negativo:
isPrinter() // Retorna .F., independente se vc poe a porta 'LPT1' ou '<nome da impressora windows ativa>'
PrintReady() // Retorna .F., independente se vc poe a porta 'LPT1' ou '<nome da impressora windows ativa>'
win_printerStatus() // Retorna 0, independente se vc poe a porta 'LPT1' ou '<nome da impressora windows ativa>'
win_Prn() // Retorna '' (vazio), independente se vc poe a porta 'LPT1' ou '<nome da impressora windows ativa>'

Não há documentação sobre os parâmetros a serem passados a essas funções e muito menos exemplos, mesmo a isPrinter que usávamos no Clipper em MS-DOS com sucesso, aqui no ambiente Windows não funciona.
Alguém aqui no forum usa alguma função de impressora com sucesso no ambiente Windows e nome da impressora Windows sem usar o macete de mapear porta USB para uma LPTx?
Nilton Medeiros
nilton@sistrom.com.br
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Nilton...

IsPrinter() há muito não é usado...
Você gera txt antes de imprimir? Se sim... segura as pontas vou tentar montar um tutorial aqui de umas funções que juntei que você tem que mandar imprimir o arquivo txt e pode ou não escolher a impressora que quer imprimir, eu mesmo deixei setado no arquivo de configurações se é para imprimir em uma impressora padrão ou escolher a impressora.

Reconhece se a impressora é matricial se for usa Win_PrintFileraw() se não gera um arquivo PDF com a harupdf e exibe-o com o sumatra.
As configurações mais comuns usada na epson já estão configuradas, tipo negrito, grande( chr(15) ) e condensado... inclusive com efeito de sublinhado ou não...

Agora se você não imprime em arquivo txt aí eu não sei como fazer.

Tô encrencado com uns SPED aqui mas essa semana ainda faço esse tutorial com as rotinas..

Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
NiltonGM
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por NiltonGM »

Oi Rubens,

Obrigado pelo retorno, não imprimo mais arquivos TXT, só PDF's, também uso o SumatraPDF pra enviar para a impressora, só que gostaria de testar a impressora se está offline ou online antes de enviar pro SumatraPDF.
Nilton Medeiros
nilton@sistrom.com.br
Responder