Boas amigos,
Estou tentando migrar minhas aplicações de xHarbour 1.00 para Harbour (Versão mais nova) e vi que existe vários locais onde baixar os fontes do Harbour, tipo o https://harbour.github.io e https://sourceforge.net/projects/harbour-project/ e pergunto a vcs qual seria o local correto a baixar o pacote mais novo do Harbour?
HARBOUR - Versão oficial
Moderador: Moderadores
- clodoaldomonteiro
- Usuário Nível 4

- Contato:
HARBOUR - Versão oficial
At. Clodoaldo Monteiro
Linguagens: Clipper / Harbour
Área de Atuação: Sistemas de gestão para Prefeituras Municipais
Fones: (86)3223-0653, 98859-0236
www.simplesinformatica.com.br
- JoséQuintas
- Administrador

HARBOUR - Versão oficial
Vamos por partes:
O Harbour oficial fica no GitHub. Tem duas versões 3.2 e 3.4
No próprio link do github, tem o texto do readme que indica mais informações.
Para o Harbour 3.2, o link vai acabar levando ao source-forge, que tem a versão nigthly, que é uma versão gerada toda noite.
Para o Harbour 3.4, o link vai levar para uma versão pronta, mas sem o compilador C.
Essa versão é/era atualizada a cada alteração, mas no momento está congelado, e por isso a versão está fixa.
Precisaria seguir as instruções pra baixar o compilador C exato do "pacote", e não precisar recompilar.
Como eu digo sempre, eu uso só o que vém no Harbour 3.4.
Significa baixar os fontes do github e compilar com o compilador C.
Isso inclui Harbour, GTWVG, GTWVW, HaruPDF, email que não seja Gmail, e outras contribuições.
Isso NÃO inclui LibCurl de comunicação, OpenSSL pra Gmail e comunicações usando protocolo parecido, nem LibMySQL, porque todos esses dependeriam de baixar DLL e/ou arquivos de outro lugar.
Tem outros lugares alternativos até com Harbour 3.4 pra BCC pronto pra uso.
Por enquanto, como vai fazer testes de conversão, o mais prático é baixar o 3.2 pronto, versão nigtly, porque é baixar e usar.
Isso apenas pra não perder tempo procurando, escolhendo, baixando opcionais, etc. etc. etc.
É baixar e testar/usar, e é isso que você vai querer agora.
Eu prefiro muito mais o Harbour 3.4, mas sei como é complicado pra quem está começando, já começar tendo que entender sobre baixar componentes, configurar, etc. etc.
Então é baixar o 3.2 pronto e sair usando.
Depois que se acostumar com o funcionamento, e até já estar usando o Harbour normalmente, vai escolher se troca ou não.
A diferença maior é trocar de XHarbour pra Harbour, pode exigir muita coisa nos fontes.
Trocar de Harbour 3.2 pra Harbour 3.4 é mais simples, então nem se preocupe com isso agora.
O Harbour oficial fica no GitHub. Tem duas versões 3.2 e 3.4
No próprio link do github, tem o texto do readme que indica mais informações.
Para o Harbour 3.2, o link vai acabar levando ao source-forge, que tem a versão nigthly, que é uma versão gerada toda noite.
Para o Harbour 3.4, o link vai levar para uma versão pronta, mas sem o compilador C.
Essa versão é/era atualizada a cada alteração, mas no momento está congelado, e por isso a versão está fixa.
Precisaria seguir as instruções pra baixar o compilador C exato do "pacote", e não precisar recompilar.
Como eu digo sempre, eu uso só o que vém no Harbour 3.4.
Significa baixar os fontes do github e compilar com o compilador C.
Isso inclui Harbour, GTWVG, GTWVW, HaruPDF, email que não seja Gmail, e outras contribuições.
Isso NÃO inclui LibCurl de comunicação, OpenSSL pra Gmail e comunicações usando protocolo parecido, nem LibMySQL, porque todos esses dependeriam de baixar DLL e/ou arquivos de outro lugar.
Tem outros lugares alternativos até com Harbour 3.4 pra BCC pronto pra uso.
Por enquanto, como vai fazer testes de conversão, o mais prático é baixar o 3.2 pronto, versão nigtly, porque é baixar e usar.
Isso apenas pra não perder tempo procurando, escolhendo, baixando opcionais, etc. etc. etc.
É baixar e testar/usar, e é isso que você vai querer agora.
Eu prefiro muito mais o Harbour 3.4, mas sei como é complicado pra quem está começando, já começar tendo que entender sobre baixar componentes, configurar, etc. etc.
Então é baixar o 3.2 pronto e sair usando.
Depois que se acostumar com o funcionamento, e até já estar usando o Harbour normalmente, vai escolher se troca ou não.
A diferença maior é trocar de XHarbour pra Harbour, pode exigir muita coisa nos fontes.
Trocar de Harbour 3.2 pra Harbour 3.4 é mais simples, então nem se preocupe com isso agora.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"
https://github.com/JoseQuintas/
- RobertoLinux
- Usuário Nível 3

HARBOUR - Versão oficial
boa noite autor!
eu prefiro instalar e usar o harbour 3.2 que vem dentro da lib gráfica hmg 3.4.4, pois assim você pude usar a IDE pra editar, configurar, compilar, tudo dentro dela, sem necessidade de .bats, etc...
aí se um dia vc quiser usar a lib gráfica gtwvg para migrar de console pra modo gráfico, lá já tem. Se quiser usar os gráficos da lib gráfica hmg, é o que mais tem.
Enfim, vc pediu versão oficial, e, a do Roberto Lopez é também oficial. o link pra baixar é: http://hmgforum.com
Abraços!
eu prefiro instalar e usar o harbour 3.2 que vem dentro da lib gráfica hmg 3.4.4, pois assim você pude usar a IDE pra editar, configurar, compilar, tudo dentro dela, sem necessidade de .bats, etc...
aí se um dia vc quiser usar a lib gráfica gtwvg para migrar de console pra modo gráfico, lá já tem. Se quiser usar os gráficos da lib gráfica hmg, é o que mais tem.
Enfim, vc pediu versão oficial, e, a do Roberto Lopez é também oficial. o link pra baixar é: http://hmgforum.com
Abraços!
- clodoaldomonteiro
- Usuário Nível 4

- Contato:
HARBOUR - Versão oficial
Vou dar uma olhada na sua dica Syslink, muito obrigado.
At. Clodoaldo Monteiro
- Itamar M. Lins Jr.
- Administrador

- Curtiu: 1 vez
HARBOUR - Versão oficial
Ola!
PS. Não tem BAT's no Linux... e SO oficial dos dois Harbours é LINUX.
https://harbourlanguage.blogspot.com/20 ... hbmk2.html
Aprender a usar o HBMK2 é essencial.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Dá forma oficial também não se usa BATś... E vc pode escolher qualquer editor, VI, Programers, HBIDE, jEDIT, gEDIT, MCEDIT., etc...sem necessidade de .bats, etc...
PS. Não tem BAT's no Linux... e SO oficial dos dois Harbours é LINUX.
Código: Selecionar todos
hbmk2 was created to support all shells, all compilers on all platforms, also to replace old 'bld.bat' solution, Aprender a usar o HBMK2 é essencial.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Saudações,
Itamar M. Lins Jr.
Itamar M. Lins Jr.