HMG ou HMG-E - qual delas optar ?

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

Mensagem por microvolution »

gente, é tão fácil, q o fácil se torna difícil...
descobri o problema.
Onde eu postei o seguinte código fonte do .HBC:
microvolution escreveu:1 incpaths=hbnf.lib xHB.HBC
2 libpaths=
3 libs=ziparchive
4 {win}libs=cw32
Tá na cara, mas, tão na cara que não percebi.
a linha um eu estava lendo como LIBPATHS e na verdade está na cara que é INCPATHS.

Então, mudei o código fonte do .HBC para:

Código: Selecionar todos

incpaths=
libpaths=
libs=hbnf.lib xHB.HBC
{win}libs=cw32
E tudo compilou certinho como era na HMG.
Agora gostaria de entender essa novidade no conteúdo do .HBC, pois o copiei do exemplo da pasta SAMPLES\DIRTREE que é a linha:

Código: Selecionar todos

{win}libs=cw32
O que vem a ser esta linha acima?
No mais, agora é descobrir o funcionamento e substituição do ONSAVE que existe na HMG 3.4.4 para um relativo aqui na HMEE (HMGE 19.01).
Grato,
MICROVOLUTION - 16 anos Evoluindo Com Você!

Você já leu a Bíblia hoje?
João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

Compila com Harbour, que deve mostrar a mensagem no final como dica.
É possível que seja hbct.hbc ou coisa parecida.
Também serve dentro da pasta do Harbour dir *.hbc /s/b pra ver os nomes disponíveis

HBC já inclui pastas de include, lib, e o que mais precisar.
Só indicar LIB é pouco, porque não está dizendo aonde buscar as coisas, incluindo aonde buscar a própria LIB.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

bom dia!
Nobres professores, compilar via BUID.bat tá ok.
Agora, compilar via IDE/HMGE 19.01 ainda não reconhece as LIBs. Existe alguma configuração extra no menu PREFERENCES?
Grato,

João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Único Filho para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a Vida Eterna!
microvolution
Usuário Nível 5
Usuário Nível 5
Contato:

JoséQuintas escreveu:Compila com Harbour, que deve mostrar a mensagem no final como dica.
como fazer isso se tem parte gráfica da HMGE?
JoséQuintas escreveu:É possível que seja hbct.hbc ou coisa parecida.
o nobre postou às 23:22h e eu postei q descobri a "oreiada" às 23:11h... talvez não estejamos falando mais da mesma coisa :%
Grato,

JoséQuintas
Administrador
Administrador

Mensagem por JoséQuintas »

pois é... a resposta foi atrasada, já não interessava mais.
José M. C. Quintas
Harbour 3.2, mingw, gtwvg mt, fivewin 25.04, multithread, dbfcdx, MySQL, ADOClass, PDFClass, SefazClass, (hwgui mt), (hmg3), (hmg extended), (oohg), PNotepad, ASP, stored procedure, stored function, Linux (Flagship/harbour 3.2)
"The world is full of kings and queens, who blind our eyes and steal our dreams Its Heaven and Hell"

https://github.com/JoseQuintas/
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Nascimento »

NiltonGM escreveu:
Rapaíz! Tentei usar a HMG-E, só funciona se começar um projeto do zero, mais fácil converter um Summer '87 para Harbour do que Harbour com HMG para HMG-E, estou com projeto completo e rodando em HMG 3.4.4...
discordo amigão, tem um amigo meu que usa a HMG ele me mandou um pequeno projeto dele completo e em 1 hora eu ja estava usando o mesmo em HMG-E

bom eu não uso ide crio o .bat e o hbp , bem parecido como fazia-mos no clipper, agora se vc usa IDE ai ja não sei dizer como é mais acredito que é um pouco de falta de conhecimento na HMG-E

usei , todo o codigo dele, retirando só algumas linhas desnecessárias, usei todos os form´s em fim sem muita dor rsrs
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
NiltonGM
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por NiltonGM »

Pois éh amigão! Quando vim para o Harbour, já vim com a ideia de usar IDE e MySQL, nada de DBF. Aí conheci a HMG, foi meu primeiro contato, apanhei e hoje me viro bem com esta IDE. Quanto a HMG-E eu realmente não conheço nada... vou ter que dedicar um tempo pra ver se consigo entende-la, aí talvez seja fácil migrar.
Nilton Medeiros
nilton@sistrom.com.br
syslink
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por syslink »

um detale a hmg tem a pasta contribs q vem com a gtwvg e outras libs ja a hmge nao possui a pasta contribs entao quem tem programa com varias libs juntas nao funciona orque nao existe
MSDN
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Contato:

