Windows 2000 - comunicação serial
Moderador: Moderadores
Windows 2000 - comunicação serial
Colegas
Desenvolvi uma rotina que utiliza um teclado (tipo aqueles de banco) a fim de que o usuario possa dar entrada e saida de itens do estoque.
Este teclado esta conectado a porta serial do computador com WIN98.
A rotina utiliza a IOLIB para comunicação através da porta serial, e estava funcionado perfeitamente ate que meu cliente substituiu o WIN98 por WIN2000.
Após a troca por WIN2000 não consigo ler ABSOLUTAMENTE nada na porta serial. Já efetuei testes utilizando o WIN98 e esta tudo normal.
O que pode estar ocorrendo?
sds
Desenvolvi uma rotina que utiliza um teclado (tipo aqueles de banco) a fim de que o usuario possa dar entrada e saida de itens do estoque.
Este teclado esta conectado a porta serial do computador com WIN98.
A rotina utiliza a IOLIB para comunicação através da porta serial, e estava funcionado perfeitamente ate que meu cliente substituiu o WIN98 por WIN2000.
Após a troca por WIN2000 não consigo ler ABSOLUTAMENTE nada na porta serial. Já efetuei testes utilizando o WIN98 e esta tudo normal.
O que pode estar ocorrendo?
sds
Para Wagner Nunes - Comunicação Serial
Wagner
Você que já trabalha a bastante tempo com a IOLIB poderia me ajudar?
grato
Você que já trabalha a bastante tempo com a IOLIB poderia me ajudar?
grato
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho
Voce já verificou se o Win2000 tem instalada as portas COMs que voce utilizava no Win98.
No Win98 o mesmo da enderecos tipo 2eh8, 3ef8 para as portas verifique se estas mesmas configurações estão para a porta que voce usava.
Apesar de não saber se a IOLIB manipula estas portas utilizando estes endereços especificos e IRQs.
@braços :?)
Voce já verificou se o Win2000 tem instalada as portas COMs que voce utilizava no Win98.
No Win98 o mesmo da enderecos tipo 2eh8, 3ef8 para as portas verifique se estas mesmas configurações estão para a porta que voce usava.
Apesar de não saber se a IOLIB manipula estas portas utilizando estes endereços especificos e IRQs.
@braços :?)
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Cara,
O windows 2000 é uma cáca.
Vc pode compilar seu sistema no xHarbour pois as rotinas seriais para ele sao mais ilimitadas.
Ja no DOS, siga as orientações do rochinha, acho que é algo com a IRQ ou endereçamento ou possivel conflito ou enderço muito alto que o ODS nao consegue enxergar.
São muitas possibilidades de erro...
O windows 2000 é uma cáca.
Vc pode compilar seu sistema no xHarbour pois as rotinas seriais para ele sao mais ilimitadas.
Ja no DOS, siga as orientações do rochinha, acho que é algo com a IRQ ou endereçamento ou possivel conflito ou enderço muito alto que o ODS nao consegue enxergar.
São muitas possibilidades de erro...
Rochinha
No meu computador tenho instalado o WIN2000 e WIN98, e o programa funciona normalmente no 98 e não funciona no 2000.
As COM's estão ativas no 98 e 2000.
Vagner
Ha aproximadamente 01 adiquiri de você um CD e nele tinha as dicas para compilar meus programas utilizando o XHARBOUR, porem não menciona como LINKAR uma LIB.
Você poderia me dar um exemplo?
A IOLB funciona normalmente no xHARBOUR?
grato
No meu computador tenho instalado o WIN2000 e WIN98, e o programa funciona normalmente no 98 e não funciona no 2000.
As COM's estão ativas no 98 e 2000.
Vagner
Ha aproximadamente 01 adiquiri de você um CD e nele tinha as dicas para compilar meus programas utilizando o XHARBOUR, porem não menciona como LINKAR uma LIB.
Você poderia me dar um exemplo?
A IOLB funciona normalmente no xHARBOUR?
grato
Eu acho que tenho a solução
Fiz hj uma sistema de ler cheque numa leitora serial e utilizei um programinha chamado Readbar que achei aqui no forum, e ta rodando em window 2000, se quizer posso mandar pra vc testar.
Grande abraço
Grande abraço
-
joaoalpande
- Usuário Nível 2

