Vendedor Externo com palm top. Alguem jah fez?

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

marcos.gurupi
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Mensagens: 939
Registrado em: 06 Jul 2004 11:53
Localização: Gurupi-TO

Vendedor Externo com palm top. Alguem jah fez?

Mensagem por marcos.gurupi »

Caros, alguem conhece esse tipo de tecnologia o vendedor sai com um palm top pra outra cidade e faz o pedido o aparelho, conecta a uma linha telefonica e transfere para o servidor na matriz, eh claro q isso tudo em clipper, penso q no palm poderia ser ateh uma planilha excel mas no servidor eh claro teria q ser clipper. Obrigado.

Marcos Roberto
Avatar do usuário
Clipper
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1334
Registrado em: 23 Ago 2004 00:04
Localização: Recife/PE

Mensagem por Clipper »

Prezado Marcos

Já fiz isso utilizando um HandHeld com PocketDos, num Palmtop não creio que seja possível pois não conheço nenhum que rode ou emule o DOS, estou inclusive vendendo um HandHeld HP-620 LX, ele se comunica com o micro através de modem, placa de rede, serial ou infravermelho.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Avatar do usuário
vagucs
Membro Master
Membro Master
Mensagens: 1480
Registrado em: 10 Jul 2004 10:45
Localização: Ipanema - MG
Contato:

Mensagem por vagucs »

Olá Marcos,

Eu fiz recentemente um programa em Palm para uma realidade como a sua, a diferença é que o software que era clipper eu portei para Linux, a empresa tem IP fixo, então logo, programei o sistema de Palm todo, o processo de vendas e coisas do tipo, depois programei um pequeno server que fica como um serviço do Linux rodando em background e aguardando a conexão dos sistema de palm, assim, fiz toda a comunicação entre o palm e o servidor diretamente via TCP/IP.

Assim nao importa como o palm se conecte a internet, seja por celuar, cabo usb, modem externo, bluetoth, o importante é ele enchergar o IP fixo da empresa, e ele entao entra na rotina que criei e envia os pedidos e cadastros de clientes e sincroniza todas as informações diretamente com os DBFs do sistema local.

Isso na teoria funciona com qualquer sistema, em Windows tambem sincronizando na base de dados do clipper.

Usei o HB++ para fazer o sistema, ele é barato e muito bom, é uma ferramenta brilhante para desenvolvimento em palm, com esta facilidade do uso de sockets entao, torna a ferramenta uma das melhores na hora da sincronização de dados.

Acho que é uma grand idéia.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Avatar do usuário
rochinha
Administrador
Administrador
Mensagens: 4664
Registrado em: 18 Ago 2003 20:43
Localização: São Paulo - Brasil
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Pelo exposto até agora existe a possibilidade de integração de seu software com tecnologias como Palms e Pockets.

O interessante é que voce defina qual plataforma atacar, se só Palm, se só Pocket ou as duas.

Nos primórdios foram lançadas algumas ferramentas que usavam o suporte da CygWin para criar aplicativos, até então somente para Palm. mas muito dificies de configurar e usavam muitas ferramentas de diferentes produtore.

Logo após surgiu um IDE completo com integração total com o emulador para Palm, o PocketStudio, tendo como plataforma os Palms e usando como linguagem para produção do .PRCs a linguagem Pascal.

Logo após surgiu uma ferramenta de mesmo naipe abrangendo mais uma plataforma, o NSBasic, que pelo nome já indica, usa uma linguagem com aproximação do VisualBasic, trabalha nativamente com arquivos de dados .PDB( padrão do Palm) e roda os .PRCs através de um Runtime.

Como o Wagner expos, voce poderá usar também a HB++, mas sua abrangencia é limitada somente ao Palm, mas a diferença é o uso nativo de XML e até ADO para manejo de dados além do padrão .PDB.

Em nosso mundo xBase podemos encontrar também algumas ferramentas que usam o velho e bom .DBF, sendo elas Fivewin for PPC e CULE.Net. A grande desvantagem é o preço da 5Win4PPC e a falta de uma IDE para o CULE.Net( em sua versão free ).

Mas voce poderá sim criar aplicativos para Palm e usar algum conversor para transformar os dados do Palm para CVS( arquivo de texto compativel com Excel com formato identico ao SDF delimitado ) e vice-cersa.

Na compra dos equipamentos prefira os coloridos, como Palm 505, fuja dos Tungstein, muito caros e muito mais da novidade da Palm que vem com menos recursos que a versão preto-e-branco mais velha.

Bom pra começar voce deverá baixar da .NET o emulador para Palm e suas ROMs no site Palm Brasil.

Baixe o NSBasic e o HB++ para conhecer e desenvolver para Palm.

Existem sites nacionais com informações de programação, tutoriais e downloads uteis como SoftPalm, iMasters e PalmBrasil.

No caso de programação para Pocket voce necessitará baixar o PocketPC 2003 SDK Images and Emulator do site da Microsoft.

O PocketPC 2003 SDK tem um recurso onde voce pode acessar um diretório em seu hd como se fosse parte do desktop do Pocket e assim copiar seus aplicativos para ele e testar no emulador sem a necessidade de ActiveSync dos dados para o handheld.

@braços :?)
Responder