CLIPPER x xHARBOUR

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

MARINI
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

CLIPPER x xHARBOUR

Mensagem por MARINI »

De tanto ler sobre a conversão de CLIPPER para xHARBOUR resolvi fazer o teste dele.
Tenho um pequeno programa com libs somente do CLIPPER e baixei o xHARBOUR e compilei mas na primeira tentativa não deu certo.
Daí vasculhando os SAMPLES vi que o prg tem que iniciar com PROCEDURE MAIN() .
Acertei o prg e compilei novamente e, beleza, gerou o EXE e ficou rodando exatamente igual ao CLIPPER, :-O mas também em janela DOS.
Achava que se compilasse com o xHARBOUR iria rodar somente em WIN e não em janela DOS.
Então é assim mesmo?
Se for, qual a vantagem?
Se compilar com o xHARBOUR continua rodando em DOS??
Agradeço sobre os esclarecimentos.
Sds
Marini
Antonio
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Re: CLIPPER x xHARBOUR

Mensagem por Antonio »

MARINI escreveu:De tanto ler sobre a conversão de CLIPPER para xHARBOUR resolvi fazer o teste dele.
Tenho um pequeno programa com libs somente do CLIPPER e baixei o xHARBOUR e compilei mas na primeira tentativa não deu certo.
Daí vasculhando os SAMPLES vi que o prg tem que iniciar com PROCEDURE MAIN() .
Acertei o prg e compilei novamente e, beleza, gerou o EXE e ficou rodando exatamente igual ao CLIPPER, :-O mas também em janela DOS.
Achava que se compilasse com o xHARBOUR iria rodar somente em WIN e não em janela DOS.
Então é assim mesmo?
Se for, qual a vantagem?
Se compilar com o xHARBOUR continua rodando em DOS??
Agradeço sobre os esclarecimentos.
Acredito que tenha ficado modo TEXTO em windows a não ser que voce tenha compilado com xHarbour para DOS.
Antonio Carlos
Harbour 3.2 (20180213)
Hwgui 2.20 3b | PostGresql 9.5 | ADO/ODBC
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

O xHarbour é totalmente 32bits.

A questão do sistema continuar em modo console não quer dizer que ele é DOS, mas sim Windows rodando dentro do console, o Delphi gera programas assim tambem.

Se o sistema rodou em xHARBOUR console, agora vc pode escolher uma lib para modo janela e entao melhorar o visual com grande facilidade.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Mesmo estando no modo console, o ganho de performance é imenso.

Acho q agora que vc viu como foi simples de converter poderia partir pra proxima etapa ( libs graficas ), aconselho baixar a miniGUI...

Se precisar de umas dicas pode chamar!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
MARINI
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MARINI »

Stanis Luksys escreveu:Mesmo estando no modo console, o ganho de performance é imenso.

Acho q agora que vc viu como foi simples de converter poderia partir pra proxima etapa ( libs graficas ), aconselho baixar a miniGUI...

Se precisar de umas dicas pode chamar!
Então, em vez de usar a miniGUI (ainda não olhei) não seria melhor usar o Visual xHARBOUR(já dei um olhada e achei fácil) para ficar mais compatível?

http://www.xharbour.com/index.asp?page= ... show_i=999
Sds
Marini
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Opa,

Eu aconselharia a miniGUI mesmo, por que tam mais gente que usa (pelo menos q eu conheça), não é demo, é free opensource.

Baixe ela e veja que vem com centenas de exemplos, sem contar q tem uma boa IDE...

Falou...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
MARINI
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MARINI »

Agradecemos a oferta de ajuda.
Como a finalidade deste forum é a troca de conhecimentos e o esclarecimentos de dúvidas postamos o seguinte:
Entramos na busca e achamos tanta coisa sobre o miniGUI que ficamos na dúvida o que baixar para efetuar alguns testes.
Assim, gostariamos de contar com a sua experiencia, informando-nos os links que deveriamos usar para baixar a lib e documentação ou simples exemplo de como criar um retangulo por exemplo.
O que achamos interessante na LLIBG do CLIPPER é que podemos criar um ponto (GPUTPIXEL..) ou uma linha (GLINE...) em pixel, dentre outros recursos, usando-se comandos ou funçoes dentro do próprio .PRG. Assim podemos criar as mais variadas telas, de acordo com as nossas necessidades e com uma "cara" própria conforme pode-se conferir em nosso site http://www.emeasoft.com.br/i_p.htm
Já nas demais bibliotecas gráficas que temos analisados, somos obrigados a usar a interface gráfica própria, criando-se projetos e usando os recursos disponíveis para criar telas, botões, atalhos, etc..
Assim, entendemos que todos os aplicativos vão ficar praticamente com o mesmo visual ou limitando a nossa criação.
Com a miniGUI também funciona assim?
Sds
Marini
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Prezado Marini,

Você provavelmente deve estar falamdo de bibliotecas para modo Console, como é o caso da Visual Lib. Eu também não uso ela e outras do tipo justamente pelo motivo que você descreveu.

A LLIBG sem dúvidas é a mais poderosa biblioteca gráfica que já foi criada para uso com o Clipper (eu também tenho sistemas com ela), porém não existe versão dela compatível para Harbour.

Quanto a miniGUI, você deve estar ciente de que ela não gera aplicativos no modo console, apenas aplicativos para modo janela, ou seja, não roda aplicativos na janela do MS-DOS, e sim aplicativos 100% Windows.

Falou!!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Responder