Programa em CLIPPER com erro
Moderador: Moderadores
-
hermesjunior
- Usuário Nível 1

Programa em CLIPPER com erro
Estou com problemas num programa bem antigo, ele é de laboratório e depois de um problema no hd o programa esta com mau funcionamento, a gente cadastra um exame e na impressão vem outro. Sera se alguem pode me ajudar?
se alguem quiser posso mandar o programa por email.
se alguem quiser posso mandar o programa por email.
- Anexos
-
Sislab.rar- (10.25 MiB) Baixado 275 vezes
- Jairo Maia
- Moderador
PROGRAMA EM CLIPPER COM ERRO
Olá hermesjunior,
Bem vindo ao fórum.
Não tem como testar o demonstrativo porque você não postou a senha, mas mesmo assim acredito que não daria problema usando o demonstrativo.
O que notei foi que no arquivo EXAME.DBF o código do exame tem apenas 4 dígitos, e são letras. Precisaria analisar o arquivo real para ver se não está havendo duplicidade de códigos, ou se o problema no HB não embaralhou esses códigos. Acho que seria mais fácil você postar o arquivo EXAME.DBF real, ele não contém informações de identificação de clientes, não haveria problema você postar.
Bem vindo ao fórum.
Não tem como testar o demonstrativo porque você não postou a senha, mas mesmo assim acredito que não daria problema usando o demonstrativo.
O que notei foi que no arquivo EXAME.DBF o código do exame tem apenas 4 dígitos, e são letras. Precisaria analisar o arquivo real para ver se não está havendo duplicidade de códigos, ou se o problema no HB não embaralhou esses códigos. Acho que seria mais fácil você postar o arquivo EXAME.DBF real, ele não contém informações de identificação de clientes, não haveria problema você postar.
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
-
hermesjunior
- Usuário Nível 1

eu zipei toda a pasta do programa real, vou mandar a senha no pv, vc poderia me passar seu email pra mim mandar o programa com senha?
meu email é hermesjunior@hotmail.com
meu email é hermesjunior@hotmail.com
- Nascimento
- Usuário Nível 4

não seria erro nos índices??
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina
clipper 5.3 /harbour/minigui
O aplicativo do amigo Hermes contém erros, por isso a falha que ele relatou. Na verdade, ele havia explicado que recuperou o aplicativo de outra pasta mais antiga, e deve ter pegado uma copia que continha falha no código. O aplicativo foi descompilado e enviado para ele analisar e corrigir o erro. Mas se precisar de mais ajuda, estaremos a disposição.
-
hermesjunior
- Usuário Nível 1

-
conexaotelecom
- Usuário Nível 1

Pessoal boa tarde!!!
Eu tenho um cliente que possui um sistema de eletrônica em clipper porém não conheço essa linguagem e estou precisando de ajuda pois o cliente não consegue mais contato com desenvolvedor e não temos o fonte somente a pasta com o executável e os arquivos de índice.
Meu cliente precisa arrumar um problema na impressão da ordem de serviço que está sobrepondo a data e mudar o endereço que está cadastrada a loja, tenho conhecimentos em outras linguagens e conhecimento quase nulo em clipper.
Eu tenho um cliente que possui um sistema de eletrônica em clipper porém não conheço essa linguagem e estou precisando de ajuda pois o cliente não consegue mais contato com desenvolvedor e não temos o fonte somente a pasta com o executável e os arquivos de índice.
Meu cliente precisa arrumar um problema na impressão da ordem de serviço que está sobrepondo a data e mudar o endereço que está cadastrada a loja, tenho conhecimentos em outras linguagens e conhecimento quase nulo em clipper.
Olá, amigo, se seu cliente da eletrônica não tem contato com o desenvolvedor que fez o programa para ele e não tem os fontes do programa, so resta duas opções: 1- Tentar descompilar - engenharia reversa - do sistema atual para ser estudado, corrigido e recompilado; 2- Desenvolver o programa novamente, se ele tem preferencia que seja em clipper, podendo inclusive aproveitar toda estrutura de dados ou ele migrar para outro software baseado no windows.
-
conexaotelecom
- Usuário Nível 1

