Subtração de Datas e Horas

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Pedro Junior
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Subtração de Datas e Horas

Mensagem por Pedro Junior »

Olá pessoal, estou tentando fazer a subtração de duas datas e de duas horas para saber qual o tempo em horas.

Vou ser mais claro, vamos supor que um determinado veículo entrou no estacionamento ás 10:00 horas do dia 10/01/2004 e saiu ás 09:00 horas do dia 10/01/2004. é daí que preciso calcular qual o tempo que ele ficou no estacionamento.

Outro exemplo é entrar e sair no mesmo dia apenas variando a hora e daí fazer a subtração para ver o tempo que o veículo ficou no estacionamento.

Alguém tem uma rotina para calcular isso ?
Estou necessitando dessa rotina, se alguém tiver favor me manda por email
Nota de Moderação:
por [url=https://pctoledo.org/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=100899][color=#00AA00]Pablo César[/color][/url]: (de acordo a sua ultima citação) 

Enviar por email, resolver através de meios privados são práticas não aceitas aqui no fórum. Desestimulamos este tipo de procedimento, já que o objetivo do fórum é para servir como fonte centralizadora de informações, onde os usuários possam compartilhar de forma pública e não exclusiva. Favor ler a Regra Geral do Fórum (itens 10,11,12 e 13).
ou poste aquí no fórum, ficarei bastante grato.
Um abraço
Pedro Junior
spereira
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por spereira »

Prezado Pedro,

vc deverá fazer uma cadeia de IFs, ou seja, verificar se a data de saída é maior que a data de entrada. Se for igual faz o cálculo apenas com as horas de entrada e hora de saída. Se a data de saída for maior que a data de entrada, então deverá fazer dois calculos. Um com a diferença entre hora de entrada e às 24:00h, outro com 00:01 até a hora de saida e somar os dois no final.
Agora, pra complicar, se o veículo ficar mais três dias tem que considerar esta condição e calcular as diferenças do primeiro dia, do último dia e somar 24:00h
O algorítimo é este basicamente.
Se precisar de mais detalhes em código me avise que tentarei ajudar.

Abraços.
JUNALY
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

operação com hora/datas

Mensagem por JUNALY »

Caro pedro.
Tenho um sistema de estacionamento que funciona da seguinte maneira:
Tenho os valores:

Hora_entra
Hora_sai
Dia_entra
Dia_sai
........

V_tempo = 0 && Tempo percorrido dentro do estacionamento
V_dias = 0

V_dias = Dia_sai - Dia_entra

verifico ainda se está dentro do mesmo mes, fazendo a conversão para dias, caso seja mes diferente.

If v_dias # 0
Hora_sai = Hora_sai + (v_dias * 24)
endif

v_TEMPO = (ELAPTIME( Hora_entra,Hora_sai),5,1)

Espero te-lo ajudado, se precisar, entre em contato jlyra@globo.com
Nota de Moderação:
por [url=https://pctoledo.org/forum/memberlist.php?mode=viewprofile&u=100899][color=#00AA00]Pablo César[/color][/url]: (de acordo a sua ultima citação) 

Enviar por email, resolver através de meios privados são práticas não aceitas aqui no fórum. Desestimulamos este tipo de procedimento, já que o objetivo do fórum é para servir como fonte centralizadora de informações, onde os usuários possam compartilhar de forma pública e não exclusiva. Favor ler a Regra Geral do Fórum (itens 10,11,12 e 13).
Abraços
Responder