Instalar ambiente de desenvolvimento - novo computador

Fórum sobre ferramentas de apoio à programação (Clipper/[x]Harbour)

Moderador: Moderadores

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Com a entrada do Windows 10, procurei deixar tudo como portátil, pra nem precisar instalar.

Agora, aos poucos a loja do Windows está recebendo todos os aplicativos.
Acho que ela vai acabar guardando tudo que a gente usa.

Neste ano entrou Heidisql e WhatsApp, dos que me lembro.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

hazael
Realmente é um pé. Você instala, configura ícones, área de trabalho .

Mas não é só as ferramentas que usamos mas tamém os aplicativos padrão para o ambiente como antivirus, java, etc.

Eu costumo copiar a pasta Arquivos de Programas inteira para algum lugar separado para depois voltar mas então preciso criar os atalhos manualmente.

Para automatizar os aplicativos padrão do Windows costumo usar a ferramenta de auto-instalação do serviço NINITE.COM

Você marca os aplicativos que deseja e o site gera um pequeno aplicativo que você baixa e executa e o resto ele mesmo faz.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Testei agora, e meu esquema antigo funciona no Windows 10.

Tendo uma pasta com os atalhos
barra1.png
Na barra de tarefas, clique esquerdo, barra de ferramentas, nova barra de ferramentas
barra15.png
Selecione a pasta e pronto,seus atalhos no Windows.
barra2.png

Juntando o portátil e isso, Windows pronto quase instantâneo.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Desde que instalei o Windows 10 deixei de usar esse menu.
Apenas a pasta com atalhos ainda está na máquina.
Mas seria interessante ressucitar alguns joguinhos.... rs
José M. C. Quintas

fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

passa o caminho das pedras ai Eric... nome do utilitário e metodologia de uso.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

TOP 5 – Ferramentas para clonar discos
Das ferramentas apresentadas, o Clonezilla é provavelmente das mais populares e completas. Caso pretendam um bom tutorial para uso desta ferramenta, podem visualizar este artigo. Esperamos que tenham gostado desta selecção e caso tenham alguma sugestão de ferramentas destes tipo pode partilhar essa informação via comentários.
Por Pedro Pinto, Administrador do site.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

O Problema de clonar é que se você está formatando para corrigir algum problema, quando clona o problema acompanha... !!!
Quanto a clonar tenho o EASUS, gostei muito e licenciei ele.. clona até sistemas com partição GPT.
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Aí vai de cada um.
Meu HD de trabalho é o SSD, numa partição de 30GB, e são feitas cópias pra outros dois HDs de 1 TB.
Se eu tiver que reinstalar a partição de trabalho, trata-se de fazer cópia.

No caso do C:, Windows, é só configurar paths.
Tenho algumas configurações salvas em D:, que também são copiadas, pra não esquecer de nenhuma configuração.
Então... é rápido pra ter a máquina pronta.

Clonar HD acho que demoraria até mais.... rs... além de manter programas desatualizados.

Além disso, instalar tudo do zero garante que tudo continua valendo em softwares atuais.
Isso é mais importante do que apenas manter um ambiente antigo.
José M. C. Quintas

fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Faco assim tb
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
alxsts
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alxsts »

Olá!

Também acho melhor instalar tudo do zero. Acho que estas ferramentas de clonagem são úteis para o pessoal de infraestrutura em grandes corporações. às vezes tem que instalar muitas máquinas novas. Assim dá pra instalar tudo na primeira máquina, clonar o HD e copiar nas demais.
[]´s
Alexandre Santos (AlxSts)
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Acho que o meu modo é mais fácil. Só demorou a configuração inicial.

Instalei o VirtualPC, e fiz uma instalação de Windows 7 full e pura.

No host com alguns utilitários fiz a configuração no boot para levantar este S.O. fora do host, ou seja, au inicializar o Windows aparece o menu para escolher entre a instalação host ou instalação virtual.

Como a instalação virtual trata-se de um arquivo .VHD eu copiei para outro lugar. Se houver falha, basta copiar o .VHD de backup para cima do baleado e reiniciar o pc.

