xharbour comercial onde ?
Moderador: Moderadores
Prezado Vailton
Primeiramente gostaria de expressar nosso contentamento em recebe-lo aqui no fórum, seja bemvindo.
Acho importante sua participação aqui, pois como você foi citado pode nos esclarecer os fatos, gostaria de demosntrar aqui o meu apoio ao seu trabalho o qual considero digno e honesto, aproveito para parabeniza-lo pelo exelente trabalho que vem desenvolvendo em prol da comunidade xBase, aproveito para me colocar a disposição para ajudar no que me for possível.
É, é rasgação de seda mesmo !
Quando é pra meter o pau e meto mesmo, mas quando é para alisar também, aproveitando, para não dizer que não falei das flores, prezado Sandro como eu já sabia você mostrou-se mais moderado e ao menos tentou entender nossos argumentos é uma pena que não possa dizer o mesmo de outros colegas seus, minha principal crítica é em defesa do fórum, apesar de concordar na maior parte com o que o Wagner expos, portanto venho resaltar que minha "briga" é para evitar que tentem sugar este fórum que é mantido a muito custo por todos nós que fazemos ele o melhor do Brasil (isso é opnião minha), pois já tentaram fazer isso outras vezes e eu sempre tomei esta mesma atitute, não tenho nada contra A ou B, apenas sou a favor do fórum, vocês podem tomar isso como ciúmes pois é mesmo. Como eu disse anteriormente não participo de nenhum projeto GPL, porém dedico uma boa parte do meu tempo a este fórum, centenas de vezes usuários chegaram aqui a procura de auxilio e querendo saber como fazer determinada coisa, eu muita vezes também não sabia mas ia pesquisar e desenvolver só para ajudar um colega e acabava aprendo mais e as vezes até aproveitando a rotina para meu uso, meu desinteresse pelo xHarbour até o momento tem sido mais por caráter particular que profissional pois considero uma ferramenta expetacular, entretanto prefiro me manter afastado pois a redoma de aço que foi criada me desistimula. Quem sabe após essa nossa discussão eu reveja meu ponto de vista.
Até logo.
Marcelo
Primeiramente gostaria de expressar nosso contentamento em recebe-lo aqui no fórum, seja bemvindo.
Acho importante sua participação aqui, pois como você foi citado pode nos esclarecer os fatos, gostaria de demosntrar aqui o meu apoio ao seu trabalho o qual considero digno e honesto, aproveito para parabeniza-lo pelo exelente trabalho que vem desenvolvendo em prol da comunidade xBase, aproveito para me colocar a disposição para ajudar no que me for possível.
É, é rasgação de seda mesmo !
Quando é pra meter o pau e meto mesmo, mas quando é para alisar também, aproveitando, para não dizer que não falei das flores, prezado Sandro como eu já sabia você mostrou-se mais moderado e ao menos tentou entender nossos argumentos é uma pena que não possa dizer o mesmo de outros colegas seus, minha principal crítica é em defesa do fórum, apesar de concordar na maior parte com o que o Wagner expos, portanto venho resaltar que minha "briga" é para evitar que tentem sugar este fórum que é mantido a muito custo por todos nós que fazemos ele o melhor do Brasil (isso é opnião minha), pois já tentaram fazer isso outras vezes e eu sempre tomei esta mesma atitute, não tenho nada contra A ou B, apenas sou a favor do fórum, vocês podem tomar isso como ciúmes pois é mesmo. Como eu disse anteriormente não participo de nenhum projeto GPL, porém dedico uma boa parte do meu tempo a este fórum, centenas de vezes usuários chegaram aqui a procura de auxilio e querendo saber como fazer determinada coisa, eu muita vezes também não sabia mas ia pesquisar e desenvolver só para ajudar um colega e acabava aprendo mais e as vezes até aproveitando a rotina para meu uso, meu desinteresse pelo xHarbour até o momento tem sido mais por caráter particular que profissional pois considero uma ferramenta expetacular, entretanto prefiro me manter afastado pois a redoma de aço que foi criada me desistimula. Quem sabe após essa nossa discussão eu reveja meu ponto de vista.
Até logo.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Eu fico contente de poder ajudar! E gostaria de mencionar que na minha opnião fóruns como estes são muito importantes.
Um comentário breve da minha parte:
Eu gostaria de mencionar que embora nem todos que participam com suas dúvidas ou sugestões estejam vinculados a algum projeto GPL, o fato de existirem fóruns como estes, onde as pessoas possam trocar idéias e experiencias são muito produtivos.
Este tipo trabalho é importante para o crescimento da linguagem xBase como um todo e estimula o CRESCIMENTO DA FERRAMENTA! E acredito que ao agirmos assim, dividindo nossos conhecimentos e as vezes até ao gastarmos um pouco do nosso tempo à ajudar um participante, testar algum código, etc. por agir assim, estamos na realidade ajudando um projeto GPL - seja o xHarbour, o Harbour ou qual for.
Por isto eu acho que locais como estes são importantes e deixo os meus parabéns a todos aqueles que se dispõe a ajudar outros, pois se nao fosse assim, acho dificil que certos projetos GPLs pudessem atingir o ponto de aceitação em que estão hoje.
Sucesso à todos e bom dia!
Um comentário breve da minha parte:
Eu gostaria de mencionar que embora nem todos que participam com suas dúvidas ou sugestões estejam vinculados a algum projeto GPL, o fato de existirem fóruns como estes, onde as pessoas possam trocar idéias e experiencias são muito produtivos.
Este tipo trabalho é importante para o crescimento da linguagem xBase como um todo e estimula o CRESCIMENTO DA FERRAMENTA! E acredito que ao agirmos assim, dividindo nossos conhecimentos e as vezes até ao gastarmos um pouco do nosso tempo à ajudar um participante, testar algum código, etc. por agir assim, estamos na realidade ajudando um projeto GPL - seja o xHarbour, o Harbour ou qual for.
Por isto eu acho que locais como estes são importantes e deixo os meus parabéns a todos aqueles que se dispõe a ajudar outros, pois se nao fosse assim, acho dificil que certos projetos GPLs pudessem atingir o ponto de aceitação em que estão hoje.
Sucesso à todos e bom dia!
-
Sandro R R Freire
- Usuário Nível 2

A todos amigos
Eu em minha opnião, venho expressar o seguinte.
Eu amo o xHarbour, a linguagem xBase, é ela que leva todo dia o pão na minha mesa, onde sustento minhas amadas esposa e filha, a razão de minha vida, fico chateado, quando nós, antigos clipeiros, nos debatemos por razões deste tipo.
Acho que sim é benefico a existência do xHarbour.com, como é também a existência de uma lib concorrente, isso aquece o mercado, e como todo mercado, existem pessoas que sim, tentam sair a frente, como o Vailton disse, eu mesmo desconheço verdadeiramente quem tentou registrar a marca SQLLIB, mas ele reagiu, tudo bem, isso é a lei do mercado, e a concorrência é uma guerra, o que não podemos nunca, é tornar nossa linguagem, uma linguagem desmerecida e desacreditada, o fruto de nosso trabalho e sobrevivência, dependem, de nós, de todos nós, usuários, de versão comercial e de versão Open Source, assim como disse o Vailton, o sol brilha para todos, e a concorrência muitas vezes é cruel, é a lei do mercado, vejam por exemplo, a pouco tempo a briga das cervejarias.
O importante é deixar o mercado, tomar suas atitudes.
Sandro Freire
Eu em minha opnião, venho expressar o seguinte.
Eu amo o xHarbour, a linguagem xBase, é ela que leva todo dia o pão na minha mesa, onde sustento minhas amadas esposa e filha, a razão de minha vida, fico chateado, quando nós, antigos clipeiros, nos debatemos por razões deste tipo.
