Eita,
Amigo rrfsistema, não estou discultindo, estou digitando agora com a maior calma, mas acho que se seu diplioma de analista não permitiu você ver o FOXPRO do jeito que ele realmente é e vc está entendendo ele como uma grande ferramenta para programadores "Clipper", pelo fato dele gerar um "EXE" nao quer dizer que ele nao siga a linha do DBASE que foi o caso quando ele surgiu, ele nao surgiu como uma alternativa ao clipper e sim como alternativa para programadores DBASE, infelizmente.
Vamos analisar o DBASE.
1 - FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS.
2 - O USUARIO TEM QUE LEVAR O FONTE PARA O CLIENTE SE NAO TIVER UM COMPILADOR QUE EMPACOTE O MESMO NUM PSEUDO EXECUTAVEL.
3 - O DBASE TEM QUE ESTAR JUNTO DO FONTE OU DO PSEUDO EXECUTAVEL.
4 - VOCE FICA MUITO LIMITADO QUANTO A EXTENSIBILIDADE DA FERRAMENTA
5 - OS COMPILADORES COMUNS (CLIPPER) VAO MUITO ALEM.
Agora o FOX PRO
1 - FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO DE DADOS MAIS EXTENSIVEL.
2 - O USUARIO TEM QUE LEVAR O FONTE PARA O CLIENTE, MAS ELE JA TEM O COMPILADOR QUE GERA O PSEUDO EXECUTAVEL O QUE PERMITE QUE O FONTE "NAO VÁ" PARA O CLIENTE.
3 - COMO O DBASE, MESMO O EXE PRECISA DO FOXPRO NA MAQUINA PARA RODAR POIS E ALTAMENTE DEPENDENTE DO FOXPRO, NAO É UM PROGRAMA INDEPENDENTE.
4 - VOCE FICA MUITO LIMITADO QUANTO A EXTENSIBILIDADE DA FERRAMENTA.
5 - OS COMPILADORES COMUNS VAO MUITO ALEM. (XHARBOUR)
Eu usei muito o FOXPRO, na epoca compilei todo um sistema meu nele, mas tudo era completamente diferente. Não consegui fazer rodar do jeito que queria, pois queria migrar o sistema, ou seja, o FOXPRO é uma boa ferramenta "SIM, É" mas não é o melhor caminho para a migração de sistemas, que é o tópico aqui, imagina só, para eu fazer um simples relogio na tela teria que ter uns 5 a 8 discos de instalacao, isto é inviável.
E rodando em Linux no WINE o sistema fica uma carroça.
Infelizmente, se vc olhar para o FOXPRO como um super linguagem substituta e uma otima linguagem para fazer pequenas ferramentas, e uma linguagem extremamente movel e uma ferramenta onde um programador clipper vai pegar e com grande facilidade colocar seus programas rodando em Windows.
Vou te falar, seu diploma nao adiantou de nada mesmo.
-----------------------------
O xHarbour por ter a interface direta com C++ permite o uso de qualquer base de dados, mas vão algumas que me lembro agora.
Oracle
PostGres
MySQL
Microsoft SQL
Tem RDD para Mediator e tambem acesso ODBC que permite acesso transparente a qualquer base de dados.
Isso ai sem mexer nos fontes, aproveitamente todos os comandos SKIP, DELETE, REPLACE, ETC....
Como temos total suporte a TCP/IP podemos nos conectar a qualquer tipo de base de dados.
TEMOS Q REALMENTE MUDAR ??!!! MAS COMO ???!! AJUDA MUTUA ...
Moderador: Moderadores
- rrfsistemas
- Usuário Nível 3

Vagner sem recentimentos...
Como já disse não vou ficar perdendo tempo mais.
As pessoas enchergam aquilo que quer...
Abraços.
Como já disse não vou ficar perdendo tempo mais.
As pessoas enchergam aquilo que quer...
Abraços.
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Ola,
Eu particularmente acredito que não tem realmentem muito o que se discutir, para migrar o negócio é mesmo o xHarbour, eu migrei um único sistema de 3 maneiras diferentes, com a miniGUI (para windows), com a WVW para windows também mas fica feio demais e no xharbour puro q fica 100% igual o original.
Pra desenvolver do ZERO tenho uma queda pelo Delphi por que ja trabalhei com ele dois anos e é atualmente a linguagem de programação mais poderosa do mundo, material farto, uma infiniidade de componentes etc...
Mas o xharbour também está entrando na jogada para se tornar não só uma ferramenta para antigos clippeiros migrar seus sistemas, ele vai além disso, e hoje um programa modo console DEVE ser compilado com ele, por que sem dúvida é o que ha de mais moderno, independente de ser ou não xBase. Melhor que o xHarbour só mesmo o C++, mas como xHarbour transforma seu códogo para compilação com o C++, então não há grande diferença...
xHarbour não é o "futuro" do clipper, é o presente, o clipper sim já é passado, e tenho dito...
Eu particularmente acredito que não tem realmentem muito o que se discutir, para migrar o negócio é mesmo o xHarbour, eu migrei um único sistema de 3 maneiras diferentes, com a miniGUI (para windows), com a WVW para windows também mas fica feio demais e no xharbour puro q fica 100% igual o original.
Pra desenvolver do ZERO tenho uma queda pelo Delphi por que ja trabalhei com ele dois anos e é atualmente a linguagem de programação mais poderosa do mundo, material farto, uma infiniidade de componentes etc...
Mas o xharbour também está entrando na jogada para se tornar não só uma ferramenta para antigos clippeiros migrar seus sistemas, ele vai além disso, e hoje um programa modo console DEVE ser compilado com ele, por que sem dúvida é o que ha de mais moderno, independente de ser ou não xBase. Melhor que o xHarbour só mesmo o C++, mas como xHarbour transforma seu códogo para compilação com o C++, então não há grande diferença...
xHarbour não é o "futuro" do clipper, é o presente, o clipper sim já é passado, e tenho dito...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
E para os intressados em iniciar com a miniGUI, estou escrevendo um tutorial bem simples (apenas sobre a IDE), mas que pode ser de alguma ajuda, em:
http://geocities.yahoo.com.br/luksysoft ... inigui.htm
Ainda não terminei e o objetivo final é migrar um cadastro de clientes bem simples utilizando o máximo de recursos possíveis...
Falo galera!
http://geocities.yahoo.com.br/luksysoft ... inigui.htm
Ainda não terminei e o objetivo final é migrar um cadastro de clientes bem simples utilizando o máximo de recursos possíveis...
Falo galera!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs