Chamada dos arquivos BLXCLP52.LIB E BLXCLP52.OBJ no .LNK

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

AlexClipper
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Chamada dos arquivos BLXCLP52.LIB E BLXCLP52.OBJ no .LNK

Mensagem por AlexClipper »

Amigos :

Estou com uma dúvida no totante às chamadas das bibliotecas do me .lnk.

eu estou usando o blink7 em modo protegido, Clipper Tools e RASql.

A minha duvida é em relação aos arquivos BLXCLP52.LIB E BLXCLP52.OBJ.

Abaixo está o meu lnk :

BLINKER LINK VERSION 7.0
BLINKER EXECUTABLE EXTENDED
BLINKER INCREMENTAL OFF
BLINKER EXECUTABLE NODELETE
BLINKER EXECUTABLE CLIPPER X10
BLINKER EXECUTABLE COMPRESS 1
BLINKER EXECUTABLE ALIGNMENT 128
BLINKER PROCEDURE DEPTH 70
BLINKER LINK PAGEFRAME OFF

SEARCH RQBBLI.LIB
SEARCH BLXCLP52.LIB

FILE \CL52E\BLXCLP52.OBJ
FILE \CL52E\__WAIT_B.OBJ
FILE \CL52E\CTUSP.OBJ
FILE \CL52E\LIBBAR52.OBJ

LIB RQB52.LIB
LIB RSQLB52.LIB
LIB HORIZ52.LIB

LIB BLXRATEX.LIB
LIB CTP.LIB
LIB BEMAFI.LIB
LIB CLIPPER.LIB
LIB EXTEND.LIB

A minha dúvida é : Se o arquivo BLXCLP52.LIB já está definida com a opção search antes do arquivo BLXCLP52.OBJ, existe a necessidade de fazer a chamada do arquivo BLXCLP52.OBJ ???

Só por observaçào, sempre trabalhei chamando os dois arquivos, mas agora quero saber se é mesmo necessário ter a chamada dos dois arquivos ou se basta chamar a .LIB.

Obrigado pela atenção de todos

Alexandre
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Na duvida faça o teste, se por acaso vc não colocar o .OBJ e só a .LIB como seu programa se comporta.

Por exemplo a CA-Tools funciona perfeitamente sozinha mas em alguns caso nececessita do CTUSP.OBJ como ponte portanto a não ser que mude para 5.3 que voce deve continuar usando o mesmo esquema.

@braços :?)
janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

Rochinha, deixa eu ver se entendi esse negócio...

Quer dizer que quem utiliza o clipper5.2e, além da CTP.LIB tem que utilizar tbem o CTUSP.OBJ para dar mais estabilidade ao sistema?

Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

...Quer dizer que quem utiliza o clipper5.2e, além da CTP.LIB tem que utilizar tbem o CTUSP.OBJ para dar mais estabilidade ao sistema?...

Na verdade o que eu quis dizer é que quando usamos uma biblioteca que contém recursos de acesso a periféciso e memória e pode ser linkada à vários linkers diferentes, dependendo do linker faz-se uso de um arquivo externo de não pode estar dentro da biblioteca e sim deve aparecer antes das chamadas as bibliotecas para evitar a causa de um problema.

Exemplo:

Porque quando queremos DEBUGar nossos sistemas simplesmente não colocamos a CLD.LIB na chamada LIB do .LNK?

Simples a CLD.LIB possui o módulo RUNTIME do Clipper(modificado para debug) e necessita ser chamado primeiro antes de qualquer rotina e portanto entra na linha FILE logo após o .PRG principal do sistema a ser debugado.

Porque quando nossos sistemas tem problemas de velocidade colocamos o __WAIT.OBJ na linha FILE e não dentro de uma biblioteca?

Porque o seu efeito seria nulo.

Tanto a CTUSP.OBJ quanto BLXCLP52.OBJ não podem existir dentro de uma biblioteca pois o seu funcionamento ficaria anulado, portanto devem ser chamadas no inicio do .LNK pois elas darão a resposta mais correta de alguma informação para as funções da biblioteca a que pertencem.

Elas dão estabilidade a implementação das caracteristicas da biblioteca ao sistema que a usa e não ao seu sistema.

Para obter a estabilidade de seu sistema voce terá que arredondar muito o código e trabalhar bem as aberturas de arquivos e indices.

@braços :?0
Responder