Acho que sim é benefico a existência do xHarbour.com, como é também a existência de uma lib concorrente, isso aquece o mercado, e como todo mercado, existem pessoas que sim, tentam sair a frente, como o Vailton disse, eu mesmo desconheço verdadeiramente quem tentou registrar a marca SQLLIB, mas ele reagiu, tudo bem, isso é a lei do mercado, e a concorrência é uma guerra, o que não podemos nunca, é tornar nossa linguagem, uma linguagem desmerecida e desacreditada, o fruto de nosso trabalho e sobrevivência, dependem, de nós, de todos nós, usuários, de versão comercial e de versão Open Source, assim como disse o Vailton, o sol brilha para todos, e a concorrência muitas vezes é cruel, é a lei do mercado, vejam por exemplo, a pouco tempo a briga das cervejarias.
O importante é deixar o mercado, tomar suas atitudes.
Sandro Freire
-
Sandro R R Freire
- Usuário Nível 2

Só uma coisinha a mais, a mensagem que iniciou o debate.
Amigos vamos combater a pirataria, vamos nos valorizar, nós e nosso serviços.
Senão com que cara poderemos falar com nossos clientes, e impedir que copiem nossos sistemas.
Eu mesmo não uso produto pirata, incentivo o Linux, uso o Open Office mas não copio nada que não tenha sido autorizado pelo seu Autor.
Não estou ditando moral, apenas solicitando aos colegas, um pouco de ética.
E o xHarbour.org esta ai, e todos podem copiar a vontade e distribuir.
Abs
Sandro Freire
Amigos vamos combater a pirataria, vamos nos valorizar, nós e nosso serviços.
Senão com que cara poderemos falar com nossos clientes, e impedir que copiem nossos sistemas.
Eu mesmo não uso produto pirata, incentivo o Linux, uso o Open Office mas não copio nada que não tenha sido autorizado pelo seu Autor.
Não estou ditando moral, apenas solicitando aos colegas, um pouco de ética.
E o xHarbour.org esta ai, e todos podem copiar a vontade e distribuir.
Abs
Sandro Freire
- software_facil
- Usuário Nível 3

- Contato:
Prezados,
Como disse o Sandro, baixem o xHarbour Open Source, e para ficar fácil fazer isso, e sempre atualizado, baixem através do CVS, como fazem para baixar a HwGUI, o roteiro é o mesmo, só muda o nome, ao invés de hwgui, use xharbour.
Baixando o xHarbour através do CVS, vc terá que compilar para ter LIBs e EXEs (harbour.exe), mas existem arquivos .bat para isso.
A título de informação, creio que muitos programadores desejam usar bancos de dados junto com xHarbour, então, após baixar os arquivos, vejam na pasta CONTRIB exemplos de como acessar MySQL, Firebird e PostGreSQL.
Abraços
PS: Todos os arquivos baixados, o tamanho total é de +- 40mb.
Como disse o Sandro, baixem o xHarbour Open Source, e para ficar fácil fazer isso, e sempre atualizado, baixem através do CVS, como fazem para baixar a HwGUI, o roteiro é o mesmo, só muda o nome, ao invés de hwgui, use xharbour.
Baixando o xHarbour através do CVS, vc terá que compilar para ter LIBs e EXEs (harbour.exe), mas existem arquivos .bat para isso.
A título de informação, creio que muitos programadores desejam usar bancos de dados junto com xHarbour, então, após baixar os arquivos, vejam na pasta CONTRIB exemplos de como acessar MySQL, Firebird e PostGreSQL.
