Migração de SQLRDD para algo do Harbour

Forum sobre SQL.

Moderador: Moderadores

marco.prodata
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por marco.prodata »

Mestres,

Vi que já foi discutido em 2015 sobre esta migração do sqlrdd do xhb.com para o SQLMIX ou SQLLIB com harbour, mas como a thread é antiga, gostaria de saber se algo novo surgiu de lá pra cá, pq tenho alguns sistemas legados com o sqlrdd e tenho uma versão bem antiga do xhb.com que não suporta as versões novas do postgresql, então estou precisando atualizar o servidor para postgresql >= 10, e estou pesquisando pra saber se tenho alternativas free com o harbour ou se vou ter que atualizar minha versão do xhb.com mesmo.
O problema é que como os sistemas são enormes, e utilizam para manipulação dos dados os comandos antigos de dbappend(), replace e talz, não é possível fazer uma migração para comandos SQL para a parte de manipulação dos dados. Os relatórios já são todos em comandos SQL.

No mais, caso não haja alternativa no harbour, alguém aqui usa o xhb.com com postgresql em servidores freebsd?

Desde já agradeço a atenção recebida.
MSDN
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Contato:

Mensagem por MSDN »

Solução existe, usando Harbour, para acessar bancos de dados relacionais, vc pode usar :
1 - Acesso nativo ao PostGRE SQL utilizando uma classe
2 - Acesso nativo ao MySQL utilizando uma classe
3 - Acesso a qualquer banco de dados utilizando ADO + driver ODBC do banco escolhido, nesse link : http://pctoledo.com.br/forum/viewtopic. ... ilizar+ado vc tem uma excelente explanação das possibilidades.
4 - A mais óbvia, pagar por uma versão mais nova, se o valor do investimento valer a pena, não tem o que pensar.

Abraços
marco.prodata
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Grande Marcelo,

Entendi, mas essas opções nativas implicam em trocar os comandos nativos do xbase em comandos SQL né? Não teria dificuldade técnica, o problema é só o volume de trabalho, já que são programas antigos e enormes.
De qualquer forma obrigado pela ajuda, vou considerar atualizar a versão paga. A minha idéia de migrar para o harbour era pra poder utilizar uma versão de compilador mantido pela comunidade, acho que o desenvolvimento é melhor neste tipo de projeto.

Mais uma vez agradeço a atenção recebida.
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Se não me engano, o mais próximo seria o SQLMIX.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
marco.prodata
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Boa Tarde José,

Vi a thread de 2015, até atualizei a versão do harbour que tenho aqui do github, vou tentar fazer uns testes depois, mas acho que vou atualizar mesmo a versão paga por enquanto, depois com mais prazo testo o sqlmix do harbour.

Obrigado pela atenção.
Mario Mesquita
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Mario Mesquita »

Bom dia, pessoal.

Também estou estudando o uso do SQL, visando susbtituir os velhos DBFs de guerra. Estou fazendo até uma rotina usando MySql e pra isso achei uma DLL chamada LibMySql e notei que alguns a usam em posts antigos.

Uma pergunta: ela pode ser usada nos programas normalmente ou é só pra estudo? Achei interessante e para alguém com pouca prática em SQL como eu, ajuda a fazer as coisas. Se puder ser usada para gerenciar a base de dados, seria um bom começo pra mim.

Outra pergunta: estou usando uma ferramenta AMP que faz a conexão, mas li que tem acesso nativo para conectar com a base de dados. Onde encontro literatura pra fazer isso? Acho que não é bom botar isso em cliente, né? Apesar que para internet, seria interessante.

Desde já, agradeço as dicas.

Saudações,
Mario.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

O negocio bom seria o sqlrdd rodar com Harbour

Até lá, migre tudo pra comando sql
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Vlademiro
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Vlademiro »

O SQLMIX continua somente para consultas. Os comandos Replace e Append blank existem mas não gravam efetivamente no banco. Pelo que entendi os desenvolvedores não vão implementar a alteração de dados nem a exclusão. Ou seja, é para ser assim mesmo. A única opção Free é um rdd baseado em ado. Mas não posso te dizer se funciona nem se está ativo o projeto porque eu mecho muito pouco com windows e esse projeto usa a tecnologia ado da Microsoft.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Leonardo Machado
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

O Janio usa Mediator e segundo ele trabalha bem semelhante ao SQLRDD pelo q entendi.
Sun Tzu há mais de três mil anos cita nas epígrafes de seu livro “A Arte da Guerra“:

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”.
“Se não é vantajoso, nunca envie suas tropas; se não lhe rende ganhos, nunca utilize seus homens; se não é uma situação perigosa, nunca lute uma batalha precipitada”
.

Até 2017    Desktop Console [ Legado ] Harbour | MinGW | DBF | CDX | FastReport | MySQL

Novos Projetos:

Desktop Visual           Windev Desktop
   Celular Android/iOS   Windev Mobile
   WEB                            Windev Web

Sejamos gratos a Deus.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Na época que testei o MEDIATOR, tinha que instalar um tipo de sistema server no servidor onde está o banco de dados e, na versão gratuita tinha um limite de conexões.
Já o SQLRDD não tem nada disso, achei mais simples e pratico de usar, mas apenas com xHarbour, não tem versão para Harbour.
Leonardo Machado
Responder