Mensagem por MSDN »

Se for para falar, que fale certo.
HMG ( Harbour MiniGUI ) que está na versão 3.4.4 e é mantida pelo Roberto Lopez e colaboradores, é somente uma biblioteca de comandos e funções que acessam a API do Windows para ter sistemas com interface gráfica, a mesma coisa serve para a MiniGUI Extended, tudo igual.
Quem tem pasta CONTRIB é o Harbour e xHarbour, portanto, é necessário falar corretamente sobre esse tipo de assunto, não devemos levar ignorância a quem visita o Fórum, e sim conhecimento.
NiltonGM
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por NiltonGM »

Nosso amigo acima que esbanja conhecimento poderia dar informações úteis sobre HMG x HMG-E aqui. Como não conheço HMG-E ainda, vou transmitir um pouco da minha ignorância que obtive no meu primeiro contato com HMG-E:
É só uma crítica construtiva, favor não se ofenderem.

O que constatei de cara:

HMG 3.4.4
PRÓS: É só instalar e sair usando, muito intuitiva, os exemplos são compilados e executados. O instalador providencia a instalação do Harbour e da IDE, não precisando que o usuário instale mais alguma coisa como c,c++, borlad etc. Se vc quiser, na configuração vc poderá definir um Editor de Texto.
CONTRAS: Foi abandonada, parou no tempo, tem alguns pequenos bugs.

HMG-E 18.09:
PRÓS: Mais recursos em componentes, etc, talvez menos bugs, não sei.
CONTRAS: O instalador não instala tudo, de cara nada funciona, após instalar, você tenta compilar e rodar qualquer exemplo, nada executa. Depois vc ve que ficou faltando instalar C/C++ etc...
A IDE não é muito intuitiva, só para compilar tem 2 botões e mais umas três opção no menu Project
Vc não consegue ver qual versão da IDE vc está usando, o About não mostra, ao instalar vc instalou a 18.09, mas o q vc vê no título é 1.4.3.6
A interface é toda em Inglês, não tem em Português.
O Object Inspector não cabe na tela do notebook 15", aí vc move ele para a tela do monitor externo (maior).
Nilton Medeiros
nilton@sistrom.com.br
Nascimento
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Nascimento »

Se vc quiser, na configuração vc poderá definir um Editor de Texto.
na ide da HMG-E tambem tem
Vamos lá vou tentar te ajudar sim ele não instala o compilador apos isso se vc instalar o compilador compila de boa
como eu lhe disse não uso ide então neste caso não tenho muito como te ajudar
poucas vezes abro a ide pra criar os form´s e usar no prg
e eu compilo qualquer exemplo, nela como te falei uso igual ao antigo clipper, e acho que tambem é o metodo adotado pelo amigo MSDN
A arte de programar é simplesmente fazer seus pensamentos serem interpretados por uma maquina :) clipper 5.3 /harbour/minigui
MSDN
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Contato:

Mensagem por MSDN »

Nilton,

Eu conheço bastante, mas nada fora do normal, eu só sou esforçado.
O ponto que vc quer saber, não é sobre Harbour ou MiniGUI, é sobre IDE, o que no meu ponto de vista, que já explanei em outras postagens, não tem muita utilidade, visto que na HMG 3.4.4 só serve para abrir PRG, ajudar a compilar e criar telas simples, não cumpre o propósito do que realmente é uma IDE, como por exemplo Visual Studio ou RAD Studio.
Quando vc instala a MiniGUI Extended ( HMGE ), o problema de " não funcionar " não é dela, é de quem vai usar, é uma ferramenta excelente, oferece muito ao programador, e não é cobrado nada, e o máximo que é exigido do programador, é que leia o que está no site para saber usar, portanto, não acho justo fazer certos tipos de comparações, não procede.