Abraços
messenger : software_facil@hotmail.com
-
gransoft
- Usuário Nível 3

- Contato:
xHarbour do CVS
ARAGUARI-MG, 20 de novembro de 2005.software_facil escreveu:Prezados,
Abraços
Prezados Srs.,
Como sugestão, para encerrarmos este Tópico:
"Receita de Bolo", para xHarbour 0.99.5 do CVS, Compiladores para Windows9x, e "macetes" de *.BAT para criarmos TUDO que for necessário dentro de uma pasta
C:\xHarbour
a exemplo do que obtemos com o link:
http://www.xharbour.org/download.asp?fi ... .bcc32.zip
Quem se habilita
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
xHarbour.org vs. xHarbour.com
xHarbour.org is an open Source project where developers
around the world are working together to achieve a common goal.
More information can be found on the xHarbour.org website.
xHarbour.com is the distributor of xHarbour Builder,
a set of tools built around the open source xHarbour compiler
from xHarbour.org.
----------------------
Se entendi direito, a versão comercial estrangeira não é uma compilação
diferente da versão GPL, o que seria ilegal.
A versão comercial extrangeira do xHarbour seria, ao pé da letra:
"um jogo das ferramentas construídas em torno do xHarbour GPL"
"um conjunto de ferramentas construído em torno do xHarbour GPL"
Isso não significa uma compilação diferente, nem uma versão
diferente. Significa "a set of tools built around the open source xHarbour compiler".
Seriam programas, bibliotecas, etc, que funcionem em torno,
em volta, em conjunto, com o xHarbour que é GPL.
Se o xHarbour vendido comercialmente (o que já seria ilegal
segundo a GPL), funciona com a SQLRDD, e afirmam que o
código fonte do xHarbour comercial é exatamente o mesmo
código GPL, porque motivo então a SQLRDD não funcionaria
com as compilações normais do xHarbour GPL?
Se a SQLRDD estiver fazendo alguma restrição, e rodando
apenas no xHarbour comercial, poderia ser
sinal de que tem alguma flag neste xHarbour que
informa se é a comercial ou não...
Se tiver esta flag, indica que é código GPL modificado.
Se a SQLRDD é para xHarbour, e o xHarbour usa o
fonte GPL, e não modificaram seu fonte que é GPL,
porque então a SQLRDD não rodaria em uma
compilação padrão do xHarbour?
Quero apenas compreender estes dados, para saber
em que mercado estou entrando, e para qual mercado
estarei conduzindo meus clientes.
Se este mercado se mostra frágil, com tendência
a se acabar nas mãos de poucos, será melhor
dedicar mais tempo a outros padrões abertos.
around the world are working together to achieve a common goal.
More information can be found on the xHarbour.org website.
xHarbour.com is the distributor of xHarbour Builder,
a set of tools built around the open source xHarbour compiler
from xHarbour.org.
----------------------
Se entendi direito, a versão comercial estrangeira não é uma compilação
diferente da versão GPL, o que seria ilegal.
A versão comercial extrangeira do xHarbour seria, ao pé da letra:
"um jogo das ferramentas construídas em torno do xHarbour GPL"
"um conjunto de ferramentas construído em torno do xHarbour GPL"
Isso não significa uma compilação diferente, nem uma versão
diferente. Significa "a set of tools built around the open source xHarbour compiler".
Seriam programas, bibliotecas, etc, que funcionem em torno,
em volta, em conjunto, com o xHarbour que é GPL.
Se o xHarbour vendido comercialmente (o que já seria ilegal
segundo a GPL), funciona com a SQLRDD, e afirmam que o
código fonte do xHarbour comercial é exatamente o mesmo
código GPL, porque motivo então a SQLRDD não funcionaria
com as compilações normais do xHarbour GPL?
Se a SQLRDD estiver fazendo alguma restrição, e rodando
apenas no xHarbour comercial, poderia ser
sinal de que tem alguma flag neste xHarbour que
informa se é a comercial ou não...
Se tiver esta flag, indica que é código GPL modificado.
Se a SQLRDD é para xHarbour, e o xHarbour usa o
fonte GPL, e não modificaram seu fonte que é GPL,
porque então a SQLRDD não rodaria em uma
compilação padrão do xHarbour?
