TEMOS Q REALMENTE MUDAR ??!!! MAS COMO ???!! AJUDA MUTUA ...

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

evaldo
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por evaldo »

Caro TerraSoftware

Mas você notou melhora na performace, desempenho ou só mudou o visual.

E o que o seu sistema melhorou.
janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

Pessoal,

Vou relatar minha pequeníssima experiência e já também fazendo uma pergunta aos mais experientes.

Tenho um sistema em CLIPPER5.2e, com visual lib, six e blinker7, muito bom por sinal. Estou plenamente satisfeito com a linguagem. Não tenho ainda interesse em partir pra outra ferramenta, até porque odeio "SISTEMAS FOR WINDOWS" e, se um dia eu precisar partir pra essa área, será por força dos meus clientes. Não pq eu quero ou goste.

Também já ouvi falar muito sobre o xrabo. Nunca havia me interessado (puro horror as lib´s gráficas!) até que soube que já tem a VISUAL LIB para o XRABO em modo texto. Então pensei: Gosto do modo texto... gosto de programar linha a linha... o xrabo tem tambem a visual lib, que deixa o sistema com um belo visual... as adaptações necessárias são poucas.. porque não testar?

Baixei a versa 0.9950 do xrabo e o linkador da Borland. Alguns poucos ajustes... algumas dores de cabeça iniciais... até que surgiu o executável do meu sistema na minha frente... beleza... só estranhei o tamanho do EXE... Em clipper tinha cerca de 650kb... no xrabo ficou com 2.2mb

Ainda não deu pra testar tudo (consegui compilar ontem), mas no primeiro teste de desempenho fiquei assustado: Em um relatório que no clipper demorava 14 segundos para aparecer na tela, o mesmo relatório compilado com o XRABO, apareceu na minha frente em 03 segundos. Vixi! O sistema tá muito rápido mesmo!

Quando vi isso, não deu outra, pensei: Adeus clipper! VOU USAR SÓ O XHARBOUR.

Mas aí vem aquele medo: será que é confiável? Já posso simplesmente ir no cliente e substituir o executável por esse outro? Tenho que esperar mais algum tempo?

O que me dizem?

Um abraço,

Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
TerraSoftware
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por TerraSoftware »

Caro colega evaldo.

Meu sistema ficou muito melhor. Eis alguns motivos:

1- Passou a ser 32 bits, só por este motivo já é mais rapido, pois é um barramento de memoria superior ao 16 bits.

2- Naum roda emulado no win NT, hoje a maioria dos windows é XP, naum é verdade? O executavel se torna muito mais rapido.

3- No windows XP programas DOS sao minimizados quando um outro programa windows é disparado, por exemplo, o msn, e hoje quem naum tem msn???? Com o executavel em harbour o msn trabalha sucegado sem alternar meu programa de tela cheia para janela, pois o programa agora é uma janela, acabou aquela historia de tela cheia do DOS, alias, acabou DOS, naum que eu naum goste do DOS, mas.... naum tem jeito, acabaram com o DOS, e naum adianta remar contra a correnteza, é dar muro na ponta de faca.

4- A indexacao ficou 3 vezes mais rapida (testes feitos em laboratorio usando a mesma base de dados na mesma maquina com sistema operaciona win 98, para naum ter disculpas), no XP entao, ficou mais rapido ainda, pois naum existe emulacao.

5- O que o amigo janio relatou aconteceu comigo tambem, os relatorios ficaram mais rapidos, pois o acesso as tebelas de banco de dados sao tambem mais rapidas.

6- Todo o algoritimo do programa fica mais rapido, pois (muitos naum sabem disso) o seu programa passa a ser um executável em C (que é uma estrutura mais rápida, pois é de nível mais baixo). No clipper vc tem a seguinte estrutura: .PRG que vira .OBJ que vira .EXE. No harbour vc tem .PRG que vira .C que vira .OBJ que vira .EXE.

7- Visual muito melhor!!!
www.sisterra.com.br
xHarbour 1.0.0 - Bcc 6.3 - Gtwvw/Hwgui
DbfCdx/MySql
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

É verdade,

Hoje sim, vc pode migrar os sistemas, corrigir as possíveis incompatibilidades e substituir no cliente, e vai sair ganhando e muito.