Abraços
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

HMG-E 18.09:
PRÓS: Mais recursos em componentes, etc, talvez menos bugs, não sei.
CONTRAS: O instalador não instala tudo, de cara nada funciona, após instalar, você tenta compilar e rodar qualquer exemplo, nada executa. Depois vc ve que ficou faltando instalar C/C++ etc...
A IDE não é muito intuitiva, só para compilar tem 2 botões e mais umas três opção no menu Project
Vc não consegue ver qual versão da IDE vc está usando, o About não mostra, ao instalar vc instalou a 18.09, mas o q vc vê no título é 1.4.3.6
A interface é toda em Inglês, não tem em Português.
O Object Inspector não cabe na tela do notebook 15", aí vc move ele para a tela do monitor externo (maior).
Pessoal opinião e gosto, são opinião e gosto.
Eu particularmente me adaptei muito bem a IDE da Hmge. Mas tem que lembrar é Free. Não vai encontrar nada Free completo como as ferramentas pagas. Sou um grande admirador do Grigory que está a frente da HMGE hoje. Eh de fácil acesso e resolve as coisas rápido.
O negócio é adaptar. Lembre que é harbour... não baixou junto com a minigui, baixe o harbour e pegue da instalação do harbour.
Agora como tudo no harbour, que tem que correr atrás tem. As vezes até reinventar a roda mesmo. Dá para fazer praticamente de tudo mas nem tudo está documentado e com exemplos. Quanto a IDE não vi dificuldade de usar. Inicialmente tentei com HMG e não consegui, parti para HMGE. Tem muita coisa que tem que ser feita na unha, ah isso tem. E tem tb os fontes da IDE disponibilizados junto com a instalação.. daí pode ser personalizada a vontade. Para mim, para quem está começando no mundo gráfico a melhor opção é pela IDE. Fica mais fácil de entender, mais organizado o código e mais prático. Desenhou o formulário clicou no botão compila e pronto. Quase nenhum trabalho.
Essa é a minha opinião. Não quer dizer que seja a melhor opção.
Abçs..
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
NiltonGM
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por NiltonGM »

Concordo com vc Rubens, eu me adaptei muito bem a HMG 3.4.4, mas confesso que fico namorando os recursos que as outras IDE gratuitas tem, mas não rola... kk
Estou testando o Xailer (uma versão paga), é a melhorzinha de todas, já voltada a objetos com estilão do Delphi, mas com pouquíssimo tempo para testar, se no final valer a pena o custo dela, vou comprar. Até o momento onde estou testando o Xailer, as IDE's gratuitas não deixam muito a desejar a versão paga.
O difícil do Xailer para quem está sem tempo, é que não dá pra pegar seu sistema todo desenvolvido na IDE 3.4.4 e passar para a IDE do Xailer para sair testando, vc tem que começar um projeto do zero, aí vc se depara com milhares de problemas na migração por falta de conhecimento.
A Xailer deveria disponibilizar um projeto básico mas completo, com vários forms, recursos, etc e com INSERT, UDPATE, DELETE, SELECT, e totalmente compilável e rodar no ambiente de teste da Xailer para estudarmos a maneira de como foi programado. Mas aí é outro assunto...
Nilton Medeiros
nilton@sistrom.com.br
rubens
Colaborador
Colaborador

Mensagem por rubens »

Boa tarde..
Nilton quem entende bem de Xailer que eu sei é o Fladimir.. Só que o Fladimir hoje já não está mais no Xailer.. foi para o Windev e parece bem satisfeito.
Parece que a coisa vai se afunilando né.. ?!?!
Conforme a gente vai precisando de recursos aquela ferramenta que a gente tem hoje já não está servindo mais.
Eu sempre discuto isso com alguns amigos aqui do Fórum a questão do ganho de tempo e produtividade. Hoje é impossível sem uma IDE. Fazer tudo na unha não dá mais.
Claro que somos saudosos e demos sobrevida aos nossos sistemas e modo de programar quando saímos do clipper e migramos para o harbour. Mas conforme já foi discutido várias vezes é um barco com vários capitães e comandantes. De vez em quando um capitão dá um sinal de vida e todo mundo suspira...
Então o que é melhor ??? é o que você consegue trabalhar e ter mais ou menos um domínio. Quem tem mais de 40 anos, e eu me incluo nessa geração, acostumou a programar com uma linguagem, ficou preso em um paradigma. Para mim é simples, ou evolui e acompanha as tendências do mercado ou dentro de 5, 10 anos vai estar fora de vez. Mas isso é um assunto que não tem vencedor.. não existe uma verdade universal.
Infelizmente essa é a realidade...

Abçs..
Rubens
"Eu e minha casa servimos ao Senhor e você ???"
Responder