Erro estranho ao atualizar o harbour

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Veja outra situação, alerta de vírus por causa do manifest.

https://pctoledo.org/forum/viewto ... it#p122563
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Mensagem por Jairo Maia »

Copiei o manifest do janio que dava o problema e compilei com um aplicativo. Claro, dá o erro:
- Nome do executável
- Uma referência foi retornada do servidor.
A curiosidade (ou ignorância em entender) é: O que provoca o erro e Porquê? Alguém poderia explicar?
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Simplificando:
É como se existissem duas versões dos controles Windows, antiga com visual simples, e nova com visual melhorado.
Por padrão entra a versão antiga, a não ser que o manifest diga o contrário.
Provavelmente o programa precisa da nova, e sem manifest não é liberado.

Nota:
O visual antigo é do tempo do Visual Basic 6 e Windows 98.
Acho que se liberar visual novo, necessita de coisas adicionais que programas antigos podem não ter, e vice-versa.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

A curiosidade (ou ignorância em entender) é: O que provoca o erro e Porquê? Alguém poderia explicar?
Não sei muito bem para que manifest serve, mas acredito que tem a ver com aparência do sistema. Comecei a usar manifest no WinXP. Se não usasse o sistema ficava com a aparência do windows98.

Talvez o manifest tem outros n propósitos, mas eu não sei.

O detalhe, Jairo, é que esse aquele manifest antigo que eu usava não causa erros em Windows7 ou inferior. Apenas no windows10. E outro detalhe: so reclamou quando mandei recompilar todos os fontes rsrs. Estou ha quase 1 ano num notebook novo de desenvolvimento (com windows10), e não me havia percebido o problema.

PS: Nunca usei Windows Vista ou o 8
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

- Nome do executável
- Uma referência foi retornada do servidor.
O interessante eh que a mensagem não tem nada a ver com o problema ne

Assim mata
fui...
Jairo Maia
Moderador
Moderador

Mensagem por Jairo Maia »

Olá José,
JoséQuintas escreveu:É como se existissem duas versões dos controles Windows, antiga com visual simples, e nova com visual melhorado.
Por padrão entra a versão antiga, a não ser que o manifest diga o contrário.
Clareou, e sim, também está ligado ao visual, mas esse erro acho que está relacionado é com o UAC (User Account Control). Não fiz aqui, mas acho que se desabilitar o UAC (desaconselhável) passaria (acho)... Você já disse algumas coisas sobre isso num tópico que colocou o link aqui...

Olá janio,
janio escreveu:Talvez o manifest tem outros n propósitos, mas eu não sei.
O arquivo manifest, até onde sei agiliza a abertura do aplicativo pelo sistema operacional. As várias configurações de informações que podem ser contidas no manifest, agilizam a abertura da aplicação pelo SO, porque ajuda ele entender basicamente o seguinte: 1-Que aplicativo é esse?, 2-Pra que serve? e 3-Como executo?.

Quando isso não é informado, o SO vai descobrindo a medida que carrega o aplicativo.

Para descontrair:
janio escreveu:O interessante eh que a mensagem não tem nada a ver com o problema ne
Negativo!!! Isso só vale prá simples mortais como nós... Prá esse "maluco" do Quintas foi mamão com açúcar... rs...
:))
Abraços, Jairo
Harbour / Clipper 5.2e - Blinker 7
(Não respondo dúvidas por MP ou E-mail. Por favor, não encaminhe via mensagem privada ou e-mail, dúvidas que podem ser compartilhadas com todos no fórum)
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Jairo Maia escreveu:Prá esse "maluco" do Quintas foi mamão com açúcar... rs...
É porque a diferença no manifest foi essa.
Aqui um tópico de 4 anos atrás, não funcionava a tooltip na GTWVG porque faltava o manifest pra liberar esses controles.
Até postei a diferença com e sem arquivo manifest.

https://pctoledo.org/forum/viewto ... t=manifest
controles.png
No segundo o contorno está mais definido, arredondado, visual ao passar o mouse também alterado, a tooltip funciona (apesar de não mostrar na foto)
O segundo é justamente liberando esses controles modernos.

