E quando dá erro no mingw? o que fazer?
Moderador: Moderadores
Mingw (GCC) já está no 7.2 :)Pos
Eu recomendo usar o CLANG/GCC nessa ordem que está no MSYS2 que é o que o Viktor adotou como padrão.
Na pasta do MSYS64 tem as pastas mingw32 e mingw64
Na minha compilação do harbour uso agora SET HB_COMPILER=clang
Eu recomendo usar o CLANG/GCC nessa ordem que está no MSYS2 que é o que o Viktor adotou como padrão.
Na pasta do MSYS64 tem as pastas mingw32 e mingw64
Na minha compilação do harbour uso agora SET HB_COMPILER=clang
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
- JoséQuintas
- Administrador

Correção:
Não faço idéia mesmo de qual mingw estou usando, é anterior a esse do download.
Troquei antes de virar oficial no Harbour 3.4....
Apenas segui as instruções da época que estavam no readme.md, mas depois mudaram.
A pasta em C: fiz agora, rodando a instalação de c:\download
Não faço idéia mesmo de qual mingw estou usando, é anterior a esse do download.
Troquei antes de virar oficial no Harbour 3.4....
Apenas segui as instruções da época que estavam no readme.md, mas depois mudaram.
A pasta em C: fiz agora, rodando a instalação de c:\download
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
- JoséQuintas
- Administrador

Errei, na verdade foi este outro.
Tá na minha pasta de INSTALL\PROGRAMACAO
Tá na minha pasta de INSTALL\PROGRAMACAO
José M. C. Quintas
O trem tá ficando louco, rs
Para compilar:
@echo off
set path=\hb32fork\bin;\hb32fork\comp\mingw32\bin
hbmk2 demo.hbp -rebuild -comp=mingw
pause
Isso vale para gerar as lib´s hwgui, minigui
Se informar -comp=clang não embuti o rc no executável
Acabei descobrindo isso.
Para compilar:
@echo off
set path=\hb32fork\bin;\hb32fork\comp\mingw32\bin
hbmk2 demo.hbp -rebuild -comp=mingw
pause
Isso vale para gerar as lib´s hwgui, minigui
Se informar -comp=clang não embuti o rc no executável
Acabei descobrindo isso.
- JoséQuintas
- Administrador

Apenas palpite:
CLANG é pra gerar o Harbour, que acaba usando mingw, então o compilador é mingw
Se for assim, depois de gerar é HB_COMPILER=mingw
Vou deixar pra atualizar alguma coisa só se tiver alguma vantagem.
Esse negócio de ficar atualizando toda hora é só chateação.
No Xharbour ... só existe a mesma versão há muitos anos....
Já no Harbour... não existe padrão há muito tempo, o que era "quebra galho" passou a ser oficial.
Se programar em Harbour virou corrida... precisava existir um lugar de chegada, senão é correr pra lugar nenhum, e o motor pode fundir.
CLANG é pra gerar o Harbour, que acaba usando mingw, então o compilador é mingw
Se for assim, depois de gerar é HB_COMPILER=mingw
Vou deixar pra atualizar alguma coisa só se tiver alguma vantagem.
Esse negócio de ficar atualizando toda hora é só chateação.
No Xharbour ... só existe a mesma versão há muitos anos....
Já no Harbour... não existe padrão há muito tempo, o que era "quebra galho" passou a ser oficial.
Se programar em Harbour virou corrida... precisava existir um lugar de chegada, senão é correr pra lugar nenhum, e o motor pode fundir.
José M. C. Quintas
Na minha opinião:
Aceito que a linguagem deve evoluir, consertar erros, etc. Agora ficar modificando toda hora o compilador padrão que era GCC agora é CLANG e agora essa modificação no hbmk2 que tá dando erro no upx também, ai vem a pergunta: onde tá o erro ? o changelog nao fala muita coisa, meio que tem que descobrir na marra.
Isso é somente a minha opinião
Aceito que a linguagem deve evoluir, consertar erros, etc. Agora ficar modificando toda hora o compilador padrão que era GCC agora é CLANG e agora essa modificação no hbmk2 que tá dando erro no upx também, ai vem a pergunta: onde tá o erro ? o changelog nao fala muita coisa, meio que tem que descobrir na marra.
- JoséQuintas
- Administrador

Pelo que entendi não deveria fazer diferença.
As pastas dentro de COMP eram detectadas automaticamente e não são mais.
