Zip

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

MARCELOG
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Zip

Mensagem por MARCELOG »

Olá companheiros,
estou com uma dúvida interessante.
Quando comecei a estudar o Clipper ou Xharbour, as regras para utilização dos arquivos eram específicas, restringindo a utilização do arquivo/ registro bloqueado, senão para leitura.

Elaborando uma rotina de backup, abri o sistema principal que, numa tacada, em modo shared, disponibiliza todos os arquivos para utilização do usuário.

Entrei no sistema e, propositadamente, realizei o bloqueio de um registro para edição.

Todavia, a rotina(programa) de backup efetuou a cópia e zipou corretamente todos os arquivos em uso, inclusive o arquivo com o bloqueio do registro.

Então pergunto?

__ Isso era para ter acontecido mesmo?

__ Essa situação pode, de alguma forma, corromper os dados nos arquivos zipados, especialmente aquele que estava bloqueado?

__ Ou, para a "salvação da lavoura", posso chamar essa rotina (programa) em qualquer situação no sistema para garantir a recuperação de dados? Quem sabe um backup automático a cada 5 minutos?

Atenciosamente.

MGS
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Xará

Se for igual ao Clipper, ter um arquivo ou registro bloqueado não impede sua leitura (apenas escrita), desta forma você pode fazer um backup sem problemas, existe uma situação que eu me lembro que isso não dará certo, se você abrir ou criar um arquivo usando funções de baixo nível e colocá-lo como DENY ALL então não poderá fazer o backup de forma alguma, provavelmente dará erro.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
MARCELOG
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por MARCELOG »

Valeu Clipper,

Obrigado.

MGS
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Precisei sair com urgência e acabei não completando a mensagem.

Porém vale salientar que não é nada recomendável fazer um Backup com outras pessoas utilizando os arquivos, talvez não comrrompa o arquivo ZIP mas poderá haver problemas nos arquivos de dados.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Responder