como rodar programa xharbour em linux
Moderador: Moderadores
- filizola
- Usuário Nível 3

como rodar programa xharbour em linux
ou melhor:
1) rodar clipper no linux com dosemu
2) xharbour no linux, como proceder.
1) rodar clipper no linux com dosemu
2) xharbour no linux, como proceder.
-
gransoft
- Usuário Nível 3

- Contato:
xHarbour no GNU/Linux
ARAGUARI-MG, 9 de novembro de 2004.
Prezado Filizola,
Você já domina o xHarbour "console" para DOS/Windows?
Alguns desenvolvedores estão tendo dificuldades na conversão de Aplicativos de Clipper para xHarbour, não encontrando solução para erros básicos.
A intenção é justamente compreender a sintaxe do xHarbour, ANTES de migrar também para a plataforma GNU/Linux.
Qual a distribuição GNU/Linux você utiliza ?
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Prezado Filizola,
Você já domina o xHarbour "console" para DOS/Windows?
Alguns desenvolvedores estão tendo dificuldades na conversão de Aplicativos de Clipper para xHarbour, não encontrando solução para erros básicos.
A intenção é justamente compreender a sintaxe do xHarbour, ANTES de migrar também para a plataforma GNU/Linux.
Qual a distribuição GNU/Linux você utiliza ?
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
gransoft@zipmail.com.br
- filizola
- Usuário Nível 3

é verdade amigo gransoft, eu também tenho algumas dificuldades básicas para migrar. ex: dbedit(), setcolor(), lentidão em win98(16bits).
na verdade, completei o curso de rede com linux e gostaria de testar meus programas no mesmo. tenho utilizado (até mesmo por questões de compatibilidade/padrão) conectiva 8.0, queria saber como funciona o dosemu para rodar programas clipper sem ter que mudar fontes para testar velocidade e estabilidade, e o xharbour por que realmente nunca vi.
na verdade, completei o curso de rede com linux e gostaria de testar meus programas no mesmo. tenho utilizado (até mesmo por questões de compatibilidade/padrão) conectiva 8.0, queria saber como funciona o dosemu para rodar programas clipper sem ter que mudar fontes para testar velocidade e estabilidade, e o xharbour por que realmente nunca vi.
-
gransoft
- Usuário Nível 3

- Contato:
DOSEMU
ARAGUARI-MG, 9 de novembro de 2004.
Prezado Filizola,
Já fiz testes com DOSEMU, inclusive rodando o MSDOS 6.20 no GNU/Linux. É interessante para pesquisas, mas não o suficiente para implantar em uma Empresa.
Acho mais viável aprender os macetes do xHarbour "na marra", e como disse o amigo Brock em post antigo, "aceitar ?!!!" algumas coisas...
xHarbour 99.2 Free, console para Windows 98, ainda é problemático e instável. Nào dá para um bom Clippeiro converter Aplicativos e instalar nos clientes.
Analiso que a maioria dos usuários NÃO UTILIZA MODO CONSOLE !!!
Os erros encontrados são básicos. E no Fórum específico, também reportam problemas na versão console do GNU/Linux. Versão GUI para GNU/Linux em início de desenvolvimento.
A MiniGUI (Win98) parece-me funcional, e a IDE ajuda no básico.
É muito fácil de instalar, a documentação "orienta", e os exemplos compilam e rodam! Para iniciantes, já basta !
Já dá para escrever Aplicativos Gráficos satisfatoriamente. Porém, é Harbour e não xHarbour!!! Outra confusão daquelas...
A BR-IDE está vindo com força, inclusive Free para MySQL. Vale a pena acompanhar, ir testando e aprendendo novos conceitos. Detalhe: Harbour !
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
gransoft@zipmail.com.br
Prezado Filizola,
Já fiz testes com DOSEMU, inclusive rodando o MSDOS 6.20 no GNU/Linux. É interessante para pesquisas, mas não o suficiente para implantar em uma Empresa.
Acho mais viável aprender os macetes do xHarbour "na marra", e como disse o amigo Brock em post antigo, "aceitar ?!!!" algumas coisas...
xHarbour 99.2 Free, console para Windows 98, ainda é problemático e instável. Nào dá para um bom Clippeiro converter Aplicativos e instalar nos clientes.
Analiso que a maioria dos usuários NÃO UTILIZA MODO CONSOLE !!!
Os erros encontrados são básicos. E no Fórum específico, também reportam problemas na versão console do GNU/Linux. Versão GUI para GNU/Linux em início de desenvolvimento.
A MiniGUI (Win98) parece-me funcional, e a IDE ajuda no básico.
É muito fácil de instalar, a documentação "orienta", e os exemplos compilam e rodam! Para iniciantes, já basta !
Já dá para escrever Aplicativos Gráficos satisfatoriamente. Porém, é Harbour e não xHarbour!!! Outra confusão daquelas...
A BR-IDE está vindo com força, inclusive Free para MySQL. Vale a pena acompanhar, ir testando e aprendendo novos conceitos. Detalhe: Harbour !
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
gransoft@zipmail.com.br
aprender na marra... na verdade isso quer dizer:
corrija cada erro q aparecer durante a compilacao ou execucao em harbour,xbharbour, pois sera gratificante, no final, feitas as correcoes seu programa podera ser compilado em harbour ou clipper sem nenhum problema, aí começa a ficar legal
seguindo isso, comece a conhecer a interfaces graficas q sao muitas e de diversas formas, escolha uma e adote-a no seu dia-a-dia
corrija cada erro q aparecer durante a compilacao ou execucao em harbour,xbharbour, pois sera gratificante, no final, feitas as correcoes seu programa podera ser compilado em harbour ou clipper sem nenhum problema, aí começa a ficar legal
seguindo isso, comece a conhecer a interfaces graficas q sao muitas e de diversas formas, escolha uma e adote-a no seu dia-a-dia
- Antonio
- Usuário Nível 3