Algumas vantagens do sistema

1 - Sem limite de memoria
2 - Sem limite de arquivos abertos
3 - Nao precisa ficar configurando ambiente em nenhum sistema operacional
4- Tamanho de arrays ilimitados (Limitado a memoria da maquina)
5 - Tamanho de variaveis que era limitado a 64K agora é limitado a memoria da maquina.
6 - As rotinas como memoedit que antes do funcionavam em arquivos menores que 64k agora nao tem limite de tamanho
7 - Banco de dados suporte 4 vezes mais dados
8 - Acesso a base de dados mais seguro e rapido
9 - Indices mais rapidos e seguros e sem as limitações que o clipper tinha
10 - Suporte a banco relacional
11 - Suporte a banco relacional via RDD o que significa que não se precisa mudar os comandos de acesso ao banco de dados, tudo é reaproveitável
12 - Multi-So, pode-se ter o mesmo fonte rodando em Clipper-DOS, Windows e Linux
13 - Pode se criar CGIs mesmo acessando base de dados DBF com indices nativos. www.vagucs.com.br/cgi-bin/auto.exe
14 - VM otimizada fazendo que o sistema rode muito mais rapido.
15 - Possibilidade do uso de qualquer rotina de DLL do SO em uso.
16 - O sistema nao fica prendendo o processador pois passa a ser um sistema de 32bits reais que não precisa de emulação para rodar.
17 - É uma linguagem GPL, OPENSOURCE que tem desenvolvedores espalhados por todo mundo.
18 - Interface com suporte a TCP/IP nativa, ou seja, vc pode programar sockets com rotinas que ja estão nas libs padrões.
19 - Para quem quer abandonar o modo texto pode-se usar uma das diversas libs para modo janela existentes, como GTWVT, GTWVW, MINIGUI, HWGUI, FIVEWIN, HBGTK, BRGUI, BRGTK e maior parte roda tanto em windows quanto em Linux. Gosto da minigui pois é muito boa, completa e tem uma IDE para a gente arrastar botão com ela.
20 - Roda em Linux e um sistema em Modo texto no Linux é muito mais leve para emulação de terminal de longa distancia, sobresaindo e muito a qualquer versão do Windows, neste ponto qualquer windows ou programador Delphi comem poeira.

Existem outros pontos e aspectos que não me lembro agora.

No sistema da terrasoftware foi usada a GTWVW que é a mesma lib que usei para escrever a lib compativel com a Visual Lib, porém a excelente estrutura de programação do sistema da terrasoftware possibilitou uma migração em tempo recorde.

Veja uma tela do inicio da migração como ficou o visual do sistema.

O sistema não fica semi windows, ele fica totalmente Windows, pois toda a saida de console do sistema passa a ir para as janelas Windows, ainda pode-se mesclar objetos GUI´s, como botoes, menus, etc...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

O FOX pro é bom, usei ele 1 ano, mas não gostei por causa da quantidade de runtimes e vc vê claramento que o sistema está rodando dentro do FOX pro.

Ele usa a linguagem xBase mas não considero o melhor caminho para a migração de sistema.

Encontrei no xHarbour tudo que precisava, como programo muito em C++, eu amei, vc pode programa em C++ e assembler dentro do própri PRG. Não achei limitações no xHarbour.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

Grande Vagner,

Esse meu sistema, recém migrado de clipper para xrabo, como relatado acima, já funciona em linux e tudo ou da maneira como fiz só funciona no windows?

Um abraço,

Janio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rrfsistemas »

Particularmente não gostei das telas, as letras são estranhas...

O Vagner me diz ai como pego uma tela que esta em outro servidor , pois não funcionou.

Vou colocaar minha tela aqui tamém...

[]s

http://www.rrfsistemas.hpg.com.br/tela1.jpg
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
TerraSoftware
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por TerraSoftware »

Caro colega rrfsistemas.

Realmente vc tem razão. Eu tambem naum gostei muito das telas e das letras estranhas. Mas... Vc usando o VFP conseguiria converter este programa inteiro em uma semana ???
www.sisterra.com.br
xHarbour 1.0.0 - Bcc 6.3 - Gtwvw/Hwgui
DbfCdx/MySql
Sandro R R Freire
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Sandro R R Freire »

Amigos, nos empenhamos trabalhamos, e vocês cospem no prato, tratando de xRabo, (uma ofensa triste)
É como o Windows que vocês vivem dele e o chamam de Ruindows.
Ok Ranio
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Eita,

Amigo RRFSISTEMA,

Vc como bom programador que é, deve ter visto na postagem que se pode mesclar objetos GUIs ao sistema, e até usar formularios feitos em Delphi, dá para acreditar, é possível.