Se havia detecção pelo PATH, é ter o PATH ok.
Se mesmo assim não resolver, tem a manual que seria HB_COMPILER e HB_COMPILER_VER.
À primeira vista, nenhuma mudança radical.
As pastas dentro de COMP eram detectadas automaticamente e não são mais.
Se havia detecção pelo PATH, é ter o PATH ok.
Se mesmo assim não resolver, tem a manual que seria HB_COMPILER e HB_COMPILER_VER.
À primeira vista, nenhuma mudança radical.
José M. C. Quintas
Tenho o hábito de ler o changelog todas as vezes que eu faço o Git pull mas tem situações em que tem que descobrir o que aconteceu. São os riscos do opensource
Ja ha algum tempo percebi que as pessoas que programam em [x]Harbour são uns heróis. Fazer tudo na unha, seja em modo texto ou visual, é um desafio que consome muito tempo.Se programar em Harbour virou corrida... precisava existir um lugar de chegada, senão é correr pra lugar nenhum, e o motor pode fundir.
Minha equipe eh eu e mais eu kkkk. Por isso estou investindo numa ferramenta (windev) que me ajude a desenvolver mais rapido e que me garante soluções para qualquer ambiente que surja no futuro (windows, linux, android, iOS, web), com o mesmo código fonte.
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Eu vejo que o Harbour já chegou em um ponto onde é possível criar um ambiente que facilite a programação tanto para quem já é do xBase como para quem não é, esses dias atrás eu estava pesquisando sobre o JavaFX, quem já programou em Java, mesmo que coisa simples, para teste, sabe a complicação envolvida, pra web é um Java, pra mobile é outro Java, pra dispositivo embarcado outro Java, pra desktop, outro Java, e por aí vai, fora a questão do código fonte, que apesar de ser limpo, não é claro, precisa de muito estudo pra realmente entender, então se vc olhar para o Harbour, verá que falta união e organização, coisas que já foram ditas aqui no fórum aliás, tendo isso, não iríamos ficar discutindo algo tão primitivo como conseguir usar os binários, eu fico pensando o que seria do Java se a Oracle não tivesse entrado na jogada !
Uma IDE, com debug, editor de código já estava bom, baixa-se ela, instala e ela se encarrega de mostrar e baixar e configurar tudo, e se quiser programar graficamente, cada um escolhe sua ferramenta.
Os desenvolvedores do Harbour, precisam pensar como empresa, já tem tudo na mão, está fácil, eu e todo mundo que trabalha sério, vai pagar pra ter Harbour, quem faz vai ganhar e sentir-se motivado, vejam os casos de Fiveein, Xailer e xHarbour.com , tem empresa e ganham com isso, e tem clientes, e todos usam Harbour.
Abraços
Uma IDE, com debug, editor de código já estava bom, baixa-se ela, instala e ela se encarrega de mostrar e baixar e configurar tudo, e se quiser programar graficamente, cada um escolhe sua ferramenta.
Os desenvolvedores do Harbour, precisam pensar como empresa, já tem tudo na mão, está fácil, eu e todo mundo que trabalha sério, vai pagar pra ter Harbour, quem faz vai ganhar e sentir-se motivado, vejam os casos de Fiveein, Xailer e xHarbour.com , tem empresa e ganham com isso, e tem clientes, e todos usam Harbour.
Abraços
Marcelo Neves
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... 0067609615
whatsapp (41) 99786-3995
http://harbourdeveloper.blogspot.com
marcelo.souza.das.neves@gmail.com
whatsapp (41) 99786-3995
Depois que escrevi a postagem, fiquei pensando, será que vou ser mal interpretado ? Achei que sim...rsss, por isso voltei, pra deixar claro que tudo o que falei, não é no sentido de "sentar a ripa" no Harbour, muito pelo contrário, até pq eu estaria sendo no mínimo ingrato se assim o fizesse, o meu sentimento é nesse momento, de alguém que vê algo tão bom ir se perdendo com o tempo, eu como muitos aqui do fórum, conheceram o Dbase e o Clipper na década de 80, e naquela época, se vc queria fazer algo para um PC, ou era o Basic, ou o Pascal ou o Cobol, na questão de escrever código fonte nem era o problema, a questão era onde guardar as informações, e como recuperá-las depois, então quando apareceu o Dbase, era como se todo o poder de um computador fosse liberado instantaneamente para o programador, fora a facilidade de escrever e manter o código, e por ai vai.
O tempo passou e quem programava xBase ( Clipper ) era REI, fazia qualquer sistema para qualquer coisa em tempo recorde, fazia interface com qualquer coisa que se ligava ao PC, era tudo perfeito, então na década de 90 consolidou-se o Windows e sua interface gráfica, e do dia pra noite somente sistemas "for Windows" prestavam, o resto era lixo, e assim foi por um bom tempo, inclusive nesse período a CA matou de vez o Clipper e não emplacou com o DBFast e VisualObjects, mas no final da década de 90 e início dos anos 2000, apareceu o projeto Harbour, salvando bilhões de linhas de código xBase, e logo em seguida, duas libs gráficas "for Windows" open que estão ai até hoje, que são HwGUI e MiniGUI, claro que ainda na década de 90 apareceu o Fivewin, importante frisar isso.
Veio mais uma era de prosperidade, muita alegria e entusiasmo, muita gente que havia ido para o Delphi e Visual Basic e que era Clippeiro animou-se, porém, assim como houve a era do antes e depois do "for Windows", agora temos a era do antes e depois da "internet" e da "mobilidade", e mais uma vez, nós estamos entre pular do barco ou ir até onde der, e pq falo assim ? Simples, nos dias de hoje, usando Harbour + ADO + HwGUI ou MiniGUI por exemplo, conseguimos fazer aplicativos excelentes e competir no mercado, porém, novas tecnologias já surgiram, estão sendo evoluídas e outras estão derivando, e fica claro que Harbour como está hoje, não é o ideal para acompanhar tudo isso, porém, tem tudo para ser, e esse é o ponto que vejo ser possível ir além.
Aqui no fórum já teve usuário dizendo que mudou de linguagem pq daqui a pouco ia buscar mão de obra no asilo ou no cemitério, e o pior é que ele tem razão, nós, programadores xBase, estamos caminhando para o fim, vcs sabiam que houve a pouco tempo um encontro de programadores xBase na Europa ? Eu soube visitando o site do Fórum Fivewin, e vendo as fotos, o que vc percebe ? Todo mundo já está com uma boa idade, não se vê jovens no grupo !
Creio que muita gente aqui conheça o Lazarus, a IDE do FreePascal https://www.freepascal.org/ , e entrando no site do FreePascal, vc nota uma semelhança muito grande com as descrições do site do Harbour https://harbour.github.io/ , a única diferença ( e que diferença ), é que eles tem o Lazarus, a IDE que compila e linka e atualiza tudo, tem editor de fonte e debug, cria janelas, gerencia projetos, etc, etc, etc, e nós não temos, além claro, das evoluções que eles estão correndo atrás também, que seriam WEB, MOBILE e CLOUD.
Eu até posso estar errado, mas daqui a alguns anos, se nada mudar, o xBase morrerá, não por ser ruim, muito pelo contrário, mas por não ter tido visão de futuro ! Será que através deste fórum do Toledo ( e de todos claro ), que é muito conhecido e respeitado mundo afora, não conseguiríamos juntar pessoas para não deixar o xBase desaparecer !
Abraços
O tempo passou e quem programava xBase ( Clipper ) era REI, fazia qualquer sistema para qualquer coisa em tempo recorde, fazia interface com qualquer coisa que se ligava ao PC, era tudo perfeito, então na década de 90 consolidou-se o Windows e sua interface gráfica, e do dia pra noite somente sistemas "for Windows" prestavam, o resto era lixo, e assim foi por um bom tempo, inclusive nesse período a CA matou de vez o Clipper e não emplacou com o DBFast e VisualObjects, mas no final da década de 90 e início dos anos 2000, apareceu o projeto Harbour, salvando bilhões de linhas de código xBase, e logo em seguida, duas libs gráficas "for Windows" open que estão ai até hoje, que são HwGUI e MiniGUI, claro que ainda na década de 90 apareceu o Fivewin, importante frisar isso.
Veio mais uma era de prosperidade, muita alegria e entusiasmo, muita gente que havia ido para o Delphi e Visual Basic e que era Clippeiro animou-se, porém, assim como houve a era do antes e depois do "for Windows", agora temos a era do antes e depois da "internet" e da "mobilidade", e mais uma vez, nós estamos entre pular do barco ou ir até onde der, e pq falo assim ? Simples, nos dias de hoje, usando Harbour + ADO + HwGUI ou MiniGUI por exemplo, conseguimos fazer aplicativos excelentes e competir no mercado, porém, novas tecnologias já surgiram, estão sendo evoluídas e outras estão derivando, e fica claro que Harbour como está hoje, não é o ideal para acompanhar tudo isso, porém, tem tudo para ser, e esse é o ponto que vejo ser possível ir além.
