Email CDOSYS no Windows Server 2003

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

Olhei o fonte da tip_ mailsend, e vi que tem esse trecho:

IF oInMail:OpenSecure( , lSSL )

lAuthTLS := oInMail:lTLS

Isso significa que trabalha com TLS
aSimoes,

Eu cheguei a testar no harbour3.4, e la realmente tem este exemplo onde esperava-se que estivesse funcionando! SÓ QUE NÃO ESTÁ! Testes de 2 a 3 meses atras! So se de la pra ca tenham consertado!

viewtopic.php?f=4&t=9345&p=107036#p107036

Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Jânio, leu a mensagem que coloquei?
Existe uma LIB pra dar esse suporte da conexão do gmail e outras iguais, mas não é criada no Harbour, a não ser que seja instalada a LIB necessária.

Veja:
d:\CVSFiles\vszakats\contrib\hbssl>hbmk2 hbssl
hbmk2: Processing environment options: -comp=msvc
hbmk2: Building sub-project (level 2): hbssls.hbp
hbmk2: Processing environment options: -comp=msvc
hbmk2 [hbssls]: Warning: Missing dependency: openssl
hbmk2 [hbssls]: Hint: Point envvar HBMK_WITH_OPENSSL or HB_WITH_OPENSSL to the
directory containing header 'openssl\ssl.h'
hbmk2 [hbssls]: Hint: Project URL(s): https://www.openssl.org/
https://www.openssl.org/community/binaries.html

d:\CVSFiles\vszakats\contrib\hbssl>
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Com a Tip SSL deu certo MAS... agora o AVAST começou a reclamar do EXE mesmo não comprimindo os Resources esta dando erro...

Talvez seja pq o EXE exige agora algumas Dlls... exemplo compilei sem compactar e testei no meu server 2003 sem as Dlls pq fiz uma rotina pra baixar, porém se não tiver certa dll (esqueci o nome mas é uma delas do zip q o aSimoes cedeu) nem abre o EXE...

Alexandre vc compacta como seu EXE? O Avast não reclama ai?
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
asimoes
Colaborador
Colaborador

Mensagem por asimoes »

Fladimir,

Compacto com pecompact

Na minha máquina o antivirus é o kaspersky no cliente é avast
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Então aki deu certo mas tive q mexer nos parametros do PECOMPACT

Esses dias devido o FR3 interno no EXE via Resources tive q tirar o parametro pra compactar os Resources.ai blz..

agora como não sabia o q tirar tirei tudo deixei só PECOMPACT e o EXE reduziu cerca de 50%, com os parametros reduzia mais... mas de momento esta ótimo depois estudo com calma cada parametro.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Sejamos gratos a Deus.
janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

Jânio, leu a mensagem que coloquei?
Existe uma LIB pra dar esse suporte da conexão do gmail e outras iguais, mas não é criada no Harbour, a não ser que seja instalada a LIB necessária.
Quintas,

Estou mim referindo a TLS, e não a SSL!

A porta 587 exige conexão TLS, e ao menos que eu saiba, o hotmail mail eh o único que usa essa porta! Gmail usa porta 465 com ssl (blz, não tenho problemas com gmail (e outros que usam porta 465))
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
marca
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por marca »

Bom dia Pessoal.

Estou reativando este tópico devido a ter exatamente este mesmo problema e percebi que o mesmo foi resolvido utilizando outras ferramentas
de envio de email diferentes do CdoSys.

Este problema acontece utilizando um email do gmail para envio, outros provedores continuam enviando normalmente.
usuario@gmail.com

Eu consegui enviar utilizando o Hb_Sendmail() mais para isso tive que incorporar as libs tipssl,Libeay32 e a ssleay32.lib no projeto e suas dlls na pasta da aplicação.
e pra funcionar ainda tive que enviar o usuário sem o dominio -> @gmail.com passando somente "usuario"

Mais com o CdoSys estou procurando na Net já a alguns dias e não vi solução.
O que esta me intrigando é que tenho em vários clientes o Windows Server 2003 inclusive o meu aqui é exatamente o 2003 e funciona perfeitamente
Mais em alguns clientes que também usam o Server2003, não funciona de jeito nenhum o que me leva a crer que falta algo nestes que não enviam e o complicado esta sendo descobrir o que é.

Percebi que no Hb_sendMail tive que configurar o cPopServer := 'pop.gmail.com:995'
FUNCTION HB_SendMail( cServer, nPort, cFrom, aTo, aCC, aBCC, cBody, cSubject, aFiles, cUser, cPass, cPopServer, nPriority, lRead, lTrace, lPopAuth, lnoauth, nTimeOut)
/*
cServer -> Obrigatório. IP ou domínio do servidor de emails
nPort -> Opcional. Porta usada pelo servidor de emails
cFrom -> Obrigatório. Email do remetente
aTo -> Obrigatório. String ou array de endereços de email para serem enviados
aCC -> Opcional. String ou array de endereços de email para CC (Carbon Copy)
aBCC -> Opcional. String ou array de endereços de email para BCC (Blind Carbon Copy)
cBody -> Opcional. A mensagem do corpo do email como texto ou arquivo HTML
cSubject -> Opcional. Assunto do email
aFiles -> Opcional. Array de arquivos para serem enviados como anexo
cUser -> Obrigatório. Nome de usuário do servidor POP3
cPass -> Obrigatório. Senha do cUser
cPopServer -> Obrigatório. Nome ou endereço do servidor de emails POP3 [sic][Usa-se o SMTP para enviar email]
nPriority -> Opcional. Prioridade do Email: 1=Alta, 3=Normal (Padrão), 5=Baixa
lRead -> Opcional. Se for .T., uma requisição de confirmação será solicitada. Por padrão é .F.
lTrace -> Opcional. Se for .T., um arquivo de log é criado (sendmail<nNr>.log). O padrão é .F.
lnoauth -> Opcional. Desativa método de autenticação
nTimeOut -> Opcional. Número de milisegundos para esperar. O padrão é 20000 (20s).
*/

cServ := "smtp.gmail.com"
cUser := ---> apesar do usuário ser "usuario@gmail.com" se passar com o domínio não vai tendo entao que enviar somente "usuario"
nPort := 465
cPopServer := 'pop.gmail.com:995'
lTrace := .T.
lnoauth := .T. No caso do gmail precisa de autenticação

lRet := HB_SendMail( cServ , nPort, cUser , {'destinatario@dominio.com.br'} , , , 'GMAIl porta 465'+hb_osnewline()+'cBodydfdsfdsfdsf'+hb_osnewline()+'erwerewrewr'+hb_osnewline()+hb_osnewline()+'erewrewrew', 'dsfdfdafdasfcSubject',{'test.xsls','test.xslx','test.xlsx'} , cUser , cPass , cPopServer , , , lTrace, lnoauth , )

Somente assim funcionou.

Será que existe algum tipo de configuração neste nível no Cdo ?
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Eu tentei e não encontrei solução via CDO, não achei um motivo de em alguns locais com windows server 2003 funcionar e outros não, então resolvi colocando um IF generalizando todos os Sistemas Operacionais q forem 2003 usar Tip Mail e os demais continuam com CDO.

.

Novos Projetos:

Sejamos gratos a Deus.
deividdjs
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por deividdjs »

essa classe_email.prg funciona no xharbour ... porque tento complilar dá erro nessas duas linhas

//#require "hbssl"
//#require "hbtip"

Att,

Deivid
Windows 11 + Harbour 3.2 + MINGW64 gcc 14.1.0 + Visual Lib + GTWVG + LETODBF WINDOWNS/LINUX
Responder