Podia envia para mim tambem
estou com o mesmo problema podia enviara pra mim tambem
wavetronic@net.novis.pt
Obrigado
Joao
Msn Messenger: wavetronic@net.novis.pt
wavetronic@net.novis.pt
Obrigado
Joao
Msn Messenger: wavetronic@net.novis.pt
-
LuizHenrique
- Usuário Nível 1

Mesmo..
jpalma
estou com o mesmo problema.
preciso ler o conteudo da porta serial e armazena-lo.
estou usando a IOLIB tem as funçoes. Escrita está Ok, mas a leitura nao funciona..
Qualquer coisa me da um toke..
obrigado.
estou com o mesmo problema.
preciso ler o conteudo da porta serial e armazena-lo.
estou usando a IOLIB tem as funçoes. Escrita está Ok, mas a leitura nao funciona..
Qualquer coisa me da um toke..
obrigado.
Henrique
Somente tenho problemas com a IOLIB no WIN2000, porem no WIN98 esta tudo OK.
Utilizo a seguinte rotina para leitura da porta serial:
While .T.
inkey(0.05)
Buffer := INCHR(1)
If Buffer == Chr(4); EXIT; ENDIF
IF LASTKEY() == K_ESC; EXIT; ENDIF
IF EMPTY(Buffer); inkey(0.05); LOOP; ENDIF
Total += Buffer
End
Somente tenho problemas com a IOLIB no WIN2000, porem no WIN98 esta tudo OK.
Utilizo a seguinte rotina para leitura da porta serial:
While .T.
inkey(0.05)
Buffer := INCHR(1)
If Buffer == Chr(4); EXIT; ENDIF
IF LASTKEY() == K_ESC; EXIT; ENDIF
IF EMPTY(Buffer); inkey(0.05); LOOP; ENDIF
Total += Buffer
End
-
LuizHenrique
- Usuário Nível 1

Obrigado.
Vou Fazer Testes .
estava +ou- Parecida com a minha rotina.
Neste caso
eu Inicializaria a porta com INIT_PORT(......)
Utilizaria essa rotina para a leitura.
Como posso definir a Variavel Buffer? ... Char ?
estou com um ERRO no K_ESC, poderia usar como chr(27)
Se puder me enviar alguma rotina ou alguma coisa referente a apostilas e materiais de estudo pode enviar para luizhen@gmail.com
Obrigado!!!!!
estava +ou- Parecida com a minha rotina.
Neste caso
eu Inicializaria a porta com INIT_PORT(......)
Utilizaria essa rotina para a leitura.
Como posso definir a Variavel Buffer? ... Char ?
estou com um ERRO no K_ESC, poderia usar como chr(27)
Se puder me enviar alguma rotina ou alguma coisa referente a apostilas e materiais de estudo pode enviar para luizhen@gmail.com
Obrigado!!!!!
Luiz
Também utilizo a função INIT_PORT(......) para inicializar a porta.
A varivel FUFFER armazena a informação lida na porta serial utilizando-se a função INCHR(1).
Para interromper o WHILE você deverá verificar o caracter de FIM de mensagem enviado pela dispositivo que esta conectado a porta serial.
Para tanto, verifique o conteudo da variavel TOTAL.
Você pode substituir o ESC por CHR(27).
Toda informação que utilizei esta na pagina do Vagner Nunes, e a rotina é a que postei.
sds
Também utilizo a função INIT_PORT(......) para inicializar a porta.
A varivel FUFFER armazena a informação lida na porta serial utilizando-se a função INCHR(1).
Para interromper o WHILE você deverá verificar o caracter de FIM de mensagem enviado pela dispositivo que esta conectado a porta serial.
Para tanto, verifique o conteudo da variavel TOTAL.
Você pode substituir o ESC por CHR(27).
Toda informação que utilizei esta na pagina do Vagner Nunes, e a rotina é a que postei.
sds