Como debuggar no XHabour
Moderador: Moderadores
-
Garoto de Programa
- Usuário Nível 1

- Contato:
Como debuggar no XHabour
Prezados,
Gostaria de saber como faço para Debuggar no xHarbour(por acaso eu nunca debuguei nenhum sistema clipper quanto mais xharbour).
Eu ja pesquisei aqui no fórum mas como não tenho nem pouca experiencia com clipper, eles não foram muito claros para mim.
Agradeço pela curiosidade de pelo menos ver qual era a duvida.
Que Deus continue a nos abençoar.
Gostaria de saber como faço para Debuggar no xHarbour(por acaso eu nunca debuguei nenhum sistema clipper quanto mais xharbour).
Eu ja pesquisei aqui no fórum mas como não tenho nem pouca experiencia com clipper, eles não foram muito claros para mim.
Agradeço pela curiosidade de pelo menos ver qual era a duvida.
Que Deus continue a nos abençoar.
-
Garoto de Programa
- Usuário Nível 1

- Contato:
Muito Obrigado pela dica Vailton!Olá!
Compila todos os teus PRGs com a opcao '/B' e no teu script coloca a lib DEBUG.LIB se estiver usando o HBMAKE tem a opção DEBUG INFO q vc deve marcar, se estiver usando o MyMake ou a xDev é só marcar 'INCUDE DEBUG INFO'. Só isto
Mas sem querer abusar, eu fiz como vc disse
mas quando eu executo o meu sistema ele funciona normalmente e não me permite debugalo. Como faço para iniciar o processo de Debug? Tenho que chamar o meu sistema usando o CLD ??Compila todos os teus PRGs com a opcao '/B' e no teu script coloca a lib DEBUG.LIB
Código: Selecionar todos
Ex.: CLD /s MeuSis.exeQue Deus continue lhe abençoando.
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Olá Amigo,
No local do seu programa onde vc quer que comece a ser debugado, coloque as linhas:
Altd()
Inkey(0)
Espero que funcione, aqui vai sem problemas.
No local do seu programa onde vc quer que comece a ser debugado, coloque as linhas:
Altd()
Inkey(0)
Espero que funcione, aqui vai sem problemas.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
-
Garoto de Programa
- Usuário Nível 1

- Contato:
Problema Resolvido, Surge um novo problema!
Prezados,
Primeiramente gostaria de agradecer a atenção de todos e pela ajuda dos usuários: vailton, Vagucs e Stanis Luksys.
Gostaria de saber também porque o ultimo post que coloque neste tópico, antes da resposta do Stanis Luksys foi removido, se possível.
Solução:
Para que o debug funcionace foi necessário apenas 3 passos:
Mais uma véz agradeço a todos pela ajuda e espero que colocando a forma como consegui fazer funcionar aki facilite para pessoas que como eu não tem muita experiência com a Linguagem Clipper.
Que Deus continue a nos Abençoar!
Primeiramente gostaria de agradecer a atenção de todos e pela ajuda dos usuários: vailton, Vagucs e Stanis Luksys.
Gostaria de saber também porque o ultimo post que coloque neste tópico, antes da resposta do Stanis Luksys foi removido, se possível.
Solução:
Para que o debug funcionace foi necessário apenas 3 passos:
Para iniciar o Debug basta precionar as teclas ALT+D ou fazer a chamada do compilador direto pelo seu Código, bastando inserir no local onde quizer começar a Debugar: ALTD().1 - No Script da Copilação, na parte das Bibliorecas (LIBS=XXXXX.LIB) deve ser acrescentado a liblioteca DEBUG.LIB.
2 - Na linha referente a criação dos arquivos .C ($(HARBOUR) $( *).prg -i$(INCLUDE_DIR) -m -n) deve ser acrescentado o -B ficando desta forma : $(HARBOUR) $(* ).prg -i$(INCLUDE_DIR) -m -n -B
Obs: Não tem espaço entre o "*" e os "()" parenteses, coloquei pois se deixar junto aparece uma Estrela aki no forum.
3 - Na hora de compilar o programa deve lembrar de apagar todos os arquivos .C e .OBJ.
Mais uma véz agradeço a todos pela ajuda e espero que colocando a forma como consegui fazer funcionar aki facilite para pessoas que como eu não tem muita experiência com a Linguagem Clipper.
Que Deus continue a nos Abençoar!
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Olá Garoto,
Você pode tambem compilar com o hbmake, que é extremamemte simples, e basta você marcar a opção
[X] Debug Info (/b),
sem ter q se preocupar com detalhes do script. Recomendo.
Você pode tambem compilar com o hbmake, que é extremamemte simples, e basta você marcar a opção
[X] Debug Info (/b),
sem ter q se preocupar com detalhes do script. Recomendo.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs