TEMOS Q REALMENTE MUDAR ??!!! MAS COMO ???!! AJUDA MUTUA ...

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Eita,

Amigo rrfsistema, não estou discultindo, estou digitando agora com a maior calma, mas acho que se seu diplioma de analista não permitiu você ver o FOXPRO do jeito que ele realmente é e vc está entendendo ele como uma grande ferramenta para programadores "Clipper", pelo fato dele gerar um "EXE" nao quer dizer que ele nao siga a linha do DBASE que foi o caso quando ele surgiu, ele nao surgiu como uma alternativa ao clipper e sim como alternativa para programadores DBASE, infelizmente.

Vamos analisar o DBASE.

1 - FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO DE DADOS.
2 - O USUARIO TEM QUE LEVAR O FONTE PARA O CLIENTE SE NAO TIVER UM COMPILADOR QUE EMPACOTE O MESMO NUM PSEUDO EXECUTAVEL.
3 - O DBASE TEM QUE ESTAR JUNTO DO FONTE OU DO PSEUDO EXECUTAVEL.
4 - VOCE FICA MUITO LIMITADO QUANTO A EXTENSIBILIDADE DA FERRAMENTA
5 - OS COMPILADORES COMUNS (CLIPPER) VAO MUITO ALEM.

Agora o FOX PRO

1 - FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO DE DADOS MAIS EXTENSIVEL.
2 - O USUARIO TEM QUE LEVAR O FONTE PARA O CLIENTE, MAS ELE JA TEM O COMPILADOR QUE GERA O PSEUDO EXECUTAVEL O QUE PERMITE QUE O FONTE "NAO VÁ" PARA O CLIENTE.
3 - COMO O DBASE, MESMO O EXE PRECISA DO FOXPRO NA MAQUINA PARA RODAR POIS E ALTAMENTE DEPENDENTE DO FOXPRO, NAO É UM PROGRAMA INDEPENDENTE.
4 - VOCE FICA MUITO LIMITADO QUANTO A EXTENSIBILIDADE DA FERRAMENTA.
5 - OS COMPILADORES COMUNS VAO MUITO ALEM. (XHARBOUR)

Eu usei muito o FOXPRO, na epoca compilei todo um sistema meu nele, mas tudo era completamente diferente. Não consegui fazer rodar do jeito que queria, pois queria migrar o sistema, ou seja, o FOXPRO é uma boa ferramenta "SIM, É" mas não é o melhor caminho para a migração de sistemas, que é o tópico aqui, imagina só, para eu fazer um simples relogio na tela teria que ter uns 5 a 8 discos de instalacao, isto é inviável.

E rodando em Linux no WINE o sistema fica uma carroça.

Infelizmente, se vc olhar para o FOXPRO como um super linguagem substituta e uma otima linguagem para fazer pequenas ferramentas, e uma linguagem extremamente movel e uma ferramenta onde um programador clipper vai pegar e com grande facilidade colocar seus programas rodando em Windows.

Vou te falar, seu diploma nao adiantou de nada mesmo.

-----------------------------

O xHarbour por ter a interface direta com C++ permite o uso de qualquer base de dados, mas vão algumas que me lembro agora.

Oracle
PostGres
MySQL
Microsoft SQL
Tem RDD para Mediator e tambem acesso ODBC que permite acesso transparente a qualquer base de dados.

Isso ai sem mexer nos fontes, aproveitamente todos os comandos SKIP, DELETE, REPLACE, ETC....

Como temos total suporte a TCP/IP podemos nos conectar a qualquer tipo de base de dados.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
rrfsistemas
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por rrfsistemas »

Vagner sem recentimentos...

Como já disse não vou ficar perdendo tempo mais.
As pessoas enchergam aquilo que quer...

Abraços.
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Ola,

Eu particularmente acredito que não tem realmentem muito o que se discutir, para migrar o negócio é mesmo o xHarbour, eu migrei um único sistema de 3 maneiras diferentes, com a miniGUI (para windows), com a WVW para windows também mas fica feio demais e no xharbour puro q fica 100% igual o original.

Pra desenvolver do ZERO tenho uma queda pelo Delphi por que ja trabalhei com ele dois anos e é atualmente a linguagem de programação mais poderosa do mundo, material farto, uma infiniidade de componentes etc...

Mas o xharbour também está entrando na jogada para se tornar não só uma ferramenta para antigos clippeiros migrar seus sistemas, ele vai além disso, e hoje um programa modo console DEVE ser compilado com ele, por que sem dúvida é o que ha de mais moderno, independente de ser ou não xBase. Melhor que o xHarbour só mesmo o C++, mas como xHarbour transforma seu códogo para compilação com o C++, então não há grande diferença...

xHarbour não é o "futuro" do clipper, é o presente, o clipper sim já é passado, e tenho dito...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

E para os intressados em iniciar com a miniGUI, estou escrevendo um tutorial bem simples (apenas sobre a IDE), mas que pode ser de alguma ajuda, em:

http://geocities.yahoo.com.br/luksysoft ... inigui.htm

Ainda não terminei e o objetivo final é migrar um cadastro de clientes bem simples utilizando o máximo de recursos possíveis...

Falo galera!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Responder