Quero apenas compreender estes dados, para saber
em que mercado estou entrando, e para qual mercado
estarei conduzindo meus clientes.
Se este mercado se mostra frágil, com tendência
a se acabar nas mãos de poucos, será melhor
dedicar mais tempo a outros padrões abertos.
-
Sandro R R Freire
- Usuário Nível 2

Amigos o xHarbour não é GPL é GNU, olhem a licença abaixo:
/*
* $Id: license.txt,v 1.1.1.1 2001/12/21 10:48:02 ronpinkas Exp $
*/
THE HARBOUR PROJECT COMPILER LICENSE
====================================
Note: This license applies to most of the files in the source/compiler
directory.
This program is free software; you can redistribute it and/or modify
it under the terms of the GNU General Public License as published by
the Free Software Foundation; either version 2 of the License, or
(at your option) any later version.
This program is distributed in the hope that it will be useful,
but WITHOUT ANY WARRANTY; without even the implied warranty of
MERCHANTABILITY or FITNESS FOR A PARTICULAR PURPOSE. See the
GNU General Public License for more details.
You should have received a copy of the GNU General Public License
along with this program; if not, write to the Free Software
Foundation, Inc., 675 Mass Ave, Cambridge, MA 02139, USA (or visit
their web site at http://www.gnu.org/).
THE HARBOUR PROJECT LIBRARY LICENSE
===================================
Note: This license applies to most of the files in the include directory,
source directory, and subdirectories.
the Free Software Foundation; either version 2, or (at your option)
any later version.
along with this software; see the file COPYING. If not, write to
the Free Software Foundation, Inc., 59 Temple Place, Suite 330,
Boston, MA 02111-1307 USA (or visit the web site http://www.gnu.org/).
As a special exception, the Harbour Project gives permission for
additional uses of the text contained in its release of Harbour.
The exception is that, if you link the Harbour libraries with other
files to produce an executable, this does not by itself cause the
resulting executable to be covered by the GNU General Public License.
Your use of that executable is in no way restricted on account of
linking the Harbour library code into it.
This exception does not however invalidate any other reasons why
the executable file might be covered by the GNU General Public License.
This exception applies only to the code released by the Harbour
Project under the name Harbour. If you copy code from other
Harbour Project or Free Software Foundation releases into a copy of
Harbour, as the General Public License permits, the exception does
not apply to the code that you add in this way. To avoid misleading
anyone as to the status of such modified files, you must delete
this exception notice from them.
If you write modifications of your own for Harbour, it is your choice
whether to permit this exception to apply to your modifications.
If you do not wish that, delete this exception notice.
THE OLD HARBOUR PROJECT LIBRARY LICENSE
=======================================
Note: This license only applies to the following files:
contrib\libmisc\dates2.c (Only the DateTime() function by Jon Berg)
samples\pe\license.txt
source\rtl\philes.c
source\rtl\binnum.c
source\lang\msgsr852.c
source\lang\msgpl852.c
source\lang\msgpliso.c
source\lang\msgplmaz.c
source\lang\msgeu.c
source\lang\msgcsiso.c
source\lang\msgcswin.c
source\lang\msgcskam.c
source\lang\msgsriso.c
source\lang\msgde.c
source\lang\msghr852.c
source\lang\msgcs852.c
source\lang\msghriso.c
source\lang\msgis850.c
(at your option) any later version, with one exception:
The exception is that if you link the Harbour Runtime Library (HRL)
and/or the Harbour Virtual Machine (HVM) with other files to produce
an executable, this does not by itself cause the resulting executable
to be covered by the GNU General Public License. Your use of that
executable is in no way restricted on account of linking the HRL
and/or HVM code into it.
THE HARBOUR PROJECT CONTRIB LICENSE
There is no one single license that applies to the Harbour Project
contrib files. Some files use the Harbour Project Compiler license.
