Olá pessoal
Segue link q recebi em outro grupo sobre o assunto.
Alguém ta sabendo algo?
Softwares serão Tributados em 2018? Alguém ta sabendo?
Moderador: Moderadores
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
Desktop Visual Windev Desktop
Celular Android/iOS Windev Mobile
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”.
Até 2017 Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Era só o que faltava, além do Governo fazer nós programadores trabalharmos para ele de graça com tantas obrigações e falcatruas fiscais, agora querem garfar o nosso trabalho pronto.
E no caso de não vender e sim alugar, como ficaria?
E no caso de não vender e sim alugar, como ficaria?
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
- JoséQuintas
- Administrador

Eu vejo tudo lindo e maravilhoso.
COMÉRCIO de software.
Eu presto serviços, não altera nada pra mim.
Se eu colocar meu software em uma loja pra vender, e estiver vendendo, vou ver tudo mais lindo e mais maravilhoso, com ou sem impostos.
Talvez só ache ruim pra adquirir licença de Windows, Windows Server, e outras coisas mais.... porque vai ficar mais caro ainda.
Ah é... sobre aluguel de software.....
Eu não alugo software, eu cobro mensalidade pra prestar serviço de suporte e/ou atualização.
Também não é comércio....
A venda inicial... aí não pensei... talvez serviço de instalação, configuração e treinamento....
O software vai de graça e pronto.
E aí? o que alterou pra mim em cobrar imposto? Só comprar software....
Mas e software importado, como por exemplo fivewin?
Ou xHarbour, ou outro?
E certificado digital? entra como software?
Uma coisa é certa: tá tudo eletrônico, eles sabem de tudo que acontece.
Outra coisa é certa: Comércio não deveria ter isenção pra nada. Esse negócio de tratar cada produto de um jeito é justamente o que causa bagunça, reduz em um e aumenta em outro, e criam-se leis, leis, e mais leis.
COMÉRCIO de software.
Eu presto serviços, não altera nada pra mim.
Se eu colocar meu software em uma loja pra vender, e estiver vendendo, vou ver tudo mais lindo e mais maravilhoso, com ou sem impostos.
Talvez só ache ruim pra adquirir licença de Windows, Windows Server, e outras coisas mais.... porque vai ficar mais caro ainda.
Ah é... sobre aluguel de software.....
Eu não alugo software, eu cobro mensalidade pra prestar serviço de suporte e/ou atualização.
Também não é comércio....
A venda inicial... aí não pensei... talvez serviço de instalação, configuração e treinamento....
O software vai de graça e pronto.
E aí? o que alterou pra mim em cobrar imposto? Só comprar software....
Mas e software importado, como por exemplo fivewin?
Ou xHarbour, ou outro?
E certificado digital? entra como software?
Uma coisa é certa: tá tudo eletrônico, eles sabem de tudo que acontece.
Outra coisa é certa: Comércio não deveria ter isenção pra nada. Esse negócio de tratar cada produto de um jeito é justamente o que causa bagunça, reduz em um e aumenta em outro, e criam-se leis, leis, e mais leis.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
Foi o q pensei
Quem vende software q vai sentir mais.
Quem vende software q vai sentir mais.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Novos Projetos:
WEB Windev Web
Sejamos gratos a Deus.
Hoje talvez 5% dos produtores de softwares como jogos ou sistemas operacionais são vendedores, a grande maioria presta o serviço de manutenção e suporte realmente. O problema que já peguei cliente bem "ligeiro" metido a intendido na lei que jura já que o serviço é manutenção e suporte se ele parar de pagar pode continuar com sistema funcionando até que precise de um reparo. Então temos que ver como apresentamos o nosso "produto" por que agora se essa lei vingar, pode ter engraçadinho querendo processar até por falta de nota fiscal.
Agora se o ICMS é Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços sendo o software vendido via download fica até fora de aplicação esse imposto. Já tem o ISS que pagamos na NFSe de serviço de suporte prestado. Por isso acho o cúmulo. Aqui já não vendemos sistema há muito tempo, hoje cobramos mensalidade e creio que não haverá mudança na forma que trabalhamos também.
Agora se o ICMS é Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços sendo o software vendido via download fica até fora de aplicação esse imposto. Já tem o ISS que pagamos na NFSe de serviço de suporte prestado. Por isso acho o cúmulo. Aqui já não vendemos sistema há muito tempo, hoje cobramos mensalidade e creio que não haverá mudança na forma que trabalhamos também.
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
- JoséQuintas
- Administrador

Sei lá...
Se no simples nacional o imposto é fixo, tanto faz quanto se cobre de ICMS no software.
O problema maior vai ser o software comprado, e não o vendido, é isso que vai pegar.
Se no simples nacional o imposto é fixo, tanto faz quanto se cobre de ICMS no software.
O problema maior vai ser o software comprado, e não o vendido, é isso que vai pegar.
José M. C. Quintas