Como disse em meu site e como foi dito pelo René (terrasoftware), o intuito foi migrar o sistema aproveitando uma estrutura que já tá funcionando a anos e ainda deixar o fonte compativel com DOS e Linux, mas a quantidade linhas e colunas é ilimitada, podemos chegar a um visual lindo, mas ai perderemos a compatiblidade com o Modo texto, e isto não era a vontade do René e acho que não é a vontade de maior parte dos usuarios, pois o Linux é uma realidade, e Fox no Linux só emulado.

As fontes ficaram grandes pois o modo de video está 80x25, mas podem ficar 100x50 ou o tamanho que a gente quiser, mas ai colocar em Linux e DOS não vai dar. Talvez se a realidade fosse Windows ai sim valeria mudar, mas devemos pensar em Linux.

Quanto a reposta do amigo Janio, hoje cara, qualquer sistema pode rodar tanto em Windows quanto em Linux, pode ter certeza.

A visual lib eu montei ela para Windows modo texto e modo janela e para Linux modo texto, mas el Linux o visual fica um pouco mais feio, mas roda.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
náufel
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por náufel »

Para mudança escolhemos as facilidades e oportunidades que a web oferece.

Vejam a interface do nosso sistema, que funciona na intranet. O limite é a criatividade.

Imagem

Fernando
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Naúfel,

Vc usou CGIs em clipper mesmo ou outra linguagem?

Se usou CGIs em clipper estaja ciente que o processador do micro servidor acaba ficando preso no momento de suas execuções, hoje poucos clientes comprariam uma solução assim, somente mesmo se quiserem interetividade e conectividade e uma base de dados.

O problema que hoje o que rola no Brasil é PDV e RETAGUARDA, ambos não seguem este padrão de programação voltada para WEB mesmo em uma intranet.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
clauber
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por clauber »

faz tempo que naum via um topico taum proveitoso, e sinceramento eh a primeira vez que estou botando fe no vagner nunes... desculpa a sinceridade, sobre o xhabour, e para quem leigo total que nem eu vagner vais as seguintes perguntas:

1) qual a diferença entre habour e habour;
2) o que eh minigui?
3) podemos usar forms parecido om a do delphi?
4) sobre os relatorios como serao gerados, visualização em video, impressão de c;odigos de barra, impressão de graficos ?
""
Sandro R R Freire
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2

Mensagem por Sandro R R Freire »

1) qual a diferença entre harbour e xharbour;
xHarbour e Harbour, simples, o xHarbour é uma extensão do xHarbour, ele foi criado para ser mais agressivo, não só um clipper 32 bits, mas para alçar voos maiores

2) o que eh minigui?
É uma GUI, para programação visual, como ela existentes outras, uma famosa é a comercial FiveWin;

3) podemos usar forms parecido om a do delphi?
Em HwGUI tem forms estilo o XML, outras não sei, pois não uso, o Visual xHarbour, tem, a xHGTK pode usar XML padrão do Glade (neste caso Windows e Linux)

4) sobre os relatorios como serao gerados, visualização em video, impressão de c;odigos de barra, impressão de graficos ?
Sim tudo isso é possivel inclusive temos uma nova classe de codigo de barras no xHarbour muito boa.

Sandro Freire

Mensagem por náufel »

vagucs,

vamos aos pontos:
1 - Sim, são CGI's em clipper, gerados com o compilador FlagShip na versão 4.48, Linux Debian, funcionando com Apache e base MySQL, sem dbf.

2 - O tempo gasto pelo processador em uma transação é consideravelmente pequeno.
Como tempo de transação considero o "envio da página do cliente ao servidor" + "processamento no servidor" + "envio de volta ao cliente", sendo que os envios não são computados como tempo de processamento.
O processador não fica preso porque o apache está configurado para funcionar com no mínimo 5 processos simultâneos e, de acordo com a necessidade, esse número pode ser estendido até o limite definido pelo administrador.
Dessa forma, cada processo do apache atende uma demanda de usuário.
Hoje, o tempo total de processamento de cada transação está, em média, em 0.02 segundo.

3 - Em relação ao PDV e RETAGUARDA:
Acho que não devem seguir um "padrão de programação", o que interessa é o resultado obtido com o uso da aplicação.

A persistência necessária ao correto funcionamento da aplicação, em qualquer ambiente, pode ser conseguida com qualquer interface ou forma de programação, dependendo exclusivamente da "criatividade" do desenvolvedor.

Em suma, o que pode ser feito para interface GUI pode ser adaptado para ambiente WEB, que é capaz de fornecer qualquer serviço a qualquer pessoa, indenpendente do sistema operacional.

Esse assunto vai longe...
Responder