São tantas emoções.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
susviela@bol.com.br
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por susviela@bol.com.br »

Para clonar ... uso o Acronis ... me sinto confortável com ele ;

Mas os ambientes de trabalho.. tudo VirtualBox. Só exportar App no HD externo e Bingo ...!!
.
.
"E quando você perder o controle, colherá o que plantou."
=========================================
Carlos Alberto Nunes #Susviela
Site: https://www.PowerInformatica.com.br
Blog xBase: https://programandoxbase.wordpress.com/
Blog TI: https://susviela.wordpress.com

( #ProgramandoxBase #AllxBase )
susviela@bol.com.br
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por susviela@bol.com.br »

hazael escreveu:A idéia da máquina virtual é muito boa.
Alguém já fez com Hyper-V?
E na hora de mudar de máquina como funciona? É possível só compiar a máquina virtual? É fácil fazer isso?
Eu uso o VirtualBox e pouco importa o SO hospedeiro, tenho VMs que exportei para o Linux e vice-versa, apenas mudando uma particularidade minha, qual seja, em todas as VMs crio uma pasta compartilhada com o hospedeiro, ai nem a rede preciso configurar.

Só manda o VirtualBox exportar a VM ele cria um arquivo xxx.OVA que pode ser importado sem problemas já vem configurado, além do mais esse arquivo serve como um Backup completo da sua maquina ... então nem clonar tenho usado mais ... Pego o arquivo acima e copio para o HD externo e ta feita as cópias ...
.
.
"E quando você perder o controle, colherá o que plantou."
Carlos Alberto Nunes #Susviela
Site: https://www.PowerInformatica.com.br
Blog xBase: https://programandoxbase.wordpress.com/
Blog TI: https://susviela.wordpress.com

( #ProgramandoxBase #AllxBase )
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Esquecemos de uma coisa:
"Ambiente de desenvolvimento"
Depende do que considerar como ambiente de desenvolvimento.
Com Harbour e suas LIBs, é só copiar e configurar.
Em termos externos, praticamente um DVD serve como backup, ou menos que isso.
Quando reinstalo o Windows 10, é por opção própria, e não porque precisava isso.
O restante... vai conforme vou precisando.

Aliás... vou aproveitar e gravar um DVD de backup... um ou mais, porque tenho dezenas de mini-dvd aqui ainda.... rs
José M. C. Quintas

rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos,

Da forma como estamos expondo praticamente não temos problemas com nossos ambientes de desenvolvimento e sim com o S.O.

As falhas com Windows ou HDs é que nos causam tormento. As opções são as mais variadas:

1-Um PC com dois HDs, onde o Windows fica no menor podendo até ser um pen-drive, e toda estrutura de programação em outro HD.
2-S.O. virtualizado com VirtualPC, VirtualBOX ou HiperV acessando uma pasta virtual que na verdade será um HD físico.
3-S.O. virtualizado adicionado ao boot. Ele abre sem usar o player, como se fosse uma partição.

No primeiro caso se o Windows der pau, a perda de tempo se dará pela sua re-instalação, configuração de drives e Adobe, CCleaner, anti-virus, etc.
No segundo e terceiro casos, tendo uma cópia dos VHDs basta jogar por cima do paulado ou configurar cópia de sombra virtual.

O VirtualPC é dependente do Windows para Rodar, mas a sua VHD pode ser configurada(com dificuldade) para rodar como partição bootável.
O VirtualBOX tem um método interessante de rodar invisível no host e ser acessado via VNC por outra maquina e subir nela(não me lembro se, diretamente do DOS).

O problema das virtualizações são os limites do hd virtual e a peda de performance, pois estará dividindo memória e hardware com o host.

Melhor mesmo é um Windows 10 instalado num pen-drive, 32 ou 64, que pode ser bootável em qualquer pc, rápidamente e backup também rápido.

Outra coisa importante é o HD de trabalho. Melhor que seja um 24x24, aqueles HDs de DVR, pois aguentam o trabalho pesado mais tempo. Os meus HDs normais duram 1 ano a 1 ano e meio de pauleira. Já perdi muitos travados.

Thats Folks.

Responder