Como dá pra ver no tópico, depois disso foi o início da opção do HBMK2 gerar o manifest, o Viktor viu que seria necessário, já que GTWVG e GTWVW tem sua parte GUI, e fazem parte do Harbour.
As LIBs GUI esqueceram de copiar isso, porque não usam HBMK2, e desprezaram a alteração.... rs
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Aproveitando.....
Até que meus buttons ficaram mais bonitos que os originais da GTWVG, não acham?
button2.png

Acho que por isso vocês não gostam da GTWVG e eu gosto... uso meus controles kkkkkkkk
José M. C. Quintas

asimoes
Colaborador
Colaborador

Mensagem por asimoes »

Quintas,

Coo gera o manifest pelo hbmk2 ?
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Procurei mas não encontrei, talvez tenha me confundido.

No changelog mostra mudanças do manifest, mas do próprio Harbour.exe
Talvez eu tenha visto no changelog, e considerado que era pra geração de EXEs.
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Aproveitando de novo...

Sempre comentei aqui que gostei da GTWVG nem tanto pelo que ela fazia, mas pelas possibilidades que vi nos fontes...
A mudança que fiz no button é uma prova disso e nem percebi...

O button original era feio pra GUI... sim...
Mas os fontes deram a possibilidade de fazer um com visual melhor, e usando APIs do Windows de forma relativamente fácil.

São muitas possibilidades... até mesmo algo totalmente GUI...
E o Harbour 3.4 ajudou nisso, com certeza.
José M. C. Quintas

janio
Colaborador
Colaborador

Mensagem por janio »

Negativo!!! Isso só vale prá simples mortais como nós... Prá esse "maluco" do Quintas foi mamão com açúcar... rs...
Concordo, Jairo rsrsrsrsrs
É porque a diferença no manifest foi essa.
Aqui um tópico de 4 anos atrás, não funcionava a tooltip na GTWVG porque faltava o manifest pra liberar esses controles.
Até postei a diferença com e sem arquivo manifest.
Discordo, Quintas rsrsrs. Não foi o mesmo caso
No seu caso "algo no visual" não estava funcionando. Até que seria facil suspeitar do manifest nesse caso.

Mas no meu: "UMA REFERÊNCIA FOI RETORNADA DO SERVIDOR". Como essa mensagem poderia nos levar a suspeitar de manifest? rsrsrs
Não faria diferença se essa mensagem estivesse em francês, inglês, árabe, japonês ou mandarim. Eu continuaria sem entender do mesmo jeito kk

Outra: No meu caso o problema IMPEDIU totalmente o funcionamento da aplicação. No seu caso, não!
fui...
JoséQuintas
Administrador
Administrador

janio escreveu:Discordo, Quintas rsrsrs. Não foi o mesmo caso
No seu caso "algo no visual" não estava funcionando.
Ok, o problema não foi visual, mas também tem a ver os mesmos controles.

Convém lembrar o seguinte:
De certa forma, os antivírus começam com as seguranças do Windows antes do próprio Windows.
A Microsoft já anunciou que vai exigir arquivo manifest assinado, e já tem antivírus fazendo isso.
O manifest passou a ser mais do que apenas alterar o visual.
José M. C. Quintas

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Faltou acrescentar:
Às vezes, a liberação adicional não é exatamente pro Harbour, mas pra alguma LIB gráfica ou alguma DLL acessada pelo programa.
Por isso, pode ser que aconteça num lugar e em outro não, porque cada um usa uma combinação de compilador, lib, dll, etc.
José M. C. Quintas

gilbertosilverio
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por gilbertosilverio »

Ola, amigos,

Outra caso interessante é esse, nos testes que faço com a HWGUI 2.21, todos os executáveis são tratados como vírus pelo MCAFFE.

Se incluo na lista de exceção ele roda somente no desktop, se tento roda=lo pelo prompt do DOS, da ACESSO NEGADO e joga o executável para quarentena.

O que pode estar ocasionando isso.
Anexos
Capturar1.JPG
Capturar1.JPG (14.62 KiB) Exibido 2195 vezes
Capturar.JPG
GilbertoSilverio
gilbertosilverio@gmail.com
gilbertosilverio2003@yahoo.com.br
Responder