Some files use the Harbour Project Library license. Some files use
the old Harbour Project Library license (and in one case, just one
function in a file that otherwise uses the Harbour Project Library
license uses the old license - this is the DateTime() function in
the file contrib\libmisc\dates2.c). Some files may even use other
types of free software or open source software licenses. Some files
have been donated to the public domain. If you use any of the contrib
files, you need to investigate the license that applies to each file.
/*
* $Id: license.txt,v 1.1.1.1 2001/12/21 10:48:02 ronpinkas Exp $
*/
THE HARBOUR PROJECT COMPILER LICENSE
====================================
Note: This license applies to most of the files in the source/compiler
directory.
(at your option) any later version.
THE HARBOUR PROJECT LIBRARY LICENSE
Note: This license applies to most of the files in the include directory,
source directory, and subdirectories.
the Free Software Foundation; either version 2, or (at your option)
any later version.
along with this software; see the file COPYING. If not, write to
the Free Software Foundation, Inc., 59 Temple Place, Suite 330,
Boston, MA 02111-1307 USA (or visit the web site http://www.gnu.org/).
As a special exception, the Harbour Project gives permission for
additional uses of the text contained in its release of Harbour.
The exception is that, if you link the Harbour libraries with other
files to produce an executable, this does not by itself cause the
resulting executable to be covered by the GNU General Public License.
Your use of that executable is in no way restricted on account of
linking the Harbour library code into it.
This exception does not however invalidate any other reasons why
the executable file might be covered by the GNU General Public License.
This exception applies only to the code released by the Harbour
Project under the name Harbour. If you copy code from other
Harbour Project or Free Software Foundation releases into a copy of
Harbour, as the General Public License permits, the exception does
not apply to the code that you add in this way. To avoid misleading
anyone as to the status of such modified files, you must delete
this exception notice from them.
If you write modifications of your own for Harbour, it is your choice
whether to permit this exception to apply to your modifications.
If you do not wish that, delete this exception notice.
THE OLD HARBOUR PROJECT LIBRARY LICENSE
=======================================
Note: This license only applies to the following files:
contrib\libmisc\dates2.c (Only the DateTime() function by Jon Berg)
samples\pe\license.txt
source\rtl\philes.c
source\rtl\binnum.c
source\lang\msgsr852.c
source\lang\msgpl852.c
source\lang\msgpliso.c
source\lang\msgplmaz.c
source\lang\msgeu.c
source\lang\msgcsiso.c
source\lang\msgcswin.c
source\lang\msgcskam.c
source\lang\msgsriso.c
source\lang\msgde.c
source\lang\msghr852.c
source\lang\msgcs852.c
source\lang\msghriso.c
source\lang\msgis850.c
(at your option) any later version, with one exception:
The exception is that if you link the Harbour Runtime Library (HRL)
and/or the Harbour Virtual Machine (HVM) with other files to produce
an executable, this does not by itself cause the resulting executable
to be covered by the GNU General Public License. Your use of that
executable is in no way restricted on account of linking the HRL
and/or HVM code into it.
THE HARBOUR PROJECT CONTRIB LICENSE
There is no one single license that applies to the Harbour Project
contrib files. Some files use the Harbour Project Compiler license.
Some files use the Harbour Project Library license. Some files use
the old Harbour Project Library license (and in one case, just one
function in a file that otherwise uses the Harbour Project Library
license uses the old license - this is the DateTime() function in
the file contrib\libmisc\dates2.c). Some files may even use other
types of free software or open source software licenses. Some files
have been donated to the public domain. If you use any of the contrib
files, you need to investigate the license that applies to each file.
Ou não procurou se informar, ou tentou desinformar.
http://creativecommons.org/licenses/GPL/2.0/
GNU General Public License = GNU GPL
GPL = General Public License
http://www.gnu.org/copyleft/gpl.html (GPL.html)
" LICENÇA PÚBLICA GERAL GNU
Versão 2, junho de 1991
This is an unofficial translation of the GNU General Public License
into Brazilian Portuguese. It was not published by the Free Software
Foundation, and does not legally state the distribution terms for
software that uses the GNU GPL -- only the original English text of
the GNU GPL does that. However, we hope that this translation will
help Brazilian Portuguese speakers understand the GNU GPL better.