Aqui no fórum já teve usuário dizendo que mudou de linguagem pq daqui a pouco ia buscar mão de obra no asilo ou no cemitério, e o pior é que ele tem razão, nós, programadores xBase, estamos caminhando para o fim, vcs sabiam que houve a pouco tempo um encontro de programadores xBase na Europa ? Eu soube visitando o site do Fórum Fivewin, e vendo as fotos, o que vc percebe ? Todo mundo já está com uma boa idade, não se vê jovens no grupo !
Creio que muita gente aqui conheça o Lazarus, a IDE do FreePascal https://www.freepascal.org/ , e entrando no site do FreePascal, vc nota uma semelhança muito grande com as descrições do site do Harbour https://harbour.github.io/ , a única diferença ( e que diferença ), é que eles tem o Lazarus, a IDE que compila e linka e atualiza tudo, tem editor de fonte e debug, cria janelas, gerencia projetos, etc, etc, etc, e nós não temos, além claro, das evoluções que eles estão correndo atrás também, que seriam WEB, MOBILE e CLOUD.
Eu até posso estar errado, mas daqui a alguns anos, se nada mudar, o xBase morrerá, não por ser ruim, muito pelo contrário, mas por não ter tido visão de futuro ! Será que através deste fórum do Toledo ( e de todos claro ), que é muito conhecido e respeitado mundo afora, não conseguiríamos juntar pessoas para não deixar o xBase desaparecer !
Abraços
Marcelo Neves
whatsapp (41) 99786-3995
whatsapp (41) 99786-3995
Longe de mim fazer 'corinho' pra todo mundo largar o harbour e partir pra outra linguagem. Amo o xbase, fiz e faço coisa incríveis no harbour. No entanto, agora me surgiu uma necessidade REAL de fazer algo para o mundo mobile. Por mim, se fosse algo q eu pudesse determinar, eu nunca entraria nessa seara, mas a necessidade do mercado está me obrigando a seguir esse caminho. E ai? Faço o que? No harbour, sinceramente, não tem algo usável para esse mundo.
Também tenho um pdv feito com hwgui 2.17 e ja ha algum tempo ando bastante preocupado em que o fazer para atualizar esse pdv. hwgui 2.20? Creio que eu não conseguiria usá-la pq uso muitas coisas que foram implementadas pelo Basso. Mesmo que conseguisse, minha opinião eh que a hwgui não passa confiança ou expectativa de futuro. Não valeria a pena investir tempo em adaptações para algo que daqui a pouco ja lhe deixará na mao de novo.
Ha libs visuais alternativas? Sim. FiveWin, MiniGUI, Xailer... mas também me pego pensando se compensa dedicar tempo para aprendizagem, desenvolvimento e testes para esses 'quebra-galhos'. Poderia resolver meu problema para desktop, mas ainda me deixaria capenga para mobile e web. Ou seja, seriam apenas uma gambiarra provisória.
Eh inegável que há 3 pilares na tecnologia da informação: desktop, mobile e web. Da pra negar isso? creio que não. Para desktop até que estamos bem servidos com harbour.... da pra ir levando. E pra mobile e web?????
Agora outra realidade inegável: Dos 3 pilares acima descritos, imaginem qual eh o mais provável que esteja com os dias contados? Quem falou DESKTOP acertou kkk. Ou seja, do que estamos bem servidos no harbour, que é o desktop, ha grandes chances de desaparecer (ou diminuir muito) nos próximos anos. O futuro eh mobile e web, coisas que o harbour não nos proporciona e o WINDEV já tem tudo isso. Minha expectativa eh que matarei 3 coelhos (desktop, móbile e web) com uma cajadada só. Espero que eu nao esteja errado.
Pra finalizar, como o colega falou acima, nossa ferramenta só perde mão-de-obra. Surge uma necessidade de mercado, não temos, partimos pra outras alternativas. E assim eh que só sai sai sai sai sai gente do harbour, e ninguém entra. Vejam o pessoal do ACBr, os cabeças (Daniel, André, etc) eram todos antigos clippeiros que tiveram que sair pra evoluir.