Obrigado pela resposta, andei pesquisando sobre recompilar e acho ser o caminho mais curto possível pois acredito que o sistema é clipper puro pois foi desenvolvido há mais de 15 anos e o desenvolvedor faleceu tem uns dois anos eu li bastante sobre o harbour e entendo ser o caminho natural para seguir com o clippler, preciso de uma orientação e dica de como recompilar esse programa.
Obrigado
Obrigado
- Nascimento
- Usuário Nível 4

tendo sucesso em descompilar, tem que ter um bom conhecimento pois a descompilação gera muito "lixo" , isso quando se consegue uma descompilação legívelconexaotelecom disse:
preciso de uma orientação e dica de como recompilar esse programa.
Obrigado
por isso tem que ter um certo conhecimento na linguagem para realmente remontar as funções certas e só após corrigir os erros,
caso queira pode fazer feito o amigo hermesjunior , postar a pasta para uma breve analise do código , e as possibilidades
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina
-
conexaotelecom
- Usuário Nível 1

O valkyrie quando descompila ele gera um arquivo em qual formato ? E depois disso preciso abrir ele com o clipper para analisar ? Quero apenas entender vou upar o executavel para uma possível ajuda.
- Toledo
- Administrador

- Contato:
O Valkyrie vai criar arquivos com a extensão SRC. Este arquivo SRC ai ter o código fonte do sistema descompilado, e pode ser editado pelo Bloco de Nota ou outro editor de arquivo texto.
Mas o ideal seria usar o RESCUE para descompilar o sistema, pois ele vai criar os arquivos UDF com os códigos fontes e também os arquivos RMK e LNK para poder compilar o sistema novamente.
Abraços,
Mas o ideal seria usar o RESCUE para descompilar o sistema, pois ele vai criar os arquivos UDF com os códigos fontes e também os arquivos RMK e LNK para poder compilar o sistema novamente.
Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
- Nascimento
- Usuário Nível 4

sim meu amigo toledo, mas mesmo assim tem que fazer ajustes pois como eu disse antes , na descompilação geram muitos lixos, que tem que ser retirados para poder ser recompiladosToledo disse: Mas o ideal seria usar o RESCUE para descompilar o sistema, pois ele vai criar os arquivos UDF com os códigos fontes e também os arquivos RMK e LNK
certinhos ou infinitos bugs surgirão, isso se realmente compilar..., digo isso porque ja usei todos , inclusive o dclip do wagner, este "dclip" sai descompilando tudo, mais pra remontar tem que ter muita paciência e conhecimento, ja que também retorna muita coisa ilegível
mais sempre friso , descompilar sempre em ultimo caso, quando não tem mais contato com o programador original,
porque em primeiro caso é anti-etico e talvez fique muito mais caro e não satisfatorio uma descompilação
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos,
Como nosso pro-irmão Nascimento bem disse o código recompilado é de longe de sintaxe idêntica a real. Inclusive o conhecimento da linguagem será essencial pois o executável apresentará erro na linha XXX, mas o código recuperado não irá bater se o programador documentou o conteúdo dentro do próprio .PRG, fazendo com que os numeros do executável não batam com os números e linhas no arquivo reconstrído.
Ainda mais, o código reconstruído virá cheio de funçoes, ou seja, nivel intermediário de codificação.
Eu já usei o Valkirie, o Rescue e outros, inclusive fiz testes com o dClip do Vagucs. O Rescue era meu preferido por trazer os arquivo de recompilação já preparados.
Vale lembrar também, que:
Se o programador usou uma biblioteca não-padrão em seu sistema dificilmente o código reconstruído poderá ser recriado normalmente.
A recompilação será baseada no uso de bibliotecas padrão da linguagem sem o uso de bibliotecas de terceiros. Portanto, uma coleção de bibliotecas acessórias será primordial caso se dê falta de alguma função.
Pronto, falei...
Como nosso pro-irmão Nascimento bem disse o código recompilado é de longe de sintaxe idêntica a real. Inclusive o conhecimento da linguagem será essencial pois o executável apresentará erro na linha XXX, mas o código recuperado não irá bater se o programador documentou o conteúdo dentro do próprio .PRG, fazendo com que os numeros do executável não batam com os números e linhas no arquivo reconstrído.
Ainda mais, o código reconstruído virá cheio de funçoes, ou seja, nivel intermediário de codificação.
Eu já usei o Valkirie, o Rescue e outros, inclusive fiz testes com o dClip do Vagucs. O Rescue era meu preferido por trazer os arquivo de recompilação já preparados.
Vale lembrar também, que:
Se o programador usou uma biblioteca não-padrão em seu sistema dificilmente o código reconstruído poderá ser recriado normalmente.
A recompilação será baseada no uso de bibliotecas padrão da linguagem sem o uso de bibliotecas de terceiros. Portanto, uma coleção de bibliotecas acessórias será primordial caso se dê falta de alguma função.
Pronto, falei...
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.