Mistério no Teclado, Socorro!!!

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Marcos
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mistério no Teclado, Socorro!!!

Mensagem por Marcos »

Olá a todos do Fórum, postei esta dúvida aqui porque realmente estou desesperado, c alguém puder me ajudar ficaria muito grato, desculpe por não ser Clipper, mas tém a ver um pouquinho, pois através desta dúvida confirma-se o poder do Clipper em relação ao outras linguagens.
Mas vamos lá, recentemente instalei o XP em minha maquina, e a por incrivel que pareça a Vírgula do Teclado na parte Numérica não funciona dentro de um programa em Cobol, já a Virgula do Teclado na parte Alfa-Numérica funciona blz, já troquei de teclado, testei vários e nada, sendo que nunca tive problema deste tipo com Win 98, c alguém já passou por isto me ajuda porque realmente estou encrencado.
Abraços e FELIZ NATAL A TODOS E TAMBÉM AOS SEUS FAMILIARES!!!
Marcos.
Atenciosamente,
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Olá,

Se fosse Clipper existe um bach chamado NATION.BAT, que instala o suporte internacional a portugues para o clipper, inclusive mensagens de erros, correção para indices com caracteres acentuados, dias da semana em portugues e uma serie de alteracoes...

No caso do Cobol, acho que as alterações de teclado para dos devem ser feitas no Autoexec e no Config...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Colega

Neste caso não tem nada a ver com a linguagem é apenas uma configuração, é que o Windows XP é mais inteligente que todo mundo e deduz por conta própria que todos usam ou deveriam usar o Layout do teclado Internacional.

Abra a barra de techado e remova o layout internacional, deixando apenas o layout Brasileiro - ABNT2 - Se ele não estiver instalado então instale-o.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

O amigo Clipper disse para vc deixar somente o ABNT, mas qual padrão o seu teclado segue, ABTN ou internacional?

Neste caso nas configurações de teclado deixe a configuração de lingua como Brasileiro e no layout coloque ABTN ou internacional americano.

Este ultimo é o layout padrão para os caracteres da tabela 850 e também o mais antigo. Configure o seu config.nt para colocar em memória também as informações de layout de caracteres:

device=C:\WIN98\COMMAND\display.sys con=(ega,,1)
Country=055,850,C:\WIN98\COMMAND\country.sys

se for o caso.

@braços :?)
Marcos
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Marcos »

Bom dia a todos,
Não sei onde altero o Layout que o Clipper e o Rochinha referem-se, o teclado que está em uso atualmente é: Teclado Padrão com 101/102 Teclas ou Microsoft Natural Ps/2 Keyboard.
A configuração que o Rochinha disse para fazer pelo Config.NT, o arquivo Country.SYS está dentro de C:\WINDOWS\SYSTEM32\DLLCACHE, pode indicar este caminho? E o Display.SYS ném tém este arquivo em minha máquina!
Marcos.
Atenciosamente,
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

O caminho para tal configuração é:

Painel de controle/Configurações regionais e de idiomas/Idiomas/Detalhes.

Deixe na seguinte configuração:

PT Português (Brasil)
Teclado
* Estados Unidos (internacional)

Se os arquivos country.sys e ega.cpi não estiverem em SYSTEM32 copie-os da pasta DLLCACHE. ou copie de outro Windows 98.

Pelo avanço tecnológico é possivel que vc não encontre estes arquivo no Win2000.

@braços :?)
Marcos
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Marcos »

Amigo Rochinha efetuei as altera;óes que vc sugeriu mas nada resolvido, com a configura;ao do teclado Estados Unidos sumiu o ç
Atenciosamente,
Marcos
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Marcos »

Problema resolvido!!!
Removi o teclado Estados Unidos, e instalei Brasil ABNT, o que estava com erro era o Brasil ABNT 2, era o Maledeto do 2 apenas que estava causando todo o transtorno.
Abraços a todos e obrigado pela ajuda de vocês.
Marcos.
Atenciosamente,