Também tenho um pdv feito com hwgui 2.17 e ja ha algum tempo ando bastante preocupado em que o fazer para atualizar esse pdv. hwgui 2.20? Creio que eu não conseguiria usá-la pq uso muitas coisas que foram implementadas pelo Basso. Mesmo que conseguisse, minha opinião eh que a hwgui não passa confiança ou expectativa de futuro. Não valeria a pena investir tempo em adaptações para algo que daqui a pouco ja lhe deixará na mao de novo.
Ha libs visuais alternativas? Sim. FiveWin, MiniGUI, Xailer... mas também me pego pensando se compensa dedicar tempo para aprendizagem, desenvolvimento e testes para esses 'quebra-galhos'. Poderia resolver meu problema para desktop, mas ainda me deixaria capenga para mobile e web. Ou seja, seriam apenas uma gambiarra provisória.
Eh inegável que há 3 pilares na tecnologia da informação: desktop, mobile e web. Da pra negar isso? creio que não. Para desktop até que estamos bem servidos com harbour.... da pra ir levando. E pra mobile e web?????
Agora outra realidade inegável: Dos 3 pilares acima descritos, imaginem qual eh o mais provável que esteja com os dias contados? Quem falou DESKTOP acertou kkk. Ou seja, do que estamos bem servidos no harbour, que é o desktop, ha grandes chances de desaparecer (ou diminuir muito) nos próximos anos. O futuro eh mobile e web, coisas que o harbour não nos proporciona e o WINDEV já tem tudo isso. Minha expectativa eh que matarei 3 coelhos (desktop, móbile e web) com uma cajadada só. Espero que eu nao esteja errado.
Pra finalizar, como o colega falou acima, nossa ferramenta só perde mão-de-obra. Surge uma necessidade de mercado, não temos, partimos pra outras alternativas. E assim eh que só sai sai sai sai sai gente do harbour, e ninguém entra. Vejam o pessoal do ACBr, os cabeças (Daniel, André, etc) eram todos antigos clippeiros que tiveram que sair pra evoluir.
fui...
Janio, entendo perfeitamente o que vc disse, é justamente sobre as necessidades da vida de um programador no mundo de hoje.
Quando falei de juntar pessoas para não deixar o Harbour morrer, seria no sentido de entrar em contato com quem desenvolve o Harbour ( Viktor Szakats - creio que tenha mais pessoas ), e propor essas ideias, pois se essas pessoas não estiverem envolvidas, e quiserem fazer, ai não vejo um futuro no horizonte.
E tudo só vai pra frente, se as pessoas acreditarem, muita gente acreditou em Java, hoje é o que é, muita gente acreditou que poderia nascer uma nova linguagem, mesmo já estando nos anos 2000, e apareceu C#, e o resto todo mundo já sabe !
Abraços
Quando falei de juntar pessoas para não deixar o Harbour morrer, seria no sentido de entrar em contato com quem desenvolve o Harbour ( Viktor Szakats - creio que tenha mais pessoas ), e propor essas ideias, pois se essas pessoas não estiverem envolvidas, e quiserem fazer, ai não vejo um futuro no horizonte.
E tudo só vai pra frente, se as pessoas acreditarem, muita gente acreditou em Java, hoje é o que é, muita gente acreditou que poderia nascer uma nova linguagem, mesmo já estando nos anos 2000, e apareceu C#, e o resto todo mundo já sabe !
Abraços
Marcelo Neves
whatsapp (41) 99786-3995
whatsapp (41) 99786-3995
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Mestre Asimoes,asimoes escreveu:Na minha opinião:
A versão oficial é Harbour 3.2, no meu ponto de vista não devemos nos preocupar muito com essa versão 3.4, afinal de contas ela é um fork do Harbour oficial e, que no momento segue apenas os interesses/ideias do Victor.
Pode ser que isso nunca vire oficial.
Tenho acompanhado e compilado alguns projetos meus com Harbour 3.2 e tenho notado uma estabilidade bem boa com MSVC e MINGW. Particularmente seguirei com Harbour 3.2
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
O erro esta na incorporação das dll do ssl no exe. ai o compactador upx e outros da erroAsimões hbmk2 que tá dando erro no upx também, ai vem a pergunta: onde tá o erro ?
Daniel
Harbour + Minigui + dbfcdx
Marinas-Gui Pena que parou o suporte
Harbour + Minigui + dbfcdx
Marinas-Gui Pena que parou o suporte