"
Licença Creative Commons GNU GPL [Brasil]
http://www.softwarelivre.gov.br/Licenca ... GplBr/view
http://creativecommons.org/licenses/GPL/2.0/
GNU General Public License = GNU GPL
GPL = General Public License
http://www.gnu.org/copyleft/gpl.html (GPL.html)
" LICENÇA PÚBLICA GERAL GNU
Versão 2, junho de 1991
This is an unofficial translation of the GNU General Public License
into Brazilian Portuguese. It was not published by the Free Software
Foundation, and does not legally state the distribution terms for
software that uses the GNU GPL -- only the original English text of
the GNU GPL does that. However, we hope that this translation will
help Brazilian Portuguese speakers understand the GNU GPL better.
"
Licença Creative Commons GNU GPL [Brasil]
Sqlrdd
Alguém pode informar se a SQLRDD funciona no xHarbour GNU GPL,
no Linux ou no Windows?
Quanto custa apenas a SQLRDD?
no Linux ou no Windows?
Quanto custa apenas a SQLRDD?
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Amigo linux.eo,
Este é o problema, para vc usar a SQLRDD vc terá que usar a versão "c omercial"...
E usar a versão comercial, vc ficará preso nas mãos deles, pois muitas ferramentas para xharbour opensource podem ser compiladas para a versão paga mas como eles mesmo disseram não é de interesse deles fazer isto, assim que tem algum conhecimento deste processo ainda consegue compilar, assim mesmo dificilmente te darão suporte em algo do tipo...
Use a versão opensource e veja as diversas RDDs do mercado, conversei com o Vaiton hoje e ele está implementando Postgres na SQLLIB que já roda muito bem com o MySQL, tenho uma RDD de Postgres para a versão opensource, ainda não compilei para usar devido a falta de tempo, existem diversas RDDs para a versão GNU, é só dar uma procurada...
Este é o problema, para vc usar a SQLRDD vc terá que usar a versão "c omercial"...
E usar a versão comercial, vc ficará preso nas mãos deles, pois muitas ferramentas para xharbour opensource podem ser compiladas para a versão paga mas como eles mesmo disseram não é de interesse deles fazer isto, assim que tem algum conhecimento deste processo ainda consegue compilar, assim mesmo dificilmente te darão suporte em algo do tipo...
Use a versão opensource e veja as diversas RDDs do mercado, conversei com o Vaiton hoje e ele está implementando Postgres na SQLLIB que já roda muito bem com o MySQL, tenho uma RDD de Postgres para a versão opensource, ainda não compilei para usar devido a falta de tempo, existem diversas RDDs para a versão GNU, é só dar uma procurada...
Versao comercial?
Mas como pode haver versão comercial se o xHarbour é GNU GPL?
O xHabour.com internacional informa ser apenas um conjunto
de ferramentas, bibliotecas, etc que rodam em conjunto
com o xHarbour GNU GPL.
Se fosse feita uma auditoria no código desse xHarbour comercial,
encontrariam código GNU GPL? Isso seria ilegal?
Como ficariam os clientes que pagaram por uma versão comercial
de um programa que foi feito alterando-se um programa GNU GPL?
Para quem não conhece, ainda existe outro tipo de licença,
a LGPL, que normalmente colocam em bibliotecas,
as quais você pode usar em projetos comerciais,
desde que a biblioteca permaneça LGPL.
Ou seja, seu projeto pode ser comercial, e usar uma biblioteca LGPL,
mas a biblioteca tem que permanecer LGPL.
Um exemplo disso é o PHP2GO: http://php2go.sourceforge.net/
O xHabour.com internacional informa ser apenas um conjunto
de ferramentas, bibliotecas, etc que rodam em conjunto
com o xHarbour GNU GPL.
Se fosse feita uma auditoria no código desse xHarbour comercial,
encontrariam código GNU GPL? Isso seria ilegal?
Como ficariam os clientes que pagaram por uma versão comercial
de um programa que foi feito alterando-se um programa GNU GPL?
Para quem não conhece, ainda existe outro tipo de licença,
a LGPL, que normalmente colocam em bibliotecas,
as quais você pode usar em projetos comerciais,
desde que a biblioteca permaneça LGPL.
Ou seja, seu projeto pode ser comercial, e usar uma biblioteca LGPL,
mas a biblioteca tem que permanecer LGPL.
Um exemplo disso é o PHP2GO: http://php2go.sourceforge.net/
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Isto que te falo...
Eles falam que é o mesmo opensource, mas a compilação é diferente e as ferramentas são imcompatíveis com a versao opensource.
Logo, vc compra a ferramentas para rodar em uma versão fechada que eles mesmo intitulam "xharbour comercial" que não é vendida, mas se não é vendida e é a mesma opensource, por que eles o chamam de "versão comercial"?
Entende com as coisas não se encaixam, enfim, eles vendem algo que é gratuito alegando que não estão vendendo e que isso é para manutenção do grupo, mas, maior parte dos contribuidores não ganha nada com isto, isto que vivo protestando.
Comprem sim, as ferramentas deles, que são codigo fechado e coisa e tal, mas protestem contra a existencia de um outro compilador baseado no projeto opensource, se a versao das ferramentas deles nao roda na versão opensource, então não é feita para ela, mas com outro projeto baseado nela e que eu ainda não vi os fontes (fonte fechado de algo que é aberto), então, não compre.
Eles falam que é o mesmo opensource, mas a compilação é diferente e as ferramentas são imcompatíveis com a versao opensource.
Logo, vc compra a ferramentas para rodar em uma versão fechada que eles mesmo intitulam "xharbour comercial" que não é vendida, mas se não é vendida e é a mesma opensource, por que eles o chamam de "versão comercial"?
Entende com as coisas não se encaixam, enfim, eles vendem algo que é gratuito alegando que não estão vendendo e que isso é para manutenção do grupo, mas, maior parte dos contribuidores não ganha nada com isto, isto que vivo protestando.
Comprem sim, as ferramentas deles, que são codigo fechado e coisa e tal, mas protestem contra a existencia de um outro compilador baseado no projeto opensource, se a versao das ferramentas deles nao roda na versão opensource, então não é feita para ela, mas com outro projeto baseado nela e que eu ainda não vi os fontes (fonte fechado de algo que é aberto), então, não compre.
-
gransoft
- Usuário Nível 3

- Contato:
Creative Commons, GNU, GPL e outras em pt-BR!
ARAGUARI-MG, 25 de novembro de 2005.
Prezados Srs.,
Não pretendendo entrar no mérito da calorosa discussão, indico aos que se interessarem, links para Creative Commons, com algumas licenças citadas, porém em pt-BR:
GNU LGPL:
http://creativecommons.org/licenses/LGP ... galcode.pt
LGPL:
http://creativecommons.org/licenses/LGPL/2.1/
BY-SA, que tenho utilizado em exemplos que disponibilizo:
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/
BY-ND, muito estranha...:
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
gransoft@zipmail.com.br
Prezados Srs.,
Não pretendendo entrar no mérito da calorosa discussão, indico aos que se interessarem, links para Creative Commons, com algumas licenças citadas, porém em pt-BR:
GNU LGPL:
http://creativecommons.org/licenses/LGP ... galcode.pt
LGPL:
http://creativecommons.org/licenses/LGPL/2.1/
BY-SA, que tenho utilizado em exemplos que disponibilizo:
http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/
BY-ND, muito estranha...:
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/2.0/
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
gransoft@zipmail.com.br