- Contato:
filizola escreveu:é verdade amigo gransoft, eu também tenho algumas dificuldades básicas para migrar. ex: dbedit(), setcolor(), lentidão em win98(16bits).
Sobre a lentidão no windows 98, procure saber sobre a XWT.LIB do xHarbour, ela emula um console como o DOS/WIN98. O processamento dentro deste console é mais rápido. Segundo usuários esse problema da lentidão no Win98 foi resolvido com o uso da citada LIB.
[]s
Antonio Carlos
Harbour 3.2 (20180213)
Hwgui 2.20 3b | PostGresql 9.5 | ADO/ODBC
Harbour 3.2 (20180213)
Hwgui 2.20 3b | PostGresql 9.5 | ADO/ODBC
Afinal, como compilar xharbour sem usar windows?
Todos os exemplos e dicas, são sempre levando em consideração
que o desenvolvedor usa windows.
E se o desenvolvedor não usar windows de forma nenhuma?
Como compilar teste.prg com xharbour diretamente no linux,
usando gcc?
Como compilar teste.prg com xharbour e djgpp no dosemu+freedos
no linux?
que o desenvolvedor usa windows.
E se o desenvolvedor não usar windows de forma nenhuma?
Como compilar teste.prg com xharbour diretamente no linux,
usando gcc?
Como compilar teste.prg com xharbour e djgpp no dosemu+freedos
no linux?
-
culik
Ola Linux.eo
>Como compilar teste.prg com xharbour diretamente no linux,
>usando gcc?
sua resposta abaixo, vc deve usar o hbmake para criar os makefiles assim como para compilar.link abaixo e tutorial do hbmake
http://www.caclipperwebsite.com/harbour.shtml
[]s
Luiz
>Como compilar teste.prg com xharbour diretamente no linux,
>usando gcc?
sua resposta abaixo, vc deve usar o hbmake para criar os makefiles assim como para compilar.link abaixo e tutorial do hbmake
[]s
Luiz
Obrigado pela intenção,
Mas o site indicado:
mostra tudo exatamente para ser rodado em Windows.
Todos os arquivos para download são para Windows.
Ou eles rodam em FREEDOS?
Como usar o xHarbour no Linux para gerar
aplicativos para rodar no DOS?
Mas o site indicado:
mostra tudo exatamente para ser rodado em Windows.
Todos os arquivos para download são para Windows.
Ou eles rodam em FREEDOS?
Como usar o xHarbour no Linux para gerar
aplicativos para rodar no DOS?
-
culik
Ola
>Mas o site indicado:
>http://www.caclipperwebsite.com/harbour.shtml
>mostra tudo exatamente para ser rodado em Windows.
O hbmake e universao. vc tem exatamente as mesmas telas tanto na versao windows como linux
>Todos os arquivos para download são para Windows.
sim. mas os download da versao so xharbour para linux sempre estiveram para download na pagina oficial em www.xharbour.org
>Ou eles rodam em FREEDOS?
nao rodam
>Como usar o xHarbour no Linux para gerar
>aplicativos para rodar no DOS?
isso e impossivel
vc so pode no linux gerar apps xharbour para rodar no linux.
[]s
Luiz
>Mas o site indicado:
>http://www.caclipperwebsite.com/harbour.shtml
>mostra tudo exatamente para ser rodado em Windows.
O hbmake e universao. vc tem exatamente as mesmas telas tanto na versao windows como linux
>Todos os arquivos para download são para Windows.
sim. mas os download da versao so xharbour para linux sempre estiveram para download na pagina oficial em www.xharbour.org
>Ou eles rodam em FREEDOS?
nao rodam
>Como usar o xHarbour no Linux para gerar
>aplicativos para rodar no DOS?
isso e impossivel
vc so pode no linux gerar apps xharbour para rodar no linux.
[]s
Luiz
Encontrei a paz usando XHBMK
Depois de tentativas frustradas usando os comandos
harbour e hbmake
Consegui facilmente gerar executáveis com o comando
xhbmk
Em posse de teste.prg, façamos:
xhbmk teste.prg -oteste
E será gerado o executável ./teste
harbour e hbmake
Consegui facilmente